Judiciário

IML de Brasília diz que Maluf tem doença grave, mas pode permanecer na Papuda

O Instituto Médico Legal (IML), vinculado à Polícia Civil do Distrito Federal, defendeu a possibilidade do deputado Paulo Maluf (PP-SP) permanecer preso no presídio da Papuda, em Brasília.

Em resposta a diversos questionamentos da defesa sobre a condição de saúde do parlamentar, o órgão concluiu que embora esteja acometido de “doenças graves”, não há impedimento para que ele cumpra a pena de prisão no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda, “desde que assistido pela equipe médica”.

As informações prestadas pelo IML foram apresentadas nesta segunda (8) ao juiz Bruno Aielo Macacari, a quem caberá decidir sobre um pedido da defesa para que o deputado cumpra a pena em casa. Ele foi condenado no ano passado a 7 anos e 9 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por lavagem de dinheiro.

Os advogados de Maluf pedem a “prisão domiciliar humanitária” em razão de diversos problemas de saúde: um câncer de próstata, hérnia de disco, problemas cardíacos e movimentos limitados. Alegam que a Papuda não tem condições de prestar socorro rápido ao deputado em caso de urgências e que a situação dele é “gravíssima”.

Para decidir sobre o pedido, a Vara de Execuções Penais de Brasília ainda deverá colher mais esclarecimentos da própria Papuda e avaliar a posição do Ministério Público.

Ainda no ano passado, Macacari negou um primeiro pedido da defesa, mais urgente, de prisão domiciliar. Ele levou em conta informações preliminares prestadas pelo CDP sobre a estrutura oferecida no presídio.

A Papuda diz contar com “equipe de saúde multidisciplinar” composta por 2 clínicos, 1 infectologista, 1 psiquiatra, 2 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem, 1 fisioterapeuta, 3 dentistas, 2 psicólogos, 1 técnico de laboratório, 1 técnico de farmácia, 1 enfermeiro de vacina, 1 técnico de enfermagem/vacina e 2 assistentes sociais, além de ambulância, leitos na rede pública de saúde, ou mesmo possibilidade de consultas ou exame na rede privada.

Em nota divulgada nesta terça, o advogado de Maluf, Antonio Carlos de Almeida Castro, reforçou a necessidade da prisão domiciliar, apontando que a Papuda não dispõe de médicos das 16h às 9h. Lembrou que no início deste ano, duas pessoas morreram por problemas cardíacos no presídio por falta de socorro rápido.
“Este debate, que se faz da evidente fragilidade do nosso sistema carcerário, só tomou esta dimensão por ser o deputado uma pessoa de muita visibilidade. Se não fosse este debate as 2 últimas mortes por ataque cardíaco na Papuda provavelmente nem seriam noticiadas”, afirmou.

 

G1

Opinião dos leitores

  1. Acho engraçado, que esses políticos pra roubar, estão bonzinhos. Quando são pegos, no instante adoecem!!!!

  2. quem tem doença grave de coluna, pernas e braços, consegue se curvar para calçar sapatos caros ? A encenação poderia ser menos enganosa se ele calcasse simples havaianas…..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula cobra agilidade de ministros para liberação de auxílio a moradores do RS

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou agilidade de ministros para a liberação do auxílio a moradores do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas enchentes.

Muitas pessoas perderam itens pessoais, roupas, eletrodomésticos, móveis, carros e até mesmo as casas em que moravam.

A cobrança foi feita ao longo de um almoço no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, em Brasília, neste sábado (18).

O pagamento do benefício no valor de R$ 5,1 mil foi anunciado nesta semana e é voltado às famílias que sofreram perdas nas enchentes. A medida provisória que autoriza os pagamentos já foi publicada, mas a portaria com os detalhes da liberação dos valores ainda está sendo construída.

Os ministros relataram ao presidente os principais desafios para garantir que os pagamentos sejam feitos para quem realmente precisa. Eles também informaram Lula sobre a criação de um site, a ser usado por prefeitos, para que as informações sobre os desalojados sejam depositadas e atualizadas.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pimenta diz que apoio do PT foi fundamental para Eduardo Leite ser eleito no RS

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Nomeado ministro do governo Lula para o Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta afirma que é uma visão muito “mesquinha” e “extremamente maldosa” acreditar que o presidente criou a estrutura para controlar a narrativa da reconstrução do estado.

Político gaúcho cotado como pré-candidato ao Palácio Piratini, o ex-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social) rebate as críticas de politização da calamidade com a sua indicação.

Acrescenta que não há ruídos com o adversário político Eduardo Leite e cita que há até alguns pontos em comum, em particular nas eleições de 2022. “Eu era presidente do PT, e o nosso apoio foi fundamental para que ele fosse eleito”, afirmou à Folha.

Pimenta evita falar sobre os comentários de que a sua ida para o Rio Grande do Sul tem como efeito tirá-lo da comunicação e assim resolver um foco de críticas dentro do governo.

“É uma pergunta que deve ser feita ao presidente”, afirma.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

Foto: Globo/Reprodução

O ator Tony Ramos, 75 anos, recebeu alta, neste sábado (18.mai.2024), do CTI (Centro de Terapia Intensiva), segundo boletim divulgado pelo Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Ele se recupera agora na Unidade Semi-intensiva.

O boletim diz que o ator está lúcido e apresenta melhora progressiva do quadro.

“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a cirurgia de drenagem de hematoma subdural (sangramento intracraniano) pela equipe do Dr. Paulo Niemeyer, no dia 16 de maio. O paciente recebeu alta do CTI na data de hoje (18.mai), encontra-se na Unidade Semi-intensiva, está lúcido e apresenta melhora progressiva do quadro”, disse a unidade hospitalar.

Com informações da Agência Brasil e Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Terry Crews, de ‘Todo Mundo Odeia o Cris’ e ‘As Branquelas’, anuncia luta contra Anderson Silva no Brasil

Os fãs de “Todo Mundo Odeia o Cris” poderão ver Terry Crews em terras brasileiras. Mas não é só isso. O ator Terry Crews de “Todo Mundo Odeia o Cris” e ‘As Branquelas’ anunciou em sua rede social neste sábado (18), em publicação conjunta com o lutador Anderson Silva, o “Spider”, que os dois têm um encontro marcado aqui para uma luta, no dia 15 de junho.

Em um vídeo, o ator diz: “Certo, Anderson Silva, eu estive treinando, estou pronto. 15 de junho, eu vejo você na Fight Night no Brasil. Dia 15 de junho, vamos lá. Anderson Silva, eu e vocês. Vamos fazer acontecer. Terry Crews aqui”.

A luta de boxe será a despedida de Anderson Silva dos ringues. Até então, não tinha sido anunciado o adversário. Os dois se encontram no Spaten Fight Night, em São Paulo.

Com informações de GShow

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO E FOTOS: Motorista de Lamborghini persegue ladrão e bate carro em poste e moto após ter Rolex roubado na Av. Faria Lima em SP

Motorista de Lamborghini persegue ladrão na avenida Faria Lima, em SP — Foto: TV Globo

Motorista de Lamborghini persegue ladrão na avenida Faria Lima após assalto — Foto: TV GloboImagens: TV Globo

Um motorista de Lamborghini perseguiu um motociclista que roubou seu relógio Rolex na Avenida Faria Lima, na tarde deste sábado (18), em São Paulo. Durante a perseguição, o carro de luxo acaba atingindo a moto e um poste de semáforo. O suspeito conseguiu fugir.

Uma câmera de segurança registrou o momento do assalto e da perseguição. Nas imagens, é possível ver quando o motorista, que estava parado devido ao semáforo na altura do número 3730, é abordado por um homem em uma moto. O motociclista se aproxima do vidro do condutor (assista acima).

Em seguida, o motorista segue em alta velocidade em direção a moto e acaba atingindo o veículo, que é derrubado. O carro, na sequência, bate contra o poste do semáforo.

Ainda nas imagens é possível ver que o suspeito se levanta e foge correndo, abandonando a moto. Segundo a Secretaria da Segurança, o suspeito também deixou a arma no local.

De acordo com a polícia, uma equipe foi acionada e a arma de fogo usada pelo criminoso foi encontrada no local. A vítima não se feriu. O caso será registrado no 14º DP de Pinheiros.

O que diz a Secretaria da Segurança

“O motorista de uma Lamborghini trafegava pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, por volta das 12h45 deste sábado (18), quando foi abordado por um suspeito armado, em uma motocicleta. O indivíduo anunciou o roubo e subtraiu o relógio da vítima, que acelerou o carro contra o autor na tentativa de impedir o crime. O criminoso fugiu. A moto usada pelo suspeito, assim como a arma, foram deixadas por ele no local. A ocorrência está sendo registrada no 14º DP e mais detalhes serão fornecidos quando o boletim de ocorrência for finalizado.”

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Morre o policial militar e atleta Vinícius Aragão

Foto: reprodução/redes sociais

Morreu neste sábado (18), o subtenente da Polícia Militar Vinícius Souza Ribeiro Aragão, aos 49 anos.

Vinícius também era atleta, praticante de várias modalidades, entre elas, artes marciais, bodyboard e motociclismo.

Ele teve uma inflamação no pulmão, foi colocado em coma induzido, mas, infelizmente, não resistiu.

A PMRN emitiu nota de pesar:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito de Mossoró reage a onda de ataques: “ver um menino da zona rural na prefeitura incomoda muita gente”

Alvo do PT e dos grupos políticos tradicionais de Mossoró, o prefeito Allyson Bezerra publicou vídeo em suas redes sociais reagindo aos ataques e perseguições que se intensificaram nas últimas semanas após divulgação de pesquisas eleitorais apontando o gestor com quase 70% das intenções de voto.

Na mensagem, Allyson afirma que já sabia que a estrutura de poder que dominou Mossoró por décadas tentaria, a todo custo, desestabilizá-lo, com o objetivo claro de voltar ao Palácio da Resistência.

“Quando venci as eleições contra uma estrutura de poder que dominava a cidade há décadas, eu já sabia que não seria fácil, que iriam tentar de tudo para me desestabilizar, e atrapalhar a gestão. Que iriam fazer de tudo para voltar ao poder. Ver um menino da zona rural, filho de pobre, na Prefeitura, incomoda muita gente, e ver esse mesmo menino, com a gestão mais aprovada da história, e ainda liderando todas as pesquisas, incomoda muito mais”, afirmou o prefeito.

O vídeo, que já soma mais de 100 mil visualizações em pouco mais de uma hora e quase 2 mil mensagens de apoio ao prefeito, o que reforça o forte apoio da população ao seu nome e trabalho. “Sua gestão trouxe para nossa cidade desenvolvimento, mudanças e inovação, e seu trabalho precisa continuar. Que Deus te abençoe e proteja diante de tantas pessoas que querem lhe barrar, mas o menino tem fibra e coragem de trabalhar”, comentou a seguidora Clislene Cristina.

“Estamos com o senhor, prefeito. O justo incomoda o ímpio, Mossoró reconhece todo seu trabalho e a mudança que o senhor estar realizando. Deus é contigo e com o povo de Mossoró”, disse o seguidor Robson Gledson.

Assista ao vídeo na íntegra:

Opinião dos leitores

  1. É a mais pura verdade toda essa perseguição e infâmia conta Allisson Bezerra só servirá para torná-lo mais forte e aguerrido, não existe ataques que sobreviva diante da verdade, o povo vê o povo sabe é justamente esse povo que dará ao prefeito Alisson Bezerra toda essa resposta o colocando mais uma vez na prefeitura de Mossoró para continuar essa gestão plena , responsável e resolutiva em for do povo, fé na vida , fé em Deus e vai em frente, o povo não é besta , parabéns prefeito 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF tira do ar página de transparência sobre passagens e diárias após questionamentos da Folha


FOTO: FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

O STF (Supremo Tribunal Federal) tirou do ar nesta quinta-feira (16) todo o portal de transparência com informações à sociedade sobre gastos com passagens, diárias, funcionários, contratos e prestação de contas. Nesta sexta-feira (17) ainda não havia previsão de quando voltará ao ar.

A medida ocorreu após o jornal Folha de S. Paulo fazer questionamentos à comunicação do órgão sobre justificativas de pagamentos de diárias de funcionários para viagens internacionais.

O tribunal afirmou que a medida ocorreu porque a corte “está em processo de atualização da ferramenta de gerenciamento dos sistemas de dados utilizados, que não eram atualizados desde 2015”.

Por este motivo, disse o STF, não foi possível ao tribunal confirmar o valor de R$ 564 mil gastos em diárias para o exterior neste ano, segundo dados visualizados pela reportagem antes de o site ter sido retirado do ar.

“Embora tenham sido realizados vários testes, alguns painéis apresentaram informações inconsistentes ou duplicadas. Por essa razão, algumas estatísticas poderão ficar indisponíveis até a correção”, afirmou.

A Folha havia solicitado informações sobre os gastos em diárias e as funções que os funcionários desempenharam nessas missões internacionais. Também foi questionada a origem desses recursos.

Indagou ainda o motivo de o funcionário Marcelo Ribeiro Pires, que atua na segurança do ministro Dias Toffoli, ter gasto R$ 99,6 mil de recursos públicos em diárias para o exterior em viagens para Londres, no Reino Unido, e Madri, na Espanha, conforme revelado nesta sexta pela Folha.

De acordo com o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) do governo, a quantia corresponde ao pagamento de 25 diárias internacionais, de 23 de abril até esta sexta-feira (17).

Segundo a assessoria de imprensa do STF, o pagamento das diárias de servidores segue o previsto na instrução normativa 291, editada em fevereiro deste ano.

De acordo com a norma, terão direito ao benefício os funcionários que, “no interesse do STF e em caráter eventual ou transitório”, desloquem-se para fora do Distrito Federal ou para o exterior.

A quantia deve ser destinada a despesas com hospedagem, alimentação e locomoção urbana. Ela não inclui os gastos com passagens, que entram em outra rubrica pelo tribunal.

A resolução ainda estipula que o pagamento de diárias para missão no exterior depende de autorização prévia do afastamento do funcionário. A autorização é feita por ato do diretor-geral do tribunal, “observada a disponibilidade orçamentária e a lei de diretrizes orçamentárias vigente”.

O servidor deve apresentar o motivo do convite ao exterior, “demonstrando a capacidade técnica, jurídica, científica ou cultural que evidencie a importância dos serviços a serem prestados ao STF”, além do cronograma das atividades a serem desenvolvidas, se for o caso.

Os valores para diárias internacionais são de US$ 959,40 para ministros e US$ 671,58 para demais beneficiários. Os recursos são pagos antecipadamente, de uma só vez, exceto em casos de afastamentos emergenciais —quando compreender período superior a 15 dias, poderão ser pagos em parcelas, segundo a norma.

Os ministros do STF estão sob pressão devido à falta de transparência sobre gastos em viagens para eventos na Europa, sobre as quais não divulgaram informações como custeio e período fora do Brasil.

Eles não costumam fazer viagens internacionais com passagens emitidas pelo órgão, com exceção de quem estiver na presidência da corte.

O assunto voltou à tona com a viagem dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes para evento jurídico na Europa. O Grupo Voto, que organizou um fórum no qual os três participaram em Londres, disse que todos os custos operacionais do evento foram de sua responsabilidade.

O regimento interno da corte prevê que o presidente é quem representa o tribunal perante entidades externas e que ele deve exercer esse papel. Atualmente, Luís Roberto Barroso preside o Supremo.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Vale tudo, até proibir a receita federal de investigar as contas dos iluminados, enquanto o cidadão comum é cercado de investigação por todos os lados.

  2. ESTE É O VERDADEIRO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, ONDE SE PRENDE POR SUPOSTA FALSIFICAÇÃO DE CARTÃO DE VACINAS. CADÊ O EXEMPLO?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investigação sobre suposta tentativa de golpe de Estado está “em vias de conclusão”, diz PGR em manifestação ao STF

Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou, em meio a uma manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que está “em vias de conclusão” a investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito a fim de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022.

A informação aparece na decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou, em 16 de maio, a soltura do coronel do Exército Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, conforme noticiado pelo analista Caio Junqueira.

Na decisão em questão, Moraes cita a manifestação da PGR sobre a necessidade de manutenção da prisão do coronel, que inclui o trecho sobre a eventual conclusão do inquérito.

Opinião dos leitores

  1. Essa narrativa já cansou, golpe de estado sem um líder, sem armamento pesado, seria algo inédito na história da humanidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: “PT diz que pode fumar maconha, mas não abusar”, dispara coronel Azevedo

A semana terminou com uma decisão polêmica na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A Comissão de Educação da Casa aprovou um substitutivo ao projeto de autoria do deputado coronel Azevedo (PL), que propõe o Dia Estadual de Combate à Maconha. Pela decisão do colegiado, ficaria instituída a data, mas contra o “abuso” no uso das drogas ilícitas. A mudança, proposta pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT), foi aprovada com voto decisivo do presidente da Comissão, o deputado Francisco do PT.

“A Assembleia do RN, na Comissão de Educação, disse que você pode fumar, mas não pode abusar. Pode dar o tapinha, mas não abusar, pode cheirar cocaína, mas não abusar, pode usar heroína, mas não abusar. Foi isso o que disse. Um absurdo”, disse coronel Azevedo em discurso no plenário.

O deputado justificou seu projeto com base em comunicados emitidos em 2023 por conselhos e associações: “Diante da retomada do debate público sobre a descriminalização da maconha, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, em nota aos brasileiros, pedem o apoio da população para combater a maconha”, disse. De acordo com Azevedo, “essa é a mensagem do PT no RN que é governado pelo PT: fume maconha mas não abuse, cheire cocaína mas não abuse”.

Coronel Azevedo afirmou que os comunicados externam que os profissionais de saúde entendem como maléfica a liberação do uso da maconha, que pode resultar no aumento do consumo e fortalecimento do narcotráfico. O projeto do deputado está tramitando nas comissões temáticas da ALRN. Coronel Azevedo afirmou que, como policial, enxerga os vários problemas relacionados ao consumo e tráfico. “Aqui no RN temos o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência -, da nossa quase bicentenária Polícia Militar, combatendo e prevenindo o uso nas escolas. O Proerd tem um dos serviços mais solicitados para combater as drogas ilícitas”, encerrou.

O deputado Francisco do PT reagiu ao pronunciamento de Azevedo. O petista disse que o parlamentar tentava desvirtuar o debate e ressaltou que a Comissão teria aprovado o substitutivo com o objetivo de ampliar a data para o combate também as demais drogas ilícitas.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. É os nossos políticos dando uma mãozinha para o aumento da criminalidade que já está insuportável

  2. Fumar , só se for pouco, cheirar, idem, traficar também, roubar do mesmo jeito, apoiar a prostituição igualmente, criancas incentivadas ao sexo……só incentivam o que não presta, bando de canalhas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *