Política

Para aprovar mudanças na Previdência, Temer autoriza Maia a negociar cargos

Presidente Michel Temer se reúne com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na residência oficial da Câmara. Foto de Jorge William /Agência O Globo – Jorge William / Agência O Globo

Em semana que pode ser decisiva para a reforma da Previdência, o presidente Michel Temer se reaproximou do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e conferiu a ele poderes para recompor os postos-chave do Ministério das Cidades. Além de emplacar o deputado Alexandre Baldy, de quem é amigo pessoal, no comando da pasta, Maia vai dividir com os partidos que compõem o chamado centrão (PP, PSD, PR, PRB, PTB e PSC) a secretaria-executiva e as secretarias de Habitação, de Saneamento, Desenvolvimento Urbano e de Mobilidade Urbana. O presidente da Câmara também vai ajudar Temer na reforma ministerial e na tentativa de segurar votos do PSDB. Temer negocia o remanejamento do ministro da Secretaria-Geral de Governo, Antonio Imbassahy, para outra pasta. Uma possibilidade é que ele assuma o lugar de Luislinda Valois, do mesmo partido, na Secretaria de Direitos Humanos.

O fim de semana também foi de definição de estratégias para a aprovação da reforma da Previdência, em encontros de Temer com Maia, ministros e líderes governistas. O presidente vai pedir votos dos prefeitos, que irão à Brasília na quarta-feira; terá uma agenda com governadores e dará um jantar no Palácio do Alvorada aos deputados da base de apoio, presidentes da Câmara e do Senado e ministros. No encontro, o economista José Márcio Camargo e a equipe técnica do Ministério da Fazenda vão falar da necessidade da aprovação da reforma da Previdência para o país.

A reaproximação de Temer com Maia, que vinha marcando terreno nas últimas semanas com a recusa de medidas provisórias e manifestações sobre a dificuldade em aprovar a reforma, surtiu efeito. Depois do encontro no sábado, Maia fez uma defesa enfática da proposta.

— Sem a reforma da Previdência, o Brasil vai quebrar, não chega a 2019. Vamos mostrar os números para os partidos da base. Os brasileiros de menor renda precisam da reforma — disse Maia ao GLOBO.

Segundo interlocutores, no encontro com Temer, ministros e líderes, Maia sugeriu iniciar a votação da reforma na primeira semana de dezembro. Amanhã, Maia reunirá os líderes dos partidos da base para discutir a proposta. A intenção é fechar o texto no jantar de quarta-feira. Todos os detalhes estão sendo fechados com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que esteve ontem à noite na casa de Maia. Além de idade mínima (65 anos para homens e 62 anos para mulheres) com regra de transição, a equipe econômica quer a convergência de regras entre setor privado e público, mudanças do cálculo da aposentadoria, alterações no valor da pensão e teto para acumular benefícios. Para facilitar a votação, foram retirados da proposta trabalhadores rurais e benefícios assistenciais (pagos a idosos de baixa renda).

GOVERNO AINDA NÃO TEM OS VOTOS

Segundo o o vice-líder do governo na Câmara, Pauderney Avelino (DEM-AM), Maia ficou com a responsabilidade de “pilotar” os partidos do centrão a favor da aprovação da proposta:

— O presidente Temer está muito confiante nessa condução de Rodrigo Maia.

Nas contas de um auxiliar de Temer, o Executivo teria em torno de 220 votos (já consagrados no chamado núcleo duro em votações anteriores). Como se trata de uma emenda à Constituição, são necessários 308 votos. Por isso, destacou o vice-líder do governo, deputado Beto Mansur (PRB-SP), é necessário carimbar pelo menos mais 100 votos para por a reforma em votação no plenário. Mansur também esteve com Temer ontem à noite para mostrar os números.

A Executiva do PSDB se reúne na próxima quarta-feira para definir um posicionamento sobre a votação da reforma da Previdência. Os defensores do desembarque do governo, alegam que, mesmo fora, os tucanos continuariam apoiando a agenda de reformas. Ontem, depois de receber a visita de Meirelles, Maia também recebeu o ministro Imbassahy para discutir a continuidade do PSDB no governo.

O nome do atual presidente do Sesi, ex-deputado João Henrique, foi praticamente descartado para ocupar a vaga de Imbassahy na Secretaria de Governo. O líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), defende que seja alguém com mandato para influenciar na votação da reforma da Previdência. Já líderes de outros partidos da base, defendem que não seja um nome do PMDB, que já ocupa os dois principais cargos do entorno de Temer, Moreira Franco na Secretaria Geral, e Eliseu Padilha, da Casa Civil.

— Moreira e Padilha já são do PMDB. Botar mais um peemedebista no terceiro cargo mais importante do núcleo do Planalto é um perigo. Iria desequilibrar muito a correlação de forças com os demais partidos da base — diz um dos líderes aliados.

Há uma pressão para o futuro ministro das Cidades, Alexandre Baldy (Podemos-GO), se filiar ao PP, do centrão, que assumiu oficialmente a indicação do goiano. Temer aceitou o nome de Baldy, aliado de Rodrigo Maia, para agradar também ao presidente da Câmara dos Deputados

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. Olha a voz da esquerda caviar brasileira. Fala do que não tem ideia e prevendo o futuro que possivelmente não acontecerá.
    Onde você estava Junior Pinheiro que não comentou sobre José Dirceu ser condenado em 2 instância e continuar solto?
    Onde você estava Junior Pinheiro que não comentou nada por Dona Marisa ter um inventário com R$ 11 Milhões, figura que nunca herdou nada, nunca trabalhou e tem tantos bens?
    Onde você estava Junior Pinheiro que não comentou sobre os R$ 44 milhões que estão sendo solicitado o bloqueio do senhor Lula, onde as empresas PROVAM que repassou a ele?
    Onde você estava Junior Pinheiro que não comentou sobre o PT ter deixado 13 milhões DESEMPREGADOS ao sair do PODER por fraudar a contabilidade oficial do governo?
    Vou LEMBRAR a você que QUEM VOTOU EM TEMER FORAM VOCÊS do PT.

    1. Esse Cidadão Dionísio tá bem informado mesmo das coisas, mas, não custa nada relembrar: Zé Dirceu teve a prisão preventiva revogada pelo STF, não está solto, esta respondendo em liberdade, podendo ser preso a qualquer momento, compra de voto é crime, mas Dirceu foi o único preso no Brasil por esse motivo. Não vou considerar o valor que vc atribuiu a falecida porque sei que tirou esse dado da revista VEJA, dos mesmo lugares que moro tira provas contra LULA, assim como 13 milhões de desempregado também da citada revista, não valem ( só pra Moro), 44 milões então de LULA afff vou nem comentar, e por fim fomos nós que botamos o temeroso lá quando Votamos em DILMA, mas, porque DILMA foi cassada sozinha e o chupa cabra herdou o poder? mistérios. kkkkkkk

  2. O PAÍS ESTÁ FUDIDO NAS MAOS DESSES AÍ!!!!! O POBRE AGORA SERÁ MISERÁVEL E O MISERÁVEL SERÁ DIZIMADO….!!! MAS, O POVO PEDIU….!!!!! SE DANEM AGORA, ELES FAZEM FALCATRUAS PRA TODO MUNDO VER E AS PANELAS NAO BATEM!!!

  3. Depois de 13 anos delapidando os recursos públicos tiraram o PT, Lula e Dilma do PT.
    Entra Temer e a bandalheira do PMDB.
    Se das mãos dos 2 caimos nas mãos do DEM através de Rodrigo Maia, mudou o quê?
    Se correr desses três teremos como recompensa o PSDB, mais do mesmo na política rasteira.
    Numa virada de mesa, saindo os 4, restam PCdoB, REDE, PDT, PSB, PP, PSOL que nada tem a oferecer de positivo, sendo apenas puxadinhos dos outros 4 partidos maiores. Que situação!

    1. Bolsonaro 2018. Na verdade, uma intervenção militar resolveria de forma mais rápida e eficiente.

  4. E todos se calam diante te tantas barganhas. Não sou petista, mas se fosse com o PT o povo ja teria saido às ruas! Dois corruptos safados…!

    1. Aponte a saída Pepa?
      Saiu o PT que estava afundando o país com um irresponsável populismo que quebrou as finanças públicas. O PT deixou 13 milhões de desempregados e inflação alta.
      Entrou o PMDB pela ordem estabelecida na Constituição, o que mudou? Bem o desemprego deixou de crescer e a economia começa a respirar, porém a corrupção continua solta.
      Se o PMDB sair, entre Rodrigo Maia do DEM, vai mudar o quê?
      Caso chegue ao poder o PSDB, PcdoB, Rede, PDT, PP, PSOL e demais partidos que sempre estão aliados aos 04 grandes, vai mudar o quê?
      Só existem 2 saídas: MUDAR 100% DO CONGRESSO E DO SENADO ou INTERVENÇÃO MILITAR, caso contrário, fica tudo na mesma, mudando apenas o nome dos partidos.

    2. Intervenção militar vai mudar o quê?
      Prefiro a 1a opção: MUDAR 100% DO CONGRESSO E DO SENADO. Com a proibição de até os familiares desses congressistas de participarem das eleições.

    3. ANTÔNIO PEREIRA você estudou sobre o regime militar no Brasil?
      Está se baseando nas versões vendidas pelos professores em sala de aula? Se for isso, esqueça, você sabe apenas o lado vendido pelos comunistas desse período, precisa saber da verdade.
      Esse é o mal da maioria dos brasileiros, não sabem dos fatos e se baseiam em versões para achar que podem emitir opinião.
      Houve truculência no período do militares no poder? Houve? Contra quem? COMUNISTAS! 93% dos cidadãos brasileiros não receberam nem a visita dos militares, sequer tiveram contato com eles. Mas o comunistas, esses pararam o preço pela ideologia e regime que queriam implantar no Brasil.
      Busque os livros, saia das versões plantadas pelos oportunistas de plantão, você e milhões de brasileiros precisam saber dos fatos que ocorreram durante o regime militar, fiquem longe das versões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CBF marca para 27 de maio reunião sobre paralisação do Campeonato Brasileiro

 

Foto: Carlos Fabal/AFP

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) convocou neste domingo (12) uma reunião extraordinária do conselho técnico para o dia 27 de maio para tratar com os clubes da possibilidade de paralisação do Campeonato Brasileiro por causa das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

Internacional, Grêmio, Juventude e demais equipes gaúchas que disputam as divisões de acesso do Brasileiro tiveram as partidas adiadas justamente até 27 de maio, diante da situação de calamidade pública no sul do país.

O trio, contudo, defende a paralisação do torneio por até três rodadas —Internacional e Grêmio tiveram os estádios inundados pela água das chuvas—, mas encontra resistência entre parte dos pares que também compõem a série A.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ceará-Mirim consolida avaliação positiva da pré-candidatura de Antônio Henrique

Fotos: Cedida

Lançada oficialmente há apenas quarenta dias, a pré-candidatura de Antônio Henrique a prefeito de Ceará-Mirim tem se consolidado com uma avaliação bastante positiva pelos ceará-mirinenses.

“Temos recebido apoio de muita gente. E não me refiro só às lideranças. São pessoas comuns, que nos recebem em suas casas, que conhecem a história de Ceará-Mirim e esperam que nossa cidade continue no caminho do desenvolvimento”, disse Antônio Henrique.

O pré-candidato complementou: “Em Aningas, tive oportunidade de conversar com dona Marineide, que é merendeira da escola há 37 anos. Ela conhece a comunidade como ninguém e trouxe sugestões e conselhos. É isso que nos move a continuar ouvindo o povo, que é o maior patrimônio de nossa cidade”.

Antônio Henrique tem visitado diferentes bairros e distritos do município. O pré-candidato pelo PSD também comentou a aprovação da atual gestão. “Estarmos ao lado de um prefeito tão bem avaliado, como é Júlio César, nos dá um grande respaldo e também aumenta nossa responsabilidade de continuar avançando”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Calamidade: chegada de frio intenso deve piorar situação dos gaúchos

Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images

O Rio Grande do Sul, em meio às fortes chuvas, passará por um período de frio intenso que vai ocorrer, segundo Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, ao longo desta semana, “principalmente a partir de segunda (13/5) à noite, na terça, quarta e até a manhã de quinta (16/5)”.

Em meio ao acumulo de águas nas ruas e à queda nas temperaturas, a população do estado também precisa se alertar para as doenças que podem surgir.

Vinícius Lucyrio explica que “o Rio Grande do Sul deve enfrentar as temperaturas mais baixas do ano até este momento, inclusive tem possibilidade de geada em várias áreas do estado, especialmente no sul, na campanha gaúcha, e também em áreas da serra. Mas as temperaturas já voltam a subir de forma mais lenta ali na quinta-feira, quando as temperaturas mais baixas devem ficar mais para o extremo sul e leste do estado”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Quaest: Lula marca 46% para eleição de 2026 contra 40% de Tarcísio

Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

O presidente Lula (PT) tem 46% de intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), marca 40%, num cenário em que ele seja escolhido como candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), revela uma pesquisa da Genial/Quaest.

Bolsonaro está impedido de concorrer após ficar inelegível por ataques ao sistema eleitoral em 2022.

Na simulação de disputa entre Lula e Tarcísio, 8% disseram que votariam em nulo ou branco, e 6% não souberam ou não responderam.

Para o levantamento, foram realizadas 2.045 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Humor

[VÍDEO] HUMOR SOLIDÁRIO: Mução e Renan da Resenha anunciam show no dia 25 de maio em Natal com toda a renda sendo revertida em doações para o RS

Os humoristas Mução e Renan da Resenha divulgaram nas redes sociais o show “Humor Solidário”, que acontecerá em Natal no dia 25 de maio, no Hotel Holiday Inn, a partir das 19h. Toda a renda será revertida em doações para as vítimas das enchestes no Rio Grande do Sul.

Os ingressos já estão disponíveis através deste link: https://outgo.com.br/humor-solidario-natal

Foto: Reprodução/Instagram

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] Regiclécia Cândido: O Orgulho de Cerro Corá é vice-campeã pela seleção brasileira de atletismo

Foto: Foto: Wagner Carmo/CBAt

Em sua primeira participação defendendo a Seleção Brasileira, a atleta Regiclécia Cândido da Silva, do município de Cerro Corá, saltou 13,23 metros no Campeonato Ibero-americano sediado em Cuiabá, Mato Grosso, terminando em segundo lugar no salto triplo feminino.

“Muita emoção, tudo valeu à pena até agora”, disse emocionada.

Regiclécia Silva ficou atrás de outra brasileira, Gabriele Souza dos Santos, que saltou 13,68 metros.

Com informações de Cerro Corá News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Quaest: 55% acham que Lula não merece mais uma chance como presidente em 2026

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para 55% dos eleitores brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece, na eleição de 2026, mais uma chance de governar o país.

O dado consta em pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (13). O levantamento, feito presencialmente, ouviu 2045 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Acha que Lula merece mais uma chance como presidente em 2026?

  • Não merece: 55%
  • Merece: 42%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

Recortes

A análise das respostas por região do país aponta que apenas no Nordeste a maioria disse achar que Lula merece mais uma chance.

  • Nordeste: merece (60%), não merece (38%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Sudeste: não merece (63%), merece (33%), não sabe/não respondeu (4%)
  • Sul: não merece (59%), merece (39%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Centro-Oeste/Norte: não merece (58%), merece (37%), não sabe/não respondeu (4%)

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

SALVE O SUL: Chitãozinho & Xororó, Zezé & Luciano e Leonardo anunciam edição extra da turnê ‘Amigos’, com 100% da venda de ingressos revertidos em doações

Foto: Divulgação

O festival beneficente Salve o Sul, organizado pela Abrape e pelos artistas Luísa Sonza, Pedro Sampaios e os sertanejos do especial Amigos, acontecerá nos dias 7 e 9 de junho no Allianz Parque, em São Paulo. Os ingressos começarão a ser vendidos na terça-feira (14), e o valor arrecadado será direcionado às vítimas do Rio Grande do Sul.

No dia 7, será feita a apresentação dos Amigos, grupo que reúne os sertanejos Chitãozinho & Xororó, Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano.

Para o dia 9 já foram anunciadas apresentações de Luísa Sonza, Pedro Sampaio, Lulu Santos, Menos é Mais, Preta Gil, Xand Avião, Ferrugem, L7nnon, Gloria Groove, Xamã, Neto Fagundes, Turma do Pagode, Duda Beat, Zé Felipe, Pocah, Lexa, MC Daniel, Luan Pereira, Hariel, IG, Ryan SP, PH, Don Juan, e Davi. Segundo o festival, ainda serão divulgadas mais atrações.

O Multishow e a TV Globo farão a transmissão e a cobertura do festival. A venda das entradas será pela plataforma Eventim, que não irá cobrar taxas. O valor dos ingressos, no entanto, ainda não foi informado.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Haddad e Leite vão discutir suspensão da dívida de RS nesta segunda

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai discutir com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a possível suspensão da dívida do estado com a União nesta segunda-feira (13). A reunião deve ser por videoconferência, segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

O Ministério da Fazenda está debruçado sobre o assunto desde a semana passada para encontrar uma solução. A suspensão da dívida do RS já está posta, mas a dúvida seria quanto ao tempo da moratória: se até o fim deste ano ou por um período de três anos – que representaria um alívio no valor de R$ 10,5 bilhões.

Haddad já declarou que não se opõe ao mérito da medida, mas é necessário debater o formato da negociação, para não haver problemas jurídicos depois. Disse ainda que outra frente seria deixar a moratória em aberto para que o Executivo possa prorrogar se necessário.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Violência

Apesar de emitir uma medida protetiva por minuto, Brasil tem 5 feminicídios por dia em 2023

Foto: Arquivo/Agênicia Brasil

O Brasil emitiu, em média, uma medida protetiva a vítimas de violência doméstica por minuto no ano passado. Foram 553.391 documentos apresentados pelas justiças estaduais, conforme levantamento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Apesar do número, o país registrou 1.706 feminicídios em 2023 — média de quase cinco crimes por dia. Até 24 de março deste ano, tinham sido emitidas 86.805 medidas protetivas — média de 0,72 por minuto.

Entre 1º de janeiro e 31 de março, 449 mulheres foram mortas no Brasil. A contagem de feminicídios é feita pelas universidades Estadual de Londrina (UEL), Federal de Uberlândia (UFU) e Federal da Bahia (UFBA).

Na avaliação do advogado Rafael Paiva, o agressor com intenção real de matar a companheira não respeita a medida. “Por isso, é importante ter, em alguns casos, dois pontos importantíssimos. O juiz tem de analisar se não é o caso de converter a medida protetiva numa prisão preventiva ou de decidir que o agressor use tornozeleira eletrônica”, acrescenta o advogado, que também é professor de direito penal, processo penal e Lei Maria da Penha.

A sugestão de monitorar eletronicamente os acusados por violência doméstica foi feita no mês passado pelo CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é garantir que as medidas protetivas de urgência sejam efetivas.

Após a recomendação, o R7 apurou que o Brasil precisaria comprar 399.882 tornozeleiras eletrônicas para cumprir a sugestão. Até dezembro do ano passado, data da atualização mais recente, o país tinha 153.509 equipamentos, segundo a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais).

Com informações de R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *