Jornalismo

LEVOU VAIA: Prefeito de Mossoró faz ‘comício’ no encerramento da procissão e se compara até a Cristo

Está no Blog do Herzog(Carlos Santos), de Mossoró – Prefeito faz comício em catedral e se compara até a cristo:

O encerramento da Festa de Santa Luzia na noite deste domingo, após longo percurso de sua procissão, foi uma negação à própria liturgia religiosa. Teve momentos constrangedores e bizarros.

O prefeito Francisco José Júnior (PSD) apropriou-se do adro da Catedral de Santa Luzia, com o beneplácito da Igreja local, para fazer apologia à sua própria imagem, comparando-se com a padroeira e a Jesus Cristo, nos papeis de injustiçado e vítima.

A oratória do prefeito provocou uma quase intermitente onda de vaias na multidão que se postava no entorno da Catedral. Desde que foi anunciado como orador, vaias diluvianas ecoaram por milhares de vozes.

Ele sabia o que iria encontrar. Em seu discurso escrito já havia previamente referência às vaias. Mas é preciso se reconhecer: não se intimidou e insistiu até o final em transformar a um evento religioso numa oportunidade de promover comício fora de época e de lugar.

Até tratou a padroeira com certa intimidade, a quem se referia como “Luzia” e, afirmou, ser um mártir a exemplo da santa de Siracusa, que “também foi perseguida”.

Ele e Cristo

Sobre Jesus Cristo, a mesma analogia, no rol de perseguidos. Ele e Cristo, aquele mesmo da Galileia, o filho de Deus. E haja vaia.

O constrangimento foi transmitido ao vivo por rádios e pela TV Cabo Mossoró (TCM). Amplificou-se na tentativa do prefeito de reverter a enorme reprovação pública, ao entregar ao bispo Dom Mariano Manzana uma caixa em que revelou existir projeto e maquete eletrônica do Santuário de Santa Luzia, a ser construído no alto da Serra Mossoró. Deixou implícito que não caberia à Prefeitura o empreendimento, ao contrário do que afirmara antes em discursos e entrevistas.

Quando finalmente surgiram sinais de aplausos, ele novamente abusou. Mandou projetar no frontispício da Catedral um vídeo com aspectos do projeto. Mais e mais vaias sem que conseguisse completar a exibição.

Reprovação do bispo

Encerrada a sua fala, o prefeito voltou à cadeira onde estava anteriormente ao lado do governador Robinson Faria (PSD). O embaraço não estava encerrado.

Dom Mariano Manzana, com microfone à mão, lembrou ao prefeito e aos devotos que há mais de um ano conversara com o  governante sobre o projeto, sugerindo a montagem de uma comissão paritária da Igreja e Prefeitura, para discutir a sua formatação. Nunca obtivera retorno. Recebia-o agora pronto, sem respeito ao que sugerira.

O dia do prefeito já se revelara ruim durante a própria procissão, por ruas mal iluminadas e abarrotadas de gente. Cercado por forte aparato de segurança ao lado do governador e outros políticos e assessores, chegou a cumprimentar e ser cumprimentado por populares.

Mas à altura da Rua Rodrigues Alves, um circunstante lhe dirigiu impropérios. Foi contido sem maiores alardes pela segurança.

Vaias em 2013

Vaias de políticos em festa de encerramento da Festa de Santa Luzia não é novidade. Tem até se tornado mais comum do que muitos imaginam. Outra razão para a Igreja repensar essa franquia de espaço, que parece incompatível com o propósito litúrgico.

Em 2013, a então governadora Rosalba Ciarlini (PP) viveu mal-estar parecido, também com transmissão por TV e rádio. Estava num momento de densa reprovação popular até mesmo em sua terra natal (veja AQUI).

Nesse dia 13 de Dezembro de 2015, ela transferiu a coroa da repulsa popular para o gestor municipal. Toma que é sua, prefeito!

Robinson

O governador Robinson Faria (PSD) estava no adro da Catedral e testemunhou ao vivo o constrangimento do prefeito e principal aliado na região. Poderia falar, mas esquivou-se.

Por dever de Justiça, que se diga, é bom sublinharmos: ele costuma evitar discurso em atos religiosos. Se o prefeito tivesse o copiado, em vez de tentar se comparar a Luzia (a padroeira, claro) e a Cristo, certamente seria poupado desse dia para esquecer em sua vida.

Tanto hoje como em 2013, fica claro que o povo não está mais afeito à mistura da fé com política. O recado vem sendo dado em forma de vaias. Por enquanto.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Funcionários da Petrobras aplaudem Jean Paul Prates em despedida

O ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates deixou a sede da empresa, localizada no Centro do Rio, nesta quarta-feira (15), sob aplausos de funcionários.

Os trabalhadores esperavam por ele no salão do prédio, conforme mostra um vídeo publicado pelo próprio Jean Paul nas redes sociais. A jornalistas, ele disse estar triste com sua saída do cargo.

“As pessoas estão felizes, esfuziantes de trabalhar na empresa. Fizemos concursos, aumentamos a força de trabalho, eliminamos aquela atmosfera ruim, de estar vendendo tudo, com incertezas sobre o futuro”, declarou o ex-presidente.

Em relação ao seu futuro no PT, Prates disse: “Não sei, vamos ver”. O ex-presidente afirmou, ainda, que continuará a trabalhar. “Não sou rico, nem fiquei rico”, afirmou.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Moradores de Grossos tem casas inundadas após rompimento de salina

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)


A parede de uma salina rompeu e a água invadiu residências próximas na cidade de Grossos. A informação foi divulgada por meio de vídeo repassado via redes sociais.

Nas imagens, a pessoa que gravou o vídeo alerta que as águas vão invadir as residências de uma rua próxima, numa localidade chamada “Suvaco da Cobra”.

Ele também fala que a Rua Terezinha Pereira, na entrada de Grossos, será inundada também. “Se brincar, aqui vai ter muito peixe”, diz.

Em outro vídeo, é possível ver o estrago que as águas causaram em algumas residências.

As imagens mostram que as águas invadiram as casas que estava nas proximidades.

No vídeo, uma família mostra a casa com bastante água e também como ficou a rua.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputados do Solidariedade se reúnem e designam Kelps para agir pelo partido na eleição de Natal

Foto: Divulgação 

O ex-deputado Kelps foi incumbido na tarde desta terça-feira, 14, de organizar a estratégia do Partido Solidariedade na eleição majoritária no município de Natal.

Os deputados Cristiane Dantas e Luiz Eduardo, o candidato a governador em 2022, Fábio Dantas, e o presidente estadual da legenda, Janiel Hercilio, decidiram que Kelps vai falar pelo partido na tomada de decisão sobre a sucessão na capital, escolhendo a melhor estratégia para a legenda. A decisão teve a chancela da Executiva Nacional do Solidariedade. Na reunião o deputado Luiz Eduardo foi taxativo “Kelps vai falar por nós nas articulações em Natal”. Segundo Fábio Dantas, “O Solidariedade está mais um vez unido em Natal e tem peso na cidade”.

“O Solidariedade tem uma estrutura eleitoral muito forte. Tem dois deputados na Assembleia Legislativa, uma nominata forte, pronta e organizada, já disputou duas eleições em Natal, e teve 100 mil votos na capital na eleição para governador através do nome de Fábio Dantas. Então, o partido vai chegar organizado para a campanha de 2024”, explica Kelps.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

O evento político de Lula no Rio Grande do Sul foi deplorável

Foto: Reprodução 

O evento político protagonizado por Lula em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, foi deplorável. Em latitudes menos incivilizadas do que as brasileiras, governo nenhum organiza evento para anunciar auxílio a uma região devastada por intempéries.

Nessas latitudes, os anúncios de ajuda são sóbrios, as visitas às cidades atingidas não são espetaculosas, não há autoridades e familiares de autoridades produzindo fotos e vídeos para o Instagram. A desgraça alheia implica solidariedade, não oportunidade. Se Jair Bolsonaro pecou pela ausência, Lula peca pela exploração. O primeiro pecado leva para o Inferno, o segundo leva para o Purgatório.

No evento que foi organizado em uma cidade comandada pelo PT, viu-se um governador constrangido com o espetáculo montado pelo governo federal. Viram-se autoridades locais no papel de coadjuvantes. Viu-se uma claque batendo palmas e gritando como se estivesse em ato de campanha eleitoral — e estava, só que antecipado.

O ato de campanha eleitoral antecipada não foi só para o próprio Lula, mas também para o ministro extraordinário que ele nomeou para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul: o seu ainda ministro da Secom, Paulo Pimenta. Gaúcho, ele quer ser eleito governador do estado em 2026.

O governador Eduardo Leite soube pela imprensa da nomeação do rival político. Ou seja, configurou-se uma intervenção branca em um estado cuja história é marcada por tentativas de independência e que preza a sua autonomia como talvez nenhum outro da federação.

Até integrantes do PT torceram no nariz para a nomeação por acreditarem que a politização da catástrofe desserve ao partido. Lula, porém, não ouve ninguém que não seja a sua atual mulher. Paulo Pimenta, aliás, é dos poucos que frequentam o Palácio do Alvorada nos fins de semana.

Chamou a atenção a presença do presidente do STF, Luis Roberto Barroso, bem como a de outros integrantes do Judiciário do estado. A explicação é que se queria mostrar a união dos poderes na solidariedade ao Rio Grande do Sul. No entanto, a solidariedade mais efetiva e adequada às vítimas gaúchas — e a todos os cidadãos brasileiros — seria brecar a indecente PEC do Quinquênio, que aumentará automaticamente salários de juízes a cada cinco anos, com impacto bilionário nas já capengas contas públicas.

A fala de Luis Roberto Barroso contrastou com o que se desenrolava ao seu redor. O presidente do STF disse que se atingia ali “patamar civilizatório da não politização de uma crise humanitária”. Esse patamar civilizatório, no entanto, permaneceu debaixo d’água.

Como se não bastasse, na sua incontinência verbal, Lula soltou uma frase que reforçou o estereótipo de um estado composto apenas por brancos ricos ou remediados. Ele disse: “Eu falei para a Janja no domingo que é impressionante. Eu não tinha noção que aqui tinha tanta gente negra. E ela me falou que são os mais pobres e moram nos lugares mais arriscados para serem vítimas dessas coisas”.

O que se viu em São Leopoldo foi um esforço propagandístico para fazer frente às críticas nas redes sociais à atuação do governo federal na tragédia. Em resumo, para conter danos eleitorais mais adiante e lançar o candidato do PT ao governo do estado. Não bastou classificar todas as críticas e denúncias de “fake news”, foi preciso fazer mais. Isso nada tem a ver com solidariedade. Deplorável

Mário Sabino – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Chamou a atenção a presença do presidente do STF, Luis Roberto Barroso, bem como a de outros integrantes do Judiciário do estado. A explicação é que se queria mostrar a união dos poderes na solidariedade ao Rio Grande do Sul. 😭😭😭ÇEYYYYYY😵‍💫😵‍💫😵‍💫

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Motorista atropela bandido com carro para livrar enfermeira de assalto

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par Jovem Pan NEWS (@jovempannews)

Um motorista atropelou um criminoso que tentava roubar uma enfermeira no bairro Umuarama, em Uberlândia, município localizado no interior de Minas Gerais. O caso aconteceu na última terça-feira (14) e foi registrado por câmeras de segurança.

De acordo com informações da Polícia Militar, o motorista da caminhonete passava pelo local quando percebeu que a mulher estava nervosa enquanto conversava com o assaltante. Ele se aproxima com o carro e pergunta se está tudo bem. Neste momento, o criminoso mostra uma pistola e ameaça o homem.

O motorista finge que vai embora, mas acelera em marcha ré e atropela o ladrão. Ao se levantar, o criminoso sacou a arma que estava na cintura, mas não atirou contra as vítimas e fugiu do local.

Jovem Pan News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

Ratts Ratis informa: Tráfego pago é importante, mas não é tudo

Foto: Divulgação

Você está procurando uma agência de marketing para o seu produto, mas só escuta falar em tráfego pago ou só enxerga videozinho engraçado? A agência Ratts Ratis tem um recado para você, e que não te contaram sobre o trabalho profissional que a sua marca precisa.

Hoje em dia, muita gente fala que tráfego pago resolve tudo ou que vídeos engraçados resolvem os problemas da sua marca. Mas a Ratts Ratis garante: ferramental sozinho não resolve nada! A solução para a sua marca é um conjunto de coisas, nunca é uma coisa só! É estratégia, é feeling, é criatividade, é autenticidade e é, também, claro, usar as ferramentas digitais. Faz mais de 20 anos que a gente faz isso na Ratts Ratis.

Segundo o diretor da agência, publicitário Pedro Ratts “quem te vende só tráfego, não tem uma estratégia de comunicação, pois a jornada de venda não é só tráfego’e complementa dizendo que “Venda é comportamento, venda é gente, venda é emoção e é ideia criativa; Ferramenta muda o tempo todo, o que vale mesmo é a estratégia!” conclui.

Quer conhecer um pouco mais sobre o que a Ratts Ratis pode fazer pela sua marca? Conheça a nova Ratts Ratis 4.0. Mais inteligente, mais rápida e mais eficiente. Entre em contato pelo perfil @rattscom ou manda um zap para 99981-1112, e agende uma visita à nova sede. Você, a sua marca e o seu produto vão se surpreender.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

16/05 – Dia do profissional de Limpeza Urbana

De domingo a domingo, todos os dias do ano, faça chuva ou faça sol, eles estão lá! SIM!

Podemos sempre contar com essa importante categoria, cujo trabalho não é só fazer a limpeza urbana, mas contribuir diretamente com a saúde pública, o bem estar nas cidades, a qualidade de vida das pessoas e a proteção do meio ambiente.

E é por tudo isso que eles merecem os nossos PARABÉNS!

Uma homenagem da MB Limpeza Urbana aos seus profissionais em todo Brasil!

#MBlimpezaurbana
#ValorizeOGari
#DiaDoProfissionalDeLimpezaUrbana

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Montagem antecipada do Mossoró Cidade Junina é exemplo de organização para o RN

O prefeito Allyson Bezerra realizou na noite desta quarta-feira (15) uma visita técnica ao Corredor Cultural para verificar, in loco, a execução do planejamento do “Mossoró Cidade Junina” 2024.

“Agora, vemos um ‘Mossoró Cidade Junina’ com planejamento, com organização, com a montagem das estruturas começando com bastante antecedência. A Arena Deodete Dias, por exemplo, teve sua montagem iniciada em abril e já está aqui, linda, decorada, aguardando grandes apresentações do Festival de Quadrilhas, com grupos locais e de outros estados”, frisou o prefeito.

Allyson também conferiu a montagem do palco principal do “Mossoró Cidade Junina”, no polo Estação das Artes. O prefeito anunciou que a estrutura trará novidades este ano. “Estamos preparando muitas surpresas, porque o nosso povo merece, os turistas merecem, e, assim como nos demais polos do evento, todo mundo vai se encontrar aqui na Estação das Artes”, afirmou.

O “Mossoró Cidade Junina” 2024 já é um grande sucesso antes mesmo do seu início oficial, com o “Pingo da Mei Dia”, ressaltou o prefeito Allyson Bezerra. “Conseguimos uma captação recorde de patrocínios, graças a um trabalho sério, organizado, transparente, o que possibilitou a contratação de grandes artistas nacionais. A edição desse ano vai ficar na história e, além de grandes atrações nacionais, vamos fortalecer e valorizar os artistas locais”.

O prefeito fez questão de destacar e agradecer o empenho das equipes envolvidas no evento. “Nosso total reconhecimento e gratidão a toda a equipe da Prefeitura de Mossoró, que não mede esforços para que tudo ocorra da melhor forma possível”, concluiu Allyson Bezerra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Narrador esportivo Silvio Luiz morre aos 89 anos

Foto: Reprodução

O narrador esportivo Silvio Luiz morreu aos 89 anos de idade. A notícia foi confirmada na manhã de quinta-feira (16) pelos amigos Everaldo Marques e Márvio Lúcio, o Carioca.

“Nossa ultima foto. Descanse em paz meu ídolo, amigo, pai, companheiro de trabalho. Muito obrigado Senhor por ter colocado o @silvioluizbarbas na minha vida… Inacreditavelmente era um menino que o amava pela TV, virei amigo e colega de trabalho. Silvio te amarei pra sempre, pra sempre. Você é exemplo, quero ser como você, trabalhar e fazer o q gosta até o final. Te amo♥. Um beijo pra Marcia, Ale, Andre e Teca… “, disse Carioca.

O amigo Everaldo Marques também comentou a morte. “E num dos dias mais tristes da história do jornalismo esportivo, chega também a notícia da perda de Silvio Luiz, que com sua linguagem única marcou de maneira sem igual as transmissões esportivas na TV. Costumo dizer que ele, Galvão Bueno e Luciano do Valle formam e sempre formarão a Santíssima Trindade da narração esportiva na TV. Que dia devastador”, escreveu.

Silvio Luiz estava internado
Ele vinha passando por problemas de saúde desde o dia 7 de abril, quando se sentiu mal e foi socorrido durante a transmissão da final do Paulistão ao lado de Márvio Lúcio, o Carioca, e de Marcos Chiesa, o Bola.

QUEM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Jornalismo de luto! Apolinho e Antero Greco morrem e deixam um legado no esporte

Fotos: Reprodução

Morreu, na madrugada desta quinta-feira (16), o jornalista esportivo Antero Greco. Aos 69 anos, ele lutava contra um tumor no cérebro e não resistiu, após uma batalha de dois anos.

Nascido no dia 2 de junho de 1954, Antero se formou em Jornalismo pelo ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo) e começou a exercer a profissão em 1974.

Passou por Estado de São Paulo, Diário Popular, Popular da Tarde, Folha de São Paulo, SBT, Bandeirantes e ESPN, onde estava desde 1994, ainda quando TVA Esportes. Ficou marcado pela dupla com Paulo Soares, o Amigão, na apresentação do Sportscenter, misturando informação com muito humor

Apolinho marcou história

Considerado um dos maiores comunicadores do esporte brasileiro, morreu na noite de quarta-feira (15), aos 87 anos, o comentarista e apresentador Washington Rodrigues, o Apolinho. A informação foi confirmada pela Super Rádio Tupi, onde ele atuava desde 1999.

“Para tudo, para o jogo, 4 a 0 para o Flamengo. Quero pedir desculpas aos ouvintes pela minha emoção. São 25 minutos do segundo tempo. Hoje, 15 de maio de 2024, acaba de falecer Washington Rodrigues, o Apolinho, supremo ídolo, depois de uma vida tão brilhante”, anunciou, chorando, o locutor Luiz Penido, durante a transmissão do jogo entre Flamengo e Bolivar pela Libertadores.

Apolinho estava internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, onde fazia tratamento contra um câncer.

Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *