Ambiente do Camarões Potiguar (acima) e Coco Bambu (abaixo)
por Dinarte Assunção
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu, nessa quinta-feira (14), condenar o restaurante Coco Bambu, de Fortaleza, em ação movida pelo Camarões Potiguar.
A alegação da rede norte-rio-grandense é de que a congênere cearense plagiou seus serviços, razão pela qual pediu indenização sobre os lucros aferidos pelo Coco Bambu sobre o modelo que é do Camarões. O Tribunal de Justiça reconheceu o plágio e acolheu o pedido.
À decisão, cabe recurso.
“Trata-se de uma decisão que reconhece o que está evidente. Houve um contato por parte dos representantes de Fortaleza até para levar os funcionários do Camarões para lá. Os nomes dos pratos eram os mesmos, o layout do menu. A decisão vem reconhecer que um estabelecimento estava lucrando sobre as ideias do outro”, analisou o advogado do Camarões Potiguar, Erick Pereira.
Na decisão, os desembargadores fixaram a multa de R$ 50 mil e decidiram ainda que o valor que deve ser dado ao Camarões a título de indenização deve ser calculado sobre o faturamento que o Coco Bambu vem tendo a partir do modelo de negócio copiado do estabelecimento potiguar.
A previsão de faturamento da rede Coco Bambu para 2017 é de R$ 600 milhões. A rede acabou de abrir seu primeiro estabelecimento nos Estados Unidos e deve encerrar 2017 com 30 unidades.
Sou brasiliense.. conheci os dois.E na minha opinião o Camarões se encontra na frente do Coco bambu pq é melhor em todos os aspectos..principalmente o prato Camarão Internacional,pois vem Camarões frescos e crocantes..E grandes..E tem algo bom q eu eu não sei explicar..um ambiente muito agradável. .
cearense com mania de grandeza, querendo dar uma de paulista é muito engraçado kkkkkkk tomando as dores de um restaurante que nem é dele, vem perguntar onde fica o RN kkkkkkk ainda usa de sarcasmo sobre Natal não suportar 3 restaurantes do Coco Bambu. Na cabeça dele, botou pra quebrar kkkkk cada uma…
Copiar até o nome dos pratos…..
Só pra que os entendidos cearenses aprendam o que é plágio.
Sou paulista e moro em Natal faz muito tempo. Não frequento o Camarões porque sou alérgico a camarão e só vou lá quando tenho visitas.
A de minhas irmãs, que já veio algumas vezes me visitar, esteve num congresso em Fortaleza fã uns 3 meses e me disse desse jeito.
Artur, tem uma filial do Camarões lá em Fortaleza, mas naa franquias eles mudaram de nome, chamam de Coco Bambu.,..
Precisa dizer mais alguma coisa????
O fato de um ter crescido mais que o outro nao tem a ver com a discussão, pois o empresario potiguar nao quiz crescer, foi opcao dele, que nao gostava do modelo de franquia.
Quanto a comparacao entre Mac Donalds e Burger King chega a ser piada.. De longe voce percebe se está chegando em uma ou outra franquia.
Foi plágio (que é muito diferente de cópia de modelo de negócio).
Em relação as matérias de marketing!!!! A faculdade ensina o aluno a ser criativo, mesmo que seja sobre idéias, e não a copia-las, mesmo que seja uma marca grande ou pequena, o que vale é o empreendimento, ousadia e vontade de crescer, não adianta ter várias lojas e perder dinheiro por uma ou duas!
Vi em algum comentário, onde fica o rio grande do norte? Fica em um lugar de gente inteligente e capaz!! Se houve plágio ou não? Sei lá!!! Mas isso acontece no mundo empresarial de forma competitiva, sem o grande precisar copiar do pequeno e vice versa!
Acho essa decisão ridícula. Quantos e quantos casos vemos todos os dias de modelos de negócios sendo replicados. Dessa forma acho prudente até às faculdades de administração retirarem de suas disciplinas o assunto benchmarking. Daqui há uns dias vão condenar vários que fazem essa prática com o argumento que se torna um viés para o plágio.
E olha outra coisa, o Coco Bambu hoje é uma marca consolidado em praticamente todo país, chegando até a expandir suas operações no exterior, enquanto o Camarões vive em um mundinho bitolado, onde sua expressividade se resume ao estado e a alguns turistas que visitam nossa cidade. Como uma decisão dessas aí muitas empresas vão recorrer a justiça para tentar ganhar alguns trocados da concorrência. Se eu fosse o dono do Coco Bambu eu vinha entregar pessoalmente essas migalhas ao dono do Camarões, pois a diferença de faturamento entre as marcas é absurdo.
Sou paulista, portanto imparcial no comentário, já estive nas duas unidades do Camarões em Natal e em 3 unidades do Coco Bambu, na minha humilde opinião embora o Coco Bambu seja um bom restaurante, o Camarões é muito melhor, outro padrão sem comparação.
Se essa decisão for justa e correta, se preparem!! Com certeza todos vcs terão problemas. Está na cara que a decisão inicial está com cheiro de corrupção, mutreta. É se for, onde atrapalhou o pequeno restaurante potiguar?? Ele está quebrado? Precisa de ações, advogados pra tomar dinheiro dos outros? Isso é coisa de malandro, sem duvida. Mas um querendo dinheiro fácil!!!
A questão é Fortaleza x Natal. Haha.
Eu aprendi que temos que estar atentos e sempre a frente de nossos concorrentes. Pensar no futuro. Hoje em dia nada se cria. Tudo se copia e aprimora. Ninguém ta protegido para sempre. Isso é a concorrência. Vivo isso todos os dias. Visito meus concorrentes. Vejo o que estão fazendo. Se vejo algo bom copio e adapto. Assim como meu concorrente também me visitá. Se preciso até troco informações. Não vou ficar me fazendo de pobre coitado porque meu concorrente fez melhor ou ficou maior que eu. Se isso aconteceu foi porque não consegui acompanhar. Se mais.
Sabe o que isso significa? Que esse empresário Cearense pode até ser empreendedor, mas falta ética profissional para os mesmo. Infelizmente o plágio é uma prática comum e a punição nem sempre é aplicada pela justiça brasileira.
É bom que o Cearense aprenda a lição e procure crescer com suas próprias idéias e com ética na sua vida profissional que infelizmente nem todos tem.
Faz tempo que não vou a Natal o melhor restaurante de lá sem nenhuma duvida era o Mangai. Um exemplo de sucesso qualidade bom atendimento e organização.
Camarões era um restaurante caríssimo que só tinha fama. Não cobsigo entender isso de copuar estilos. Como já disseram aqui como seriam as barracas de praias , bobs , burguer king , mc donalds e tantos outros com estilos parecidos ?
Caberiam processos ?
Vcs estão é com raiva por que a comida do Camarões é bem melhor e como a comida nem se aproxima na qualidade e sabor tentaram imitar a decoração que pena.
Muito justo. Realmente o Coco Bambu copiou descaradamente o conjunto imagem do Camarões. Chegou ao ponto de inicialmente se chamar Camarões, tendo depois que mudar o nome.
Aonde fica o rio grande do norte ? As pessoas dai não estão ligadas ao mundo não ? Nada se cria, tudo se copia!rsrs … esse cara desse restaurante que até tem
Um qualidade muito boa, porém muito inferior ao coco bambu do meu ceará, deveria ir trabalhar mais, no lugar de se preocupar com os outros. Eu no lugar do proprietário do coco bambu abriria logo 3 também em natal para falir logo esse restaurante. Aaah, acho que a cidade não suporta. Rsrs vlw, flw!
Inveja do Ceará ? Kkk estão bem longe de ser uma capital como fortaleza.
"estão bem longe de ser uma capital como fortaleza"
GRAÇAS A DEUS! Detesto aquela cidade imunda!
Incrível como o Brasil trata mal o empreendedor. O proprietário do Coco Bambu é o responsável pelo maior case de sucesso em restauração no país, prevalecendo seu padrão em praças concorridas como São Paulo. No inicio, utilizou o nome Camarões e mudou pra Coco Bambu, tão logo interpelado pelo pequeno estabelecimento de Natal. Hoje a marca Coco Bambu vale mil vezes mais, em função da capacidade de trabalho, do empreendedorismo e da criatividade do seu fundador e sua familia… Agora vem um juiz sentenciar que houve cópia. Por que? Porque também servem camarões? O nosso judiciário só não tem raiva do empreendedor quando aufere seus elevados vencimentos e mordomias qualquer wue seja sua produtividade, levando-os para uma aposentadoria recorde em opulencia no planeta, em função da altíssima carga tributária e do baixíssimo retorno que o cidadão recebe em troca. Ao proprietário di restaurante em Natal, digo: vá trabalhar, não perca tempo com inveja e procure se superar a cada dia. Quem sabe um dia você chega lá.
Vc precisa se informar melhor amigo. Não esta em discussão como o Proprietário Coco Bambu expandiu sua marca e cresceu, a discussão esta na sua origem. Onde o mesmo fez sucesso copiando o sucesso dos outros. Como vc bem citou, ele começou utilizando o próprio nome do Camarões, o "pequeno" Camarões é o melhor restaurante da cidade e ta sempre vencendo prêmios pelo Brasil, sempre entre os melhores do país. Se vc quer entender pq o juiz sentenciou, é só ler o processo, é público, mas posso lhe adiantar que tem provas mais que suficientes, inclusive testemunhas e prestadores de serviços. A condenada que vc defende com unhas e dentes, veio atras dos funcionários do "pequeno" Camarões pra montar o seu negocio, só não enxerga o plágio quem não quer.
O proprietário infelizmente faleceu sem ver esse resultado da justiça sair, mas muito feliz com o sucesso do empreendimento, que mesmo nas maiores crises esta sempre lotado e com filas de espera em qualquer dia da semana. Espero que todo empreendedor chegue perto do que ele foi.
Mas enfim, o Brasil realmente trata mal seu empreendedor, mas dessa vez fez justiça ao empreendedor que teve sua ideia, seus funcionários, seus segredos industriais e até seu estilo serem levados na cara dura por empreendedores sem ética no famoso estilo espertão.
Um tem 30 unidades e o outro tem 3 unidades?! O suposto "copiado" deveria pegar umas aulas de gestão…
Deveriam proibir comentários, pois não se descutem ideias, objetos ou partes. Só atacam e julgam conforme o conteúdo escatológico existencial característico da expressão existencial do brasileirinho sapiência.
Como assim bicho? Vc tem algum problema cognitivo? O Camarões abriu mão de ser uma rede de franquia, por escolha própria decidiu ser excelência e praticamente um ponto turístico regional.
Ao nao conseguir franquear esse modelo de negócio, a condenada optou por praticar todo tipo de jogo sujo possível, aliciamento de funcionários, segredos da produção, etc. Copiaram tudo, mas a justiça tá aí pra isso.
E ainda tem quem defenda esse tipo de empreendedor.
Uma cópia nunca será e terá a qualidade de um original. Justiça tarda mais não falha.
É muito tempo ocioso pra buscar vantagem no trabalho e no sucesso dos outros. Se fosse bom esse de Natal eles teriam crescido e iriam viver do próprio suor.
Durante a comemoração dos 45 anos do PT (Partido dos Trabalhadores) no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma defesa pública de José Dirceu, Delúbio Soares e João Vaccari, que foram condenados e presos nos casos do mensalão e da Lava-Jato.
“O Zé Dirceu sabe o que é ser vítima da mentira. O companheiro Delúbio também sabe. O companheiro Vaccari não está aqui hoje […] Eles 1º contam mentiras para tentar nos destruir. Eu sei o que eles fizeram comigo”, afirmou Lula, lembrando seus 580 dias de prisão em Curitiba, entre 2018 e 2019.
Dirceu e Delúbio foram presos durante o julgamento do mensalão, e Dirceu também enfrentou nova prisão na Lava-Jato, ao lado de Vaccari. Os 3 continuaram filiados ao PT e se recusaram a firmar acordos de delação premiada com o MPF (Ministério Público Federal).
FESTA DO PT
O PT realizou neste sábado (22.fev.2025) a comemoração do aniversário de 45 anos de fundação da sigla, completados em 10 de fevereiro. A festa popular se dá no centro do Rio de Janeiro. Neste ano, o evento foi aberto ao público, sem a cobrança de ingressos, mas com cadastro prévio.
No site oficial, o partido pediu para que os participantes chegassem mais cedo, “para que possam realizar seu credenciamento com maior tranquilidade”. O formato diferiu da festa realizada em 2024, em que ingressos foram vendidos por até R$ 20.000.
O ato com Lula teve início por volta das 10h50. Houve um atraso de quase 50 minutos.
O editorial do jornal O Estado de São Paulo deste sábado, 22, repercute as ações nada efetivas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para conter a inflação. O texto afirma que o petista age como se fosse “capaz de resolver na lábia questões críticas como a inflação”, além de culpar os outros — os atacadistas e varejistas, os revendedores de combustíveis — pelos preços altos.
O jornal conclui que o culpado pela alta do custo de vida da população é o próprio Lula, suas medidas ineficientes e suas declarações desastrosas.
“Para Lula, como sempre, a responsabilidade pela inflação é dos outros — dos revendedores de combustíveis que ‘assaltam’ o consumidor, dos produtores que repassam para seus preços as variações do dólar e do aquecimento global”, diz o editorial. “Mas o vilão da inflação, hoje, não é o ovo: são as falas desastradas de Lula, aquelas que fazem o dólar subir, e sua obsessão por manter e até aumentar os gastos públicos, que pressionam os juros e desestimulam a produção.”
O editorial lembrou, ainda, da declaração deprimente de Lula sobre estar consumindo ovos de ema. Isso enquanto a população paga cada vez mais caro nos ovos de galinha do supermercado.
Estou fascinado em como esse discurso do nosso presidente começou em “Inglaterra e França exploram petróleo na América do Sul” passou para “vou comer ovo de jabuti” e terminou com “vou abrir o ovo de ema, colocar açaí dentro e ver que gosto tem”.
Inflação segue em alta no governo Lula
O jornal lembrou que a redução no ritmo da inflação em janeiro foi uma exceção: houve uma diminuição das contas de luz por causa de um bônus da energia da usina de Itaipu, mas o preço dos alimentos continuou subindo.
“De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em janeiro, a cesta de 35 produtos de largo consumo nos supermercados ficou 9,29% mais cara em relação a janeiro do ano passado”, afirma um trecho.
Segundo o Estadão, “a tendência para 2025, de acordo com especialistas, é de que a inflação dos alimentos se espalhe ainda mais, principalmente a partir do segundo semestre, mas o governo continua tentando saídas espetaculosas”.
Ao contrário do que sugere o comportamento do presidente da República, a inflação não pode ser diminuída apenas com diálogo.
“Os empresários certamente não se deixarão hipnotizar pelo petista e continuarão a repassar para seus preços os custos cambiais”, explica o editorial. “Mas Lula precisa dar a impressão aos eleitores de que está preocupado com a alta dos alimentos e dos combustíveis. É o melhor jeito de tentar esconder o fato incontornável de que o terceiro mandato de Lula nada tem a oferecer, em nenhuma área relevante.”
O bairro de Nossa Senhora de Nazaré recebeu a primeira edição do projeto Justiz + Saúde que levou atendimentos médicos gratuitos para a população da Zona Oeste de Natal. Mais de 200 pessoas passaram pela equipe formada por médicos clínicos, ortopedista, psiquiatra, enfermeiros e técnicos, distribuída no Salão Paroquial do Santuário dos Mártires.
A iniciativa foi idealizada para promover bem-estar e oferecer acompanhamento humanizado a comunidades de Natal e Parnamirim ao longo do ano. Além de atendimento a crianças e adultos, foram realizados serviços de aferição de pressão e teste de glicemia; e também promovida uma campanha de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Segundo o CEO do grupo, Raul Justiz, o Justiz + Saúde é a concretização do desejo de impactar mais pessoas: “Ficamos felizes em iniciar um projeto como esse, que leva atendimento onde há mais necessidade, oferecendo o que temos de melhor: especialistas em cuidar de pessoas. Foi um evento para toda a família e a expectativa é oportunizar a nossa expertise em saúde para muitas comunidades”, enfatizou.
Sobre o projeto:
O Justiz + Saúde acontecerá pelo menos uma vez por mês em diversas comunidades de Natal e Parnamirim e receberá o apoio de um parlamentar parceiro da iniciativa. Nesta edição, somou-se ao projeto o vereador Luciano Nascimento.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprimentou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) durante evento da Conservative Political Action Conference (CPAC), um fórum conservador mundial, realizado neste sábado (22).
Em sua fala, Trump citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O líder norte-americano estava cumprimentando os líderes conservadores presentes na conferência, como o presidente da Argentina, Javier Miliei, quando se dirigiu a Eduardo.
“Meu amigo Eduardo Bolsonaro, obrigado! Diga ‘oi’ ao seu pai. Sua família é ótima”, disse o republicano a Eduardo Bolsonaro, que estava presente no evento.
Eduardo Bolsonaro representou o pai na CPAC, uma vez que o ex-presidente está impedido de sair do país por ter seu passaporte retido pela Polícia Federal (PF) desde o ano passado.
Segundo apuração da CNN, deputados bolsonaristas avaliam que um apoio explícito de Trump a Bolsonaro poderia pressionar o Congresso Nacional brasileiro a levar adiante o projeto de lei que busca anistiar condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
A Amazônia registrou 133 km² de área desmatada em janeiro de 2025. O número, medido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), representa uma alta de 68% em comparação ao mesmo período de 2024, sendo a sexta maior área desmatada da série histórica para o mês. É como se 400 campos de futebol fossem devastados por dia.
Segundo o levantamento, o estado do Mato Grosso liderou a devastação em janeiro deste ano, concentrando 45% do total detectado. Roraima (23%) e Pará (20%) aparecem em seguida, e juntos, somam 88% da redução de vegetação registrada.
Série história de desmatamento no mês de janeiro | Imazon
Além do crescimento na área desmatada em toda a Amazônia Legal, houve um aumento na derrubada de árvores em áreas protegidas. Das 10 Terras Indígenas (TI) mais afetadas, sete estão total ou parcialmente dentro de Roraima.
“A destruição dessas terras impacta diretamente os povos originários, que dependem da floresta para sua sobrevivência, além de comprometer a manutenção da biodiversidade de fauna e flora e a regulação climática. É preciso ações para atuar nos locais apontados como mais críticos”, disse a pesquisadora do Imazon Larissa Amorim.
Considerado por muita gente como uma oportunidade importante de ingresso ao Ensino Superior, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) registrou redução de 92,5% no número de celebrações de contratos nos últimos nove anos no Rio Grande do Norte. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no segundo semestre de 2015 foram realizados 2.603 financiamentos, enquanto que no mesmo período do ano passado, foram apenas 195. Já a inadimplência cresceu 28,36% em cinco anos. Os dados do FNDE atualizados em janeiro deste ano apontam 20.418 financiamentos em atraso no RN, ante 15.906 em 2020.
Conforme a autarquia federal, a inadimplência registrada em janeiro deste ano supera a adimplência no Estado – segundo o FNDE, 11.589 contratos estavam com os pagamentos em dia até o mês passado. Ainda de acordo com o fundo nacional, em função “da inadimplência concentrada nos contratos celebrados até 2017, foi oportunizado recentemente aos devedores em atraso o refinanciamento dos contratos, ação que transcorreu de novembro de 2023 a dezembro de 2024”.
Para 2025, são ofertadas 1.015 vagas para financiamento no Rio Grande do Norte e 112 mil em todo o País, sendo 67,3 mil neste primeiro semestre. O período de inscrições foi encerrado no último dia 7. À reportagem, estudantes que aderiram ao financiamento relataram apreensão por conta das incertezas que rodeiam as perspectivas em torno de uma provável situação de inadimplência. Esdras Arcanjo, de 20 anos, está no terceiro período de Medicina. Ele afirma que, além das preocupações futuras, um desafio acompanha os estudantes já durante o curso.
“Eu e vários colegas temos apreensão nesse sentido. Estou me preparando e buscando formas de descontos, que hoje são possibilitadas pelo Governo”, diz. “No entanto, um problema que já nos afeta é o teto do Fies Social, que está em torno de R$ 60 mil por semestre, ou seja, R$ 10 mil por mês. Mas hoje as mensalidades ultrapassam facilmente esse valor”, acrescenta Esdras. Um dos colegas dele, que preferiu não se identificar, também conta que está se preparando para conseguir quitar o financiamento em dia depois que se formar.
“Pretendo entrar no programa Mais Médicos para conseguir um abatimento mensal da dívida, que é algo em torno de 1% a 2% para quem atua em áreas com maior déficit de profissionais ou em regiões mais conturbadas. Também penso em servir ao Exército no período temporário (de 1 a 8 anos), porque o salário é muito bom. Enquanto essas soluções não acontecem, quero intensificar plantões para fazer um pé de meia”, detalha.
O estudante frisa, do mesmo modo que Esdras, que os desafios começam durante a graduação. “A limitação do teto é um complicador, dado o custo elevado de um curso como Medicina. Então, consequentemente, a gente arca com valores de coparticipação, o que torna o processo mais oneroso. Existe um movimento (o Fies Sem Teto) que busca recorrer da decisão do Governo Federal sobre o limite de financiamento, porque muitos estudantes tiveram que trancar a faculdade por causa disso”, aponta o universitário.
Regras
Para concorrer às vagas do Fies, é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer uma de suas edições a partir de 2010 até a mais recente. Além disso, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame. A nota na prova de redação precisa ser superior a zero. Os participantes do Enem na condição de treineiro não podem se inscrever no Fies. O resultado da pré-seleção – em chamada única – foi divulgado na última terça-feira (18).
Entre 19 e 21 de fevereiro, os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição e obter o financiamento público das mensalidades em faculdades privadas. O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Veja os dados sobre o Fies no Estado
Contratos celebrados*
2015: 2.603
2024: 195
Redução de 92,5%
*Dados do 2º semestre de cada ano
Inadimplência
2020: 15.906
2025*: 20.418
Aumento de 28,36%
*Dado atualizado em janeiro de 2025
11.589 é o número de contratos adimplentes no RN até janeiro de 2025
1.015 é o número de vagas para o Fies 2025 no RN
112 mil é o número de vagas para o Fies 2025 no Brasil
Uma universidade em cada esquina. Ter diploma hoje de nível superior não serve de nada. Um bocado de analfabeto funcional sem trabalhar e os que estão trabalhando, ganham um salário mínimo. Sem contar esse país lixo, que nem emprego descente tem. As empresas querem sugar até a última gota de sangue do colaborador e pagar uma mixaria.
O ex-militante do PT e candidato do PSTU à Prefeitura de Natal nas eleições 2024, Nando Poeta publicou um vídeos em suas redes sociais acompanhado de duras críticas ao Partido dos Trabalhadores e à governadora Fátima Bezerra, que aparece nas imagens enquanto ele fazia sinal de negativo com as mãos. Fátima também foi alvo de manifestações e cobranças pelo pagamento do piso salarial dos professores. “Pague o piso, governadora”, diziam as pessoas.
No texto da publicação feita no Instagram, Nando lembra que atuou junto à Fátima em sindicatos, na linha de frente e na sequência afirmou que “o PT no poder agora acha nossa indignação descabida, quer que engulamos seco, enquanto a “mãe do piso” desfila faceiramente, fingindo que nada acontece”.
Leia o texto da publicação de Nando Poeta:
Fui militante do PT, dirigente do Sinte por três mandatos, e aprendi cedo que não se pode dar trégua aos algozes da classe trabalhadora. Nas greves, pegávamos a estrada, perseguindo governantes que atacavam nossos direitos, feito bloco de foliões furiosos. Fundamos até um: o Bloco dos Encangados, atrás do trio elétrico da resistência.
Na linha de frente estava Fátima Bezerra, nossa comandante nas trincheiras da luta. Hoje, ironia do destino, é ela quem sente na pele o gosto amargo da traição. Mas nós seguimos firmes, sem esquecer as lições que ela mesma nos ensinou. O PT no poder agora acha nossa indignação descabida, quer que engulamos seco, enquanto a “mãe do piso” desfila faceiramente, fingindo que nada acontece.
Bora pro Carnaval levar nosso protesto! Faça sua fantasia, traga sua plaquinha e jogue na cara desses governantes o descaso deles. Porque samba de trabalhador é na rua, com luta e sem amnésia!
Saí do PT em 1992, quando já dava para sentir o cheiro do retrocesso no ar. Eles esqueceram o passado, mas nós, não.
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (22) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representa um “desastre” para a população brasileira, “matematicamente algo pior do que foi Dilma”. Ele disse que há “proteção sistemática ao desastre que Lula representa”. As afirmações foram feitas em um post publicado no X (ex-Twitter).
O ex-presidente chamou as discussões em torno dos eventos de 8 de janeiro de “narrativa covarde e inventada”, que, segundo ele, faz inveja ao presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.
Bolsonaro mencionou que, em 2022, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) impediu que as ligações entre o PT e Ortega fossem discutidas. Na época, o ministro Paulo de Tarso Sanseverin determinou que o Twitter e o Instagram removessem publicações que sugeriam apoio deLuiz Inácio Lula da Silva (PT), então candidato, a torturas e perseguição a cristãos na Nicarágua.
As postagens deste sábado ocorrem em meio às denúncias da PGR (Procuradoria-Geral da República), relacionadas aos eventos que culminaram no dia 8 de janeiro, quando ocorreram os ataques ao Congresso Nacional.
Bolsonaro e outros 33 denunciados respondem pelos crimes apontados pela PF de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Para 2026! nem Lula, nem Bolsonaro!! E pode chorar cambada de doentes por lado. Que venha um de direita, que essa esquerda só sabe maltratar com o pobre.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), revelou que, durante uma reunião recente com integrantes do primeiro escalão, descobriu que um ministério de seu governo não tinha conhecimento sobre as medidas que estavam sendo tomadas pela atual gestão. A declaração foi feita neste sábado (22), durante aniversário de 45 anos do PT, no Rio de Janeiro.
“Cabe ao governo fazer as coisas corretas e dar informações para vocês [população], porque o governo que não dá informações, às vezes o militante não tem como defender, e eu sei que nós não damos as informações. Eu fiz uma reunião ministerial, faz mais ou menos 20 dias, e eu descobri na reunião, que o ministério do meu governo não sabe o que nós estamos fazendo. Ora, se o ministério não sabe, o povo muito menos”, afirmou Lula.
A fala de Lula ocorre às vésperas de uma possível reforma ministerial. Segundo apuração da CNN, o petista já avisou a aliados próximos que vai substituir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em breve. A ideia é que Alexandre Padilha, que hoje comanda as Relações Institucionais do governo, assuma o comando da pasta. Ambos estavam presentes no aniversário do PT neste sábado.
A decisão de Lula ocorre após uma pressão de aliados para a troca na liderança do ministério. Eles alegam falta de comunicação e de articulação política por parte de Nísia. Recentemente, o presidente também realizou trocas na Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).
Talvez o único ministério que está certo. Se ele não está fazendo nada, como o ministério vai saber de algo? Se eu fosse esse Ministro, falava a verdade, você tá fazendo 💩💩💩
Cearense é o indivíduo mais original do mundo, basta ver as músicas dos "Copiões, oops, digo Aviões do forró. Até os americanos imitaram eles…
Sou brasiliense.. conheci os dois.E na minha opinião o Camarões se encontra na frente do Coco bambu pq é melhor em todos os aspectos..principalmente o prato Camarão Internacional,pois vem Camarões frescos e crocantes..E grandes..E tem algo bom q eu eu não sei explicar..um ambiente muito agradável. .
cearense com mania de grandeza, querendo dar uma de paulista é muito engraçado kkkkkkk tomando as dores de um restaurante que nem é dele, vem perguntar onde fica o RN kkkkkkk ainda usa de sarcasmo sobre Natal não suportar 3 restaurantes do Coco Bambu. Na cabeça dele, botou pra quebrar kkkkk cada uma…
Quando como fora boto a mesa no muro, quando como em restaurante é lá na pedra no alecrim, peixe é ginga com tapioca, e mesmo assim sou feliz.
Copiar até o nome dos pratos…..
Só pra que os entendidos cearenses aprendam o que é plágio.
Sou paulista e moro em Natal faz muito tempo. Não frequento o Camarões porque sou alérgico a camarão e só vou lá quando tenho visitas.
A de minhas irmãs, que já veio algumas vezes me visitar, esteve num congresso em Fortaleza fã uns 3 meses e me disse desse jeito.
Artur, tem uma filial do Camarões lá em Fortaleza, mas naa franquias eles mudaram de nome, chamam de Coco Bambu.,..
Precisa dizer mais alguma coisa????
O fato de um ter crescido mais que o outro nao tem a ver com a discussão, pois o empresario potiguar nao quiz crescer, foi opcao dele, que nao gostava do modelo de franquia.
Quanto a comparacao entre Mac Donalds e Burger King chega a ser piada.. De longe voce percebe se está chegando em uma ou outra franquia.
Foi plágio (que é muito diferente de cópia de modelo de negócio).
Em relação as matérias de marketing!!!! A faculdade ensina o aluno a ser criativo, mesmo que seja sobre idéias, e não a copia-las, mesmo que seja uma marca grande ou pequena, o que vale é o empreendimento, ousadia e vontade de crescer, não adianta ter várias lojas e perder dinheiro por uma ou duas!
Vi em algum comentário, onde fica o rio grande do norte? Fica em um lugar de gente inteligente e capaz!! Se houve plágio ou não? Sei lá!!! Mas isso acontece no mundo empresarial de forma competitiva, sem o grande precisar copiar do pequeno e vice versa!
No Pará tem tudo de melhor, podemos contar com vcs.
Acho essa decisão ridícula. Quantos e quantos casos vemos todos os dias de modelos de negócios sendo replicados. Dessa forma acho prudente até às faculdades de administração retirarem de suas disciplinas o assunto benchmarking. Daqui há uns dias vão condenar vários que fazem essa prática com o argumento que se torna um viés para o plágio.
E olha outra coisa, o Coco Bambu hoje é uma marca consolidado em praticamente todo país, chegando até a expandir suas operações no exterior, enquanto o Camarões vive em um mundinho bitolado, onde sua expressividade se resume ao estado e a alguns turistas que visitam nossa cidade. Como uma decisão dessas aí muitas empresas vão recorrer a justiça para tentar ganhar alguns trocados da concorrência. Se eu fosse o dono do Coco Bambu eu vinha entregar pessoalmente essas migalhas ao dono do Camarões, pois a diferença de faturamento entre as marcas é absurdo.
Sou paulista, portanto imparcial no comentário, já estive nas duas unidades do Camarões em Natal e em 3 unidades do Coco Bambu, na minha humilde opinião embora o Coco Bambu seja um bom restaurante, o Camarões é muito melhor, outro padrão sem comparação.
Se essa decisão for justa e correta, se preparem!! Com certeza todos vcs terão problemas. Está na cara que a decisão inicial está com cheiro de corrupção, mutreta. É se for, onde atrapalhou o pequeno restaurante potiguar?? Ele está quebrado? Precisa de ações, advogados pra tomar dinheiro dos outros? Isso é coisa de malandro, sem duvida. Mas um querendo dinheiro fácil!!!
A questão é Fortaleza x Natal. Haha.
Eu aprendi que temos que estar atentos e sempre a frente de nossos concorrentes. Pensar no futuro. Hoje em dia nada se cria. Tudo se copia e aprimora. Ninguém ta protegido para sempre. Isso é a concorrência. Vivo isso todos os dias. Visito meus concorrentes. Vejo o que estão fazendo. Se vejo algo bom copio e adapto. Assim como meu concorrente também me visitá. Se preciso até troco informações. Não vou ficar me fazendo de pobre coitado porque meu concorrente fez melhor ou ficou maior que eu. Se isso aconteceu foi porque não consegui acompanhar. Se mais.
Sabe o que isso significa? Que esse empresário Cearense pode até ser empreendedor, mas falta ética profissional para os mesmo. Infelizmente o plágio é uma prática comum e a punição nem sempre é aplicada pela justiça brasileira.
É bom que o Cearense aprenda a lição e procure crescer com suas próprias idéias e com ética na sua vida profissional que infelizmente nem todos tem.
Ridículo isso … Pra mim é inveja!
Copiar, colar e melhorar é mega natural …
Côco Bambu, é top e faz sucesso no Brasil inteiroooo…
Além de ultrapassar as fronteiras UAUAUAUAU…
Faz tempo que não vou a Natal o melhor restaurante de lá sem nenhuma duvida era o Mangai. Um exemplo de sucesso qualidade bom atendimento e organização.
Camarões era um restaurante caríssimo que só tinha fama. Não cobsigo entender isso de copuar estilos. Como já disseram aqui como seriam as barracas de praias , bobs , burguer king , mc donalds e tantos outros com estilos parecidos ?
Caberiam processos ?
Acho isso inveja… Sem mais comentários!
Vcs estão é com raiva por que a comida do Camarões é bem melhor e como a comida nem se aproxima na qualidade e sabor tentaram imitar a decoração que pena.
Muito justo. Realmente o Coco Bambu copiou descaradamente o conjunto imagem do Camarões. Chegou ao ponto de inicialmente se chamar Camarões, tendo depois que mudar o nome.
Aonde fica o rio grande do norte ? As pessoas dai não estão ligadas ao mundo não ? Nada se cria, tudo se copia!rsrs … esse cara desse restaurante que até tem
Um qualidade muito boa, porém muito inferior ao coco bambu do meu ceará, deveria ir trabalhar mais, no lugar de se preocupar com os outros. Eu no lugar do proprietário do coco bambu abriria logo 3 também em natal para falir logo esse restaurante. Aaah, acho que a cidade não suporta. Rsrs vlw, flw!
Só falta o MC Donald’s processar o Bob’s….
Vixeeeee!! Tem ate isso rolando!!
Cearense sendo Cearense
Inveja do Ceará ? Kkk estão bem longe de ser uma capital como fortaleza.
"estão bem longe de ser uma capital como fortaleza"
GRAÇAS A DEUS! Detesto aquela cidade imunda!
Incrível como o Brasil trata mal o empreendedor. O proprietário do Coco Bambu é o responsável pelo maior case de sucesso em restauração no país, prevalecendo seu padrão em praças concorridas como São Paulo. No inicio, utilizou o nome Camarões e mudou pra Coco Bambu, tão logo interpelado pelo pequeno estabelecimento de Natal. Hoje a marca Coco Bambu vale mil vezes mais, em função da capacidade de trabalho, do empreendedorismo e da criatividade do seu fundador e sua familia… Agora vem um juiz sentenciar que houve cópia. Por que? Porque também servem camarões? O nosso judiciário só não tem raiva do empreendedor quando aufere seus elevados vencimentos e mordomias qualquer wue seja sua produtividade, levando-os para uma aposentadoria recorde em opulencia no planeta, em função da altíssima carga tributária e do baixíssimo retorno que o cidadão recebe em troca. Ao proprietário di restaurante em Natal, digo: vá trabalhar, não perca tempo com inveja e procure se superar a cada dia. Quem sabe um dia você chega lá.
Vc precisa se informar melhor amigo. Não esta em discussão como o Proprietário Coco Bambu expandiu sua marca e cresceu, a discussão esta na sua origem. Onde o mesmo fez sucesso copiando o sucesso dos outros. Como vc bem citou, ele começou utilizando o próprio nome do Camarões, o "pequeno" Camarões é o melhor restaurante da cidade e ta sempre vencendo prêmios pelo Brasil, sempre entre os melhores do país. Se vc quer entender pq o juiz sentenciou, é só ler o processo, é público, mas posso lhe adiantar que tem provas mais que suficientes, inclusive testemunhas e prestadores de serviços. A condenada que vc defende com unhas e dentes, veio atras dos funcionários do "pequeno" Camarões pra montar o seu negocio, só não enxerga o plágio quem não quer.
O proprietário infelizmente faleceu sem ver esse resultado da justiça sair, mas muito feliz com o sucesso do empreendimento, que mesmo nas maiores crises esta sempre lotado e com filas de espera em qualquer dia da semana. Espero que todo empreendedor chegue perto do que ele foi.
Mas enfim, o Brasil realmente trata mal seu empreendedor, mas dessa vez fez justiça ao empreendedor que teve sua ideia, seus funcionários, seus segredos industriais e até seu estilo serem levados na cara dura por empreendedores sem ética no famoso estilo espertão.
Muito bom correto esta deciçao.
Vcs estão na era do propinoduto e bairrismo.
O juiz da comarca sempre vai dar "ganho de causa" para sua cidade.
O coco bambu é muito bom mais não amarra a chuteira do nosso CAMARÕES POTIGUAR??????
Os cearenses irados falando mal do camarões, eleito várias vezes entre os melhores restaurantes do Brasil, dá vontade né? Hahahaha
Eita a barraca de praia do Ze.
Qie tem cadeiras da brahma tá lascado.
Pensa ai quantas barrancas tem igual?
Um tem 30 unidades e o outro tem 3 unidades?! O suposto "copiado" deveria pegar umas aulas de gestão…
Deveriam proibir comentários, pois não se descutem ideias, objetos ou partes. Só atacam e julgam conforme o conteúdo escatológico existencial característico da expressão existencial do brasileirinho sapiência.
Eis um sábio!! Kkkkkkkk
Só ele entende.
Conheço os dois e posso afirmar, independente da briga aí: o Coco Bambu é melhor. Maior variedade, comida melhor e preços mais acessíveis.
Muito justo. Lembro que a época houve murmúrios deles estarem coagido o Camarões. É muito fácil crescer copiando os outros!!
Aham.. e o Burguer King copiou o Hambúrguer do seu Zé e o Boticário copiou o “Fragrâncias da Zuleide”.
Show!!! Cabra pensador, deve ser Cearense.
Esse restaurante ta e com inveja pq não cresceu como o Coco bambu
Como assim bicho? Vc tem algum problema cognitivo? O Camarões abriu mão de ser uma rede de franquia, por escolha própria decidiu ser excelência e praticamente um ponto turístico regional.
Ao nao conseguir franquear esse modelo de negócio, a condenada optou por praticar todo tipo de jogo sujo possível, aliciamento de funcionários, segredos da produção, etc. Copiaram tudo, mas a justiça tá aí pra isso.
E ainda tem quem defenda esse tipo de empreendedor.
Uma cópia nunca será e terá a qualidade de um original. Justiça tarda mais não falha.
Falando besteira.
Esse "Cocô Bambu" fica anos luz atrás do nosso Camarões em Natal. Sem comparação!
Parabéns a Justiça. Esse restaurante fez uma cópia fiel do Camarões e ainda levou na época mais de 80 funcionários.
É muito tempo ocioso pra buscar vantagem no trabalho e no sucesso dos outros. Se fosse bom esse de Natal eles teriam crescido e iriam viver do próprio suor.