Judiciário

MPRN, MPT e Governo do Estado firmam acordo para desativar sete hospitais; João Câmara, Acari, Apodi e S. Paulo do Potengi entre eles

MPRN, MPT e Governo do Estado firmam acordo para desativar sete hospitais

Termo de Ajustamento de Conduta foi proposto para reorganizar a rede de saúde e eliminar as irregularidades encontradas

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e Governo do Estado propõe uma avaliação da rede de saúde estadual e implementação de mudanças para que sejam minimizados diversos problemas encontrados nos mais variados procedimentos de investigação em trâmite. A medida segue as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) que, após auditoria operacional sobre a rede hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), sugeriu a revisão quantitativa e qualitativa da rede de hospitais estaduais, deixando claro em seu relatório final que há a necessidade de transformação de hospitais regionais em unidades de atenção primária.

Dessa forma, o Governo do Estado tem 60 dias para elaborar um plano de revisão do quantitativo de hospitais da rede, indicando a conversão daqueles que não apresentam condições estruturais de atendimento pleno para Unidades de Pronto-atendimento, Unidade Básica de Saúde (UBS), Sala de Estabilização ou outro formato adequado. A avaliação deve se iniciar por sete unidades hospitalares que atualmente não apresentam as condições adequadas. São elas: Hospital Regional Prof. Dr. Getúlio de Oliveira Sales (Canguaretama); Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira (Caraúbas), Hospital Regional (João Câmara), Hospital Regional Dr. Odilon Guedes (Acari), Hospital Regional (São Paulo do Potengi), Hospital Regional (Angicos) e Hospital Regional (Apodi). Com a transformação das unidades de saúde, a Sesap tem até 120 dias para fazer o remanejamento de pessoal, equipamentos, insumos e recursos orçamentários dos hospitais desativados de forma a assegurar a composição integral de equipes dos hospitais que permanecerão como referências da rede.

As mudanças propostas não significam uma medida de desassistência para a população, uma vez que os hospitais a serem transformados em unidade de saúde já não ofereciam condições de atendimento. Com a reestruturação pretende-se otimizar o atendimento e garantir que a rede como um todo efetivamente funcione. Os representantes do MPRN e MPT destacam no documento que “o Estado demonstrou descumprir, em todos os seus hospitais regionais e unidades de saúde, as normas laborais referentes à proteção da saúde, segurança e higiene dos profissionais que neles laboram, inclusive as determinações contidas na Norma Regulamentadora nº 32 do Ministério do Trabalho e Emprego”.

Entre os problemas comprovados estão a inexistência de normas sobre as rotinas de trabalho; a falta de equipamentos indispensáveis ao funcionamento dos setores de atendimento como cirurgias e urgência; a ausência de profissionais suficientes, especialmente para implementação das medidas de higiene e segurança no ambiente laboral dos profissionais estatutários e celetistas da saúde; falta de gestão adequada da radiologia em nível estadual; e atrasos sistemáticos no pagamento de fornecedores e a empresas de mão de obra, o que impacta na qualidade e continuidade da prestação de serviços.

Além da reestruturação da rede, transformando hospitais em unidades de saúde, o Estado se comprometeu a elaborar e implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e o Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes – todos esses programas com objetivo de garantir a saúde dos trabalhadores. Com esse objetivo, o TAC também propõe, entre outras medidas, a disponibilização de equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e equipamentos de proteção individual (EPIs), capacitação dos trabalhadores sobre os riscos inerentes ao trabalho, proteção das trabalhadoras gestantes, fixar sistemática de recolhimento de resíduos de lixo comum e infectante e definição de cronograma de manutenção preventiva do sistema de abastecimento de gases e das capelas.

Opinião dos leitores

  1. Muito fácil não é ? esses pessoal do governo e do ministério público tem planos de saúde e os pobres que depende do SUS vão ficar amontoados lá no Walfredo Gurgel. E assim que a classe política trata a população.

  2. Fácil… Manda os promotores do trabalho morar no interior, sem direito a auxílio residência e sem poder vir para Natal fazer consultas e tratamentos básicos. Eles encontrariam uma solução mais racional do que fechar hospitais.

  3. Ao invés de mandar fechar os hospitais, o que irá prejudicar todos os funcionários e a população das localidades ja que terão que se deslocarem pra outras cidades para trabalhar e receber atendimentos respectivamente, o todo poderoso MP deveria obrigar o" desgoverno" a equipar os hospitais e contratar através de concurso público, pessoal pra melhorar o funcionamento dos mesmos. Fechar hospitais é facil.

  4. O Ministério Público tá se tornando uma espécie de Poder Ditatorial. E os representantes do executivo, que se cagam de medo, fazem tudo que eles mandam sem questionar.

  5. Vixe, armaria, esses acordos deveriam ser para construir novos hospitais, nam?! Desculpem a ignorancia do macaco!

    1. Parece absurdo falar em fechar hospitais, mas cada situação tem e deve ser analisada.
      Sabemos que na maioria dos hospitais do RN o que mais funciona são as ambulâncias trazendo pacientes para o Walfredo Gurgel.
      Se os hospitais no interior atendessem seus pacientes, a quantidade de pessoas no Walfredo Gurgel teria uma diminuição imediata de 30% ou mais.

  6. Um verdadeiro absurdo tentar fechar o HR João Câmara que é sede da III Região de Saúde – o município atende 23 municipios da região – Um hospital que tinha muita resolutividade e que por questões politicas foi sendo esvaziado.
    A população precisa se unir e exigir a continuidade dos serviços.
    Os Promotores têm planos de saúde – tomam decisões sem levar em consideração a população que sofre para ter atendimento de saúde que é um direito do cidadão.
    Isto é um verdadeiro absurdo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula evita confronto com Trump, mas aposta em discurso de soberania na campanha

Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve adotar uma estratégia mais cautelosa na disputa pela reeleição e evitar embates diretos com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A avaliação no entorno do petista é de que um discurso abertamente anti-Trump pode limitar o alcance eleitoral ao público já alinhado à esquerda.

Nos bastidores, a orientação é modular o tom: Lula não deve se apresentar como opositor direto do líder americano, mas também não pretende explorar proximidade política. Em vez disso, a campanha deve priorizar a defesa da soberania nacional como principal bandeira.

A estratégia inclui reforçar a imagem de um presidente experiente em meio a um cenário global de instabilidade, com conflitos como a guerra na Ucrânia e tensões no Oriente Médio. A ideia é atrair o eleitorado de centro, considerado decisivo para o resultado da eleição.

Outro fator que pesa na cautela é o receio de interferência externa. Aliados temem que ataques diretos possam provocar reação de Trump em favor do senador Flávio Bolsonaro, possível adversário na disputa presidencial.

Apesar da linha mais moderada, o plano pode mudar caso surjam ações do governo americano contra o Brasil durante o período eleitoral. Ainda assim, no cenário atual, o foco da campanha deve ser menos ideológico e mais voltado à narrativa de defesa dos interesses nacionais.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PL vê saldo positivo em estreia de Flávio Bolsonaro no Nordeste e aposta em avanço na região

Foto: Divulgação

O senador Flávio Bolsonaro iniciou sua agenda de pré-campanha pelo Nordeste e já colhe avaliações positivas dentro do PL. No último fim de semana, o parlamentar passou por cidades como Natal e João Pessoa, acompanhado de lideranças locais.

A informação é da colunista Milena Teixeira, do portal Metrópoles. De acordo com integrantes da sigla, a recepção ao senador foi considerada acima das expectativas, especialmente pelo tom adotado nos discursos. Nos bastidores, aliados destacam que Flávio tem buscado uma postura mais moderada, com foco em ampliar o diálogo com diferentes perfis do eleitorado.

Outro ponto visto como estratégico foi a aproximação com nomes de centro-direita, como o senador Efraim Filho, movimento interpretado como tentativa de ampliar a base política e fortalecer alianças fora do núcleo mais ideológico.

Dentro do partido, há também a leitura de que o Nordeste pode ganhar protagonismo na chapa presidencial. Dirigentes não descartam a possibilidade de um nome da região ser escolhido como candidato a vice, como forma de equilibrar a disputa nacional.

A avaliação interna é de que este foi apenas o primeiro passo e que a pré-campanha deve intensificar agendas regionais, com estratégias específicas para cada estado, mirando crescimento eleitoral em uma das regiões mais desafiadoras para a direita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Antes de ser preso, Vorcaro pesquisou juiz do caso e levanta suspeita de vazamento

Foto: Ana Paula Paiva/Valor

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro fez uma busca no Google para identificar o juiz responsável por sua investigação um dia antes de ser preso, em novembro de 2025. A informação consta em dados extraídos do celular do empresário, apreendido pela Polícia Federal no momento da detenção.

A informação é da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. O registro da pesquisa, feito em 16 de novembro, reforçou entre investigadores a suspeita de que informações sigilosas teriam vazado antes da operação. Vorcaro foi preso no dia seguinte, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando tentava embarcar em um jatinho com destino a Dubai.

Além da busca, o empresário também fez anotações com nomes de magistrados ligados à Justiça Federal e teria enviado mensagens a contatos questionando proximidade com juízes. A ordem de prisão foi assinada pelo magistrado responsável horas antes da detenção.

As investigações apontam ainda que Vorcaro teria acesso indevido a sistemas internos de órgãos como o Ministério Público e a própria Polícia Federal, o que pode ter permitido antecipar movimentos da operação. Há também indícios de tentativas de interferência e monitoramento de informações sigilosas.

O caso segue sob apuração e alimenta suspeitas de vazamento dentro das investigações, já que a decisão judicial deveria ser restrita a poucos envolvidos até o cumprimento do mandado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Chuva com granizo surpreende moradores em São Rafael e chama atenção nas redes

Vídeo: Reprodução/Instagram @visitesaorafaelrn

Uma forte chuva acompanhada de granizo pegou moradores de São Rafael de surpresa na tarde deste domingo (22). O fenômeno, raro na região, rapidamente virou assunto nas redes sociais.

Vídeos compartilhados por moradores mostram pequenas pedras de gelo caindo sobre ruas, telhados e veículos, cenário incomum para o clima do interior potiguar. O episódio gerou espanto entre a população, pouco acostumada com esse tipo de ocorrência.

Apesar da intensidade da chuva e do granizo, não há registro imediato de danos mais graves. Ainda assim, o momento chamou atenção pela força da precipitação e pela característica atípica do fenômeno.

Casos de granizo são raros no Rio Grande do Norte, especialmente em cidades do interior, o que explica a repercussão e o grande número de registros feitos por moradores durante a chuva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Quem recebe Bolsa-Família é escravo”, dispara Edson Gomes durante show

Vídeo: Reprodução/Instagram @jornalizando_ba

O cantor Edson Gomes gerou forte repercussão ao criticar o programa Bolsa Família durante uma apresentação na Bahia. Em discurso no palco, o artista associou o benefício a uma relação de dependência e chegou a usar o termo “escravidão” para se referir aos beneficiários.

Nas imagens que circulam nas redes sociais, Edson Gomes afirma que o programa seria usado como instrumento político, especialmente em períodos eleitorais. Segundo ele, haveria pressão sobre beneficiários em troca de votos, o que classificou como uma forma de opressão.

O cantor também questionou o valor do benefício, atualmente em torno de R$ 600, e defendeu que a população busque alternativas por meio do trabalho. Em tom crítico, ele disse que o auxílio não seria suficiente para garantir qualidade de vida.

Durante a fala, o artista relembrou sua trajetória pessoal, citando experiências como trabalhador com carteira assinada, para reforçar o discurso de independência financeira. Ele ainda abordou a liberdade de voto, defendendo que cada cidadão deve escolher seu posicionamento político sem imposições.

As declarações dividiram opiniões nas redes sociais, com críticas e apoio ao posicionamento do cantor, reacendendo o debate sobre programas sociais e seu papel no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Colisão em aeroporto de Nova York mata piloto e copiloto, diz fonte

Vídeo: Reprodução/X

Um grave acidente no Aeroporto LaGuardia terminou com a morte de piloto e copiloto após um avião da Air Canada colidir com um caminhão de bombeiros na pista, na noite deste domingo (22). Outras duas pessoas ficaram feridas.

A aeronave, operada pela Jazz Aviation, havia partido de Montreal e transportava 72 passageiros e quatro tripulantes. Segundo informações preliminares, o impacto aconteceu pouco após o pouso, quando o avião atingiu um veículo de resgate que atendia a outra ocorrência no aeroporto.

Imagens e vídeos do local mostram a parte frontal da aeronave completamente destruída. De acordo com dados de monitoramento de voo, o avião ainda se deslocava a cerca de 210 km/h momentos antes da colisão, o que explica a gravidade do impacto.

Após o acidente, as operações no aeroporto foram suspensas imediatamente pela Administração Federal de Aviação, que acionou protocolos de emergência. O terminal segue fechado para investigação, enquanto equipes de resgate e autoridades trabalham no local.

O caso ocorre em meio a um cenário de instabilidade nos aeroportos dos Estados Unidos, com falta de pessoal e atrasos em serviços. A investigação será conduzida pelo National Transportation Safety Board, que já enviou uma equipe para apurar as causas da colisão.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novos nomes na nominata de Paulinho e Ezequiel: Dr. Pio no Alto Oeste e Rossane Patriota na Grande Natal

Foto: Reprodução

A nominata para engrossar os 25 candidatos que concorrerão pelo Republicanos a Assembleia Legislativa ganha novos reforços nas últimas horas. O líder político da região do Alto Oeste Potiguar, Dr. Pio X Fernandes e a ex-prefeita Rossane Patriota, tem liderança em Ielmo Marinho e hoje atua no instagram com mais de 81 mil seguidores.

Rossane é esposa do ex-prefeito Germano Patriota e surge como um novo nome na política estadual. Ela defende uma proposta que chama atenção: proximidade com as pessoas, escuta ativa e vontade real de fazer a diferença. Com uma trajetória marcada por dedicação e responsabilidade, Rossane demonstra preparo e sensibilidade para entender os desafios do dia a dia.

Foi prefeita de Ielmo Marinho, uma cidade da região Metropolitana, onde realizou um trabalho consistente, com destaque na educação, na saúde, e além de enfrentar de forma firme os históricos problemas de abastecimento de água no município, chegando levar água a distritos que nunca tiveram sistema de abastecimento.

Sua presença fortalece a participação feminina na política. Mais do que uma candidata, ela se apresenta como uma voz firme, determinada e conectada com as necessidades reais das pessoas.

DR. PIO X – ALTO OESTE

Já o médico Dr. Pio foi candidato a deputado federal na eleição passada, e obteve quase 34 mil votos, sendo a maior parte em Pau dos Ferros e região. Dr. Pio, além de lutar pela saúde, sempre foi um defensor para que as águas da transposição do Rio São Francisco cheguem em todo o interior. Quando presidente da Associação dos Municípios do Oeste (AMORN), lutou pela implantação no projeto da transposição do Rio São Francisco do Eixo do ramal Apodi/Mossoró. Na eleição de 2010, Dr. Pio X pela primeira vez disputou um mandato estadual e obteve 27 mil votos para deputado estadual, sendo na época o candidato mais votado na chamada Tromba do Elefante.

Ele parte com o apoio da prefeita Maria Elce (MDB), sua esposa, que administra o município de Major Sales em seu quarto mandato, com 96,63% dos votos. Dr. Pio também tem o apoio do prefeito Tututa (MDB) da cidade de Luís Gomes, reeleito com 56,79% da votação. Nas últimas pesquisas registradas e divulgadas, Dr. Pio apareceu espontaneamente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula ataca ONU e diz que Conselho de Segurança é “omisso” diante de conflitos

Vídeo: Reprodução/Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a subir o tom no cenário internacional e criticou o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, classificando o órgão como “omisso” diante de conflitos ao redor do mundo. A declaração foi feita neste domingo (22), durante a abertura da COP15, realizada em Campo Grande (MS).

Em discurso, Lula afirmou que o mundo vive um momento de “grandes tensões geopolíticas” e apontou falhas na atuação da ONU, especialmente no enfrentamento de guerras e crises internacionais. Segundo ele, ações unilaterais, violações de soberania e execuções têm se tornado frequentes sem uma resposta efetiva da comunidade internacional.

O petista também voltou a mirar os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança — Estados Unidos, China, Rússia, França e Reino Unido — ao sugerir que essas potências, por concentrarem poder militar e armamentista, deveriam liderar esforços pela paz, mas não estariam cumprindo esse papel.

Além das críticas, Lula defendeu o fortalecimento do multilateralismo e políticas de acolhimento a migrantes, afirmando que um mundo sem წეს claras se torna mais inseguro. Para o presidente, é necessário substituir “muros e discursos de ódio” por cooperação internacional.

A COP15, que acontece entre os dias 23 e 29 de março, reúne autoridades, cientistas e representantes de diversos países para discutir a preservação de espécies migratórias e seus habitats. O evento marca a primeira vez que a conferência é sediada no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

O reencontro de Vivaldo Costa e Álvaro Dias

Foto: Reprodução

O pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, protagonizou um gesto que chamou atenção no cenário político potiguar neste domingo. Ele foi visto no Hospital Rio Grande, onde visitou o deputado estadual Vivaldo Costa.

Mesmo sendo adversários políticos no Rio Grande do Norte, a visita foi marcada por cordialidade, troca de conversas e um clima respeitoso, evidenciando que, em momentos delicados, o lado humano fala mais alto.

Vivaldo Costa está internado após passar por uma cirurgia no cérebro. Segundo informações da equipe médica, o parlamentar apresenta boa evolução e se recupera de forma satisfatória após o procedimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Receita Federal abre prazo nesta segunda-feira (23) para declaração do Imposto de Renda 2026

Celular com aplicativo da Receita Federal na tela sobre um teclado de computador

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal abre nesta segunda-feira (23) o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2026, referente aos rendimentos de 2025. O envio vai até 29 de maio, às 23h59, e a expectativa é de 44 milhões de declarações. Quem perder o prazo paga multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Devem declarar contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584 em 2025, rendimentos isentos acima de R$ 200 mil, realizaram operações em bolsa acima de R$ 40 mil, tiveram receita rural superior a R$ 177.920 ou possuíam bens acima de R$ 800 mil. Também entram casos de ganhos de capital, rendimentos no exterior, apostas esportivas e novos residentes no país.

A declaração pode ser feita pelo programa no computador, pelo sistema online “Meu Imposto de Renda” ou pelo aplicativo. Quem tiver imposto a pagar pode parcelar em até oito vezes ou optar por débito automático.

As restituições serão pagas em quatro lotes: 29 de maio, 30 de junho, 31 de julho e 28 de agosto. Têm prioridade idosos, pessoas com deficiência ou doença grave, professores e quem usar a declaração pré-preenchida com Pix.

Entre as novidades, está o “cashback” para contribuintes de baixa renda: cerca de 4 milhões de pessoas receberão devolução automática em 15 de julho, com valor médio de R$ 125 e limite de R$ 1 mil.

A declaração pré-preenchida foi ampliada, com mais dados e alertas para evitar erros. Na área de saúde, o uso do sistema Receita Saúde deve reduzir inconsistências em despesas médicas.

Também passam a ser obrigatórias as informações sobre ganhos com apostas esportivas, e o contribuinte poderá informar nome social e, de forma opcional, raça e cor.

A nova isenção para quem ganha até R$ 5 mil mensais, prevista em lei de 2025, ainda não vale para esta declaração.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *