Gastronomia

Rede cearense é condenada por plagiar Camarões Potiguar; indenização será sobre faturamento, de 600 milhões só neste ano

Ambiente do Camarões Potiguar (acima) e Coco Bambu (abaixo)

 

por Dinarte Assunção

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu, nessa quinta-feira (14), condenar o restaurante Coco Bambu, de Fortaleza, em ação movida pelo Camarões Potiguar.

A alegação da rede norte-rio-grandense é de que a congênere cearense plagiou seus serviços, razão pela qual pediu indenização sobre os lucros aferidos pelo Coco Bambu sobre o modelo que é do Camarões. O Tribunal de Justiça reconheceu o plágio e acolheu o pedido.

À decisão, cabe recurso.

“Trata-se de uma decisão que reconhece o que está evidente. Houve um contato por parte dos representantes de Fortaleza até para levar os funcionários do Camarões para lá. Os nomes dos pratos eram os mesmos, o layout do menu. A decisão vem reconhecer que um estabelecimento estava lucrando sobre as ideias do outro”, analisou o advogado do Camarões Potiguar, Erick Pereira.

Na decisão, os desembargadores fixaram a multa de R$ 50 mil e decidiram ainda que o valor que deve ser dado ao Camarões a título de indenização deve ser calculado sobre o faturamento que o Coco Bambu vem tendo a partir do modelo de negócio copiado do estabelecimento potiguar.

A previsão de faturamento da rede Coco Bambu para 2017 é de R$ 600 milhões. A rede acabou de abrir seu primeiro estabelecimento nos Estados Unidos e deve encerrar 2017 com 30 unidades.

Opinião dos leitores

  1. Cearense é o indivíduo mais original do mundo, basta ver as músicas dos "Copiões, oops, digo Aviões do forró. Até os americanos imitaram eles…

  2. Sou brasiliense.. conheci os dois.E na minha opinião o Camarões se encontra na frente do Coco bambu pq é melhor em todos os aspectos..principalmente o prato Camarão Internacional,pois vem Camarões frescos e crocantes..E grandes..E tem algo bom q eu eu não sei explicar..um ambiente muito agradável. .

  3. cearense com mania de grandeza, querendo dar uma de paulista é muito engraçado kkkkkkk tomando as dores de um restaurante que nem é dele, vem perguntar onde fica o RN kkkkkkk ainda usa de sarcasmo sobre Natal não suportar 3 restaurantes do Coco Bambu. Na cabeça dele, botou pra quebrar kkkkk cada uma…

  4. Quando como fora boto a mesa no muro, quando como em restaurante é lá na pedra no alecrim, peixe é ginga com tapioca, e mesmo assim sou feliz.

  5. Copiar até o nome dos pratos…..
    Só pra que os entendidos cearenses aprendam o que é plágio.
    Sou paulista e moro em Natal faz muito tempo. Não frequento o Camarões porque sou alérgico a camarão e só vou lá quando tenho visitas.
    A de minhas irmãs, que já veio algumas vezes me visitar, esteve num congresso em Fortaleza fã uns 3 meses e me disse desse jeito.
    Artur, tem uma filial do Camarões lá em Fortaleza, mas naa franquias eles mudaram de nome, chamam de Coco Bambu.,..
    Precisa dizer mais alguma coisa????

    O fato de um ter crescido mais que o outro nao tem a ver com a discussão, pois o empresario potiguar nao quiz crescer, foi opcao dele, que nao gostava do modelo de franquia.
    Quanto a comparacao entre Mac Donalds e Burger King chega a ser piada.. De longe voce percebe se está chegando em uma ou outra franquia.
    Foi plágio (que é muito diferente de cópia de modelo de negócio).

  6. Em relação as matérias de marketing!!!! A faculdade ensina o aluno a ser criativo, mesmo que seja sobre idéias, e não a copia-las, mesmo que seja uma marca grande ou pequena, o que vale é o empreendimento, ousadia e vontade de crescer, não adianta ter várias lojas e perder dinheiro por uma ou duas!

  7. Vi em algum comentário, onde fica o rio grande do norte? Fica em um lugar de gente inteligente e capaz!! Se houve plágio ou não? Sei lá!!! Mas isso acontece no mundo empresarial de forma competitiva, sem o grande precisar copiar do pequeno e vice versa!

  8. Acho essa decisão ridícula. Quantos e quantos casos vemos todos os dias de modelos de negócios sendo replicados. Dessa forma acho prudente até às faculdades de administração retirarem de suas disciplinas o assunto benchmarking. Daqui há uns dias vão condenar vários que fazem essa prática com o argumento que se torna um viés para o plágio.
    E olha outra coisa, o Coco Bambu hoje é uma marca consolidado em praticamente todo país, chegando até a expandir suas operações no exterior, enquanto o Camarões vive em um mundinho bitolado, onde sua expressividade se resume ao estado e a alguns turistas que visitam nossa cidade. Como uma decisão dessas aí muitas empresas vão recorrer a justiça para tentar ganhar alguns trocados da concorrência. Se eu fosse o dono do Coco Bambu eu vinha entregar pessoalmente essas migalhas ao dono do Camarões, pois a diferença de faturamento entre as marcas é absurdo.

  9. Sou paulista, portanto imparcial no comentário, já estive nas duas unidades do Camarões em Natal e em 3 unidades do Coco Bambu, na minha humilde opinião embora o Coco Bambu seja um bom restaurante, o Camarões é muito melhor, outro padrão sem comparação.

  10. Se essa decisão for justa e correta, se preparem!! Com certeza todos vcs terão problemas. Está na cara que a decisão inicial está com cheiro de corrupção, mutreta. É se for, onde atrapalhou o pequeno restaurante potiguar?? Ele está quebrado? Precisa de ações, advogados pra tomar dinheiro dos outros? Isso é coisa de malandro, sem duvida. Mas um querendo dinheiro fácil!!!

  11. A questão é Fortaleza x Natal. Haha.
    Eu aprendi que temos que estar atentos e sempre a frente de nossos concorrentes. Pensar no futuro. Hoje em dia nada se cria. Tudo se copia e aprimora. Ninguém ta protegido para sempre. Isso é a concorrência. Vivo isso todos os dias. Visito meus concorrentes. Vejo o que estão fazendo. Se vejo algo bom copio e adapto. Assim como meu concorrente também me visitá. Se preciso até troco informações. Não vou ficar me fazendo de pobre coitado porque meu concorrente fez melhor ou ficou maior que eu. Se isso aconteceu foi porque não consegui acompanhar. Se mais.

  12. Sabe o que isso significa? Que esse empresário Cearense pode até ser empreendedor, mas falta ética profissional para os mesmo. Infelizmente o plágio é uma prática comum e a punição nem sempre é aplicada pela justiça brasileira.
    É bom que o Cearense aprenda a lição e procure crescer com suas próprias idéias e com ética na sua vida profissional que infelizmente nem todos tem.

  13. Ridículo isso … Pra mim é inveja!
    Copiar, colar e melhorar é mega natural …

    Côco Bambu, é top e faz sucesso no Brasil inteiroooo…
    Além de ultrapassar as fronteiras UAUAUAUAU…

  14. Faz tempo que não vou a Natal o melhor restaurante de lá sem nenhuma duvida era o Mangai. Um exemplo de sucesso qualidade bom atendimento e organização.
    Camarões era um restaurante caríssimo que só tinha fama. Não cobsigo entender isso de copuar estilos. Como já disseram aqui como seriam as barracas de praias , bobs , burguer king , mc donalds e tantos outros com estilos parecidos ?
    Caberiam processos ?

  15. Vcs estão é com raiva por que a comida do Camarões é bem melhor e como a comida nem se aproxima na qualidade e sabor tentaram imitar a decoração que pena.

  16. Muito justo. Realmente o Coco Bambu copiou descaradamente o conjunto imagem do Camarões. Chegou ao ponto de inicialmente se chamar Camarões, tendo depois que mudar o nome.

  17. Aonde fica o rio grande do norte ? As pessoas dai não estão ligadas ao mundo não ? Nada se cria, tudo se copia!rsrs … esse cara desse restaurante que até tem
    Um qualidade muito boa, porém muito inferior ao coco bambu do meu ceará, deveria ir trabalhar mais, no lugar de se preocupar com os outros. Eu no lugar do proprietário do coco bambu abriria logo 3 também em natal para falir logo esse restaurante. Aaah, acho que a cidade não suporta. Rsrs vlw, flw!

    1. Inveja do Ceará ? Kkk estão bem longe de ser uma capital como fortaleza.

    2. "estão bem longe de ser uma capital como fortaleza"

      GRAÇAS A DEUS! Detesto aquela cidade imunda!

  18. Incrível como o Brasil trata mal o empreendedor. O proprietário do Coco Bambu é o responsável pelo maior case de sucesso em restauração no país, prevalecendo seu padrão em praças concorridas como São Paulo. No inicio, utilizou o nome Camarões e mudou pra Coco Bambu, tão logo interpelado pelo pequeno estabelecimento de Natal. Hoje a marca Coco Bambu vale mil vezes mais, em função da capacidade de trabalho, do empreendedorismo e da criatividade do seu fundador e sua familia… Agora vem um juiz sentenciar que houve cópia. Por que? Porque também servem camarões? O nosso judiciário só não tem raiva do empreendedor quando aufere seus elevados vencimentos e mordomias qualquer wue seja sua produtividade, levando-os para uma aposentadoria recorde em opulencia no planeta, em função da altíssima carga tributária e do baixíssimo retorno que o cidadão recebe em troca. Ao proprietário di restaurante em Natal, digo: vá trabalhar, não perca tempo com inveja e procure se superar a cada dia. Quem sabe um dia você chega lá.

    1. Vc precisa se informar melhor amigo. Não esta em discussão como o Proprietário Coco Bambu expandiu sua marca e cresceu, a discussão esta na sua origem. Onde o mesmo fez sucesso copiando o sucesso dos outros. Como vc bem citou, ele começou utilizando o próprio nome do Camarões, o "pequeno" Camarões é o melhor restaurante da cidade e ta sempre vencendo prêmios pelo Brasil, sempre entre os melhores do país. Se vc quer entender pq o juiz sentenciou, é só ler o processo, é público, mas posso lhe adiantar que tem provas mais que suficientes, inclusive testemunhas e prestadores de serviços. A condenada que vc defende com unhas e dentes, veio atras dos funcionários do "pequeno" Camarões pra montar o seu negocio, só não enxerga o plágio quem não quer.

      O proprietário infelizmente faleceu sem ver esse resultado da justiça sair, mas muito feliz com o sucesso do empreendimento, que mesmo nas maiores crises esta sempre lotado e com filas de espera em qualquer dia da semana. Espero que todo empreendedor chegue perto do que ele foi.

      Mas enfim, o Brasil realmente trata mal seu empreendedor, mas dessa vez fez justiça ao empreendedor que teve sua ideia, seus funcionários, seus segredos industriais e até seu estilo serem levados na cara dura por empreendedores sem ética no famoso estilo espertão.

    1. Vcs estão na era do propinoduto e bairrismo.
      O juiz da comarca sempre vai dar "ganho de causa" para sua cidade.

  19. Os cearenses irados falando mal do camarões, eleito várias vezes entre os melhores restaurantes do Brasil, dá vontade né? Hahahaha

  20. Eita a barraca de praia do Ze.
    Qie tem cadeiras da brahma tá lascado.
    Pensa ai quantas barrancas tem igual?

    1. Um tem 30 unidades e o outro tem 3 unidades?! O suposto "copiado" deveria pegar umas aulas de gestão…

  21. Deveriam proibir comentários, pois não se descutem ideias, objetos ou partes. Só atacam e julgam conforme o conteúdo escatológico existencial característico da expressão existencial do brasileirinho sapiência.

  22. Conheço os dois e posso afirmar, independente da briga aí: o Coco Bambu é melhor. Maior variedade, comida melhor e preços mais acessíveis.

  23. Muito justo. Lembro que a época houve murmúrios deles estarem coagido o Camarões. É muito fácil crescer copiando os outros!!

  24. Aham.. e o Burguer King copiou o Hambúrguer do seu Zé e o Boticário copiou o “Fragrâncias da Zuleide”.

    1. Como assim bicho? Vc tem algum problema cognitivo? O Camarões abriu mão de ser uma rede de franquia, por escolha própria decidiu ser excelência e praticamente um ponto turístico regional.

      Ao nao conseguir franquear esse modelo de negócio, a condenada optou por praticar todo tipo de jogo sujo possível, aliciamento de funcionários, segredos da produção, etc. Copiaram tudo, mas a justiça tá aí pra isso.

      E ainda tem quem defenda esse tipo de empreendedor.

  25. Parabéns a Justiça. Esse restaurante fez uma cópia fiel do Camarões e ainda levou na época mais de 80 funcionários.

    1. É muito tempo ocioso pra buscar vantagem no trabalho e no sucesso dos outros. Se fosse bom esse de Natal eles teriam crescido e iriam viver do próprio suor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Veja pontos de coleta em Natal e saiba o que doar para vítimas das enchentes no RS

Foto: Reprodução

Rio Grande do Sul tem recebido doações de todo o Brasil após as enchentes que deixaram diversas casas submersas e famílias desabigadas em vários municípios do estado. Algumas pessoas perderam praticamente todos os bens materiais.

E quem mora em Natal (RN) e quiser ajudar na reconstrução dos municípios, também é possível. Há pontos de doações de materiais e também de PIX disponíveis para quem puder contribuir.

g1 RN reuniu alguns desses pontos na capital potiguar para quem quiser ajudar. Veja abaixo:

➡️ Legião da Boa Vontade (LBV) – SOS Calamidades

  • Onde doar: Rua dos Caicós, 2148 – Dix Sept Rosado, das 8h às 17h
  • O que doar: Material de limpeza (sabão, água sanitária, álcool, desinfetante e detergente); material de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova de dente, shampoo e absorvente); água potável; alimentos não perecíveis.
  • Pix solidário: E-mail: [email protected]
  • Informações: A LBV está recebendo doações em todo o Brasil. Em Natal, as doações vão ter o apoio da Azul Linhas Aéreas que fará o transporte do material arrecadado e entregará à Defesa Civil de Glorinha, no Rio Grande do Sul, em apoio às vítimas das chuvas. Mais de 30 toneladas foram entregues. Mais informações: (84) 981136313| (83) 981366759

➡️ CVC

  • Onde doar: Qualquer loja da CVC. Em Natal, por exemplo, há lojas nos shoppings Cidade Jardim, Natal Shopping, Norte Shopping, Praia Shopping e Midway Mall.
  • Período: de 6 até 19 de maio
  • O que doar: Roupas e calçados, roupa de cama (lençol, cobertor) e toalhas
  • Informações: CVC está em parceria com Latam Brasil, Azul Linhas Aéreas, Gol e Jamef Transportes, com mais de 1 mil lojas em todo o Brasil. Mais informações em: cvc.com.br/lp/omni/acaosolidariacvc.

➡️ Natal Shopping

  • Onde doar: Natal Shopping (Piso L2 – Tapume em frente à Cacau Show)
  • Período: até o dia 9 de maio
  • O que doar: Colchões (novos ou em bom estado), roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal, cestas básicas fechadas.
  • Pix solidário: A conta disponibilizada pelo Natal Shopping é a do governo do Rio Grande do Sul: SOS Rio Grande do Sul, pix CNPJ: 92.958.800/0001-38
  • Informações: O Natal Shopping informou que terá o auxílio da Força Aérea Brasileira para transporte do material arrecadado. Mais informações AQUI.

➡️ Riachuelo

  • Onde doar: em qualquer loja da Riachuelo do Brasil. Em Natal, por exemplo, há loja no shopping Midway Mall.
  • Período: a partir de 7 de maio – sem definição de data final.
  • O que doar: Mantas, travesseiros, almofadas, roupas íntimas (novas), roupas de inverno, produtos de higiene pessoal, fraldas (infantis e geriátricas), água mineral, ração e vermífugos para pets, produtos de limpeza.
  • Dicas: Doações higienizadas e em bom estado; organizadas por categoria (peças infantis, femininas, de cama….); pares de sapato amarrados um ao outro com cadarço; embalar de forma segura e usar sacos plásticos para proteger.
  • Informações: Segundo a Riachuelo, o pontos de coleta são frutos de uma parceria com a Cruz Vermelha.

➡️ Leroy Merlin

  • Onde doar: todas as 47 lojas da empresa no Brasil estão recebendo doações. Na Grande Natal, a loja fica em Nova Parnamirim, na marginal da BR-101 esquina com a R. Maria Dolores Costa, 30.
  • O que doar: Estão sendo aceitos doações de alimentos, kits de higiene, roupas, calçados e também rações de animais.
  • Período: Não há prazo determinado para o fim da campanha.
  • Informações: Todas as doações serão direcionadas para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Mais informações AQUI.

➡️ SOS Rio Grande do Sul

Também é possível contribuir para a campanha SOS Rio Grande do Sul, canal oficial de doação gerenciado pelo governo do Rio Grande do Sul, por meio de PIX para o CNPJ 92.958.800/0001-38.

Fonte: g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Saques e violência ampliam drama no RS e Força Nacional é convocada

Foto: Divulgação

Em meio ao caos enfrentado pelo Rio Grande do Sul devido às chuvas que atingem o estado desde o início da semana passada, a polícia agora registra casos de violência, saques, furtos e roubos em diversos municípios. A situação aumenta a tensão e agrava o estado de calamidade que já se instalou em muitas comunidades.

Nas redes sociais, diversos relatos narram saques, assaltos violentos e até mesmo ações contra voluntários que auxiliam nos trabalhos humanitários. Ao Metrópoles, um morador de Porto Alegre, que preferiu não se identificar, detalhou a situação da capital: “O centro de Porto Alegre tá todo saqueado. Farmácia, supermercado, loja, mercado público, tudo”, conta.

Em Canoas, por exemplo, moradores expõem que criminosos se passam por necessitados para assaltarem os voluntários que se dispõem a ajudar. Já em Novo Hamburgo, a população precisou se armar para se defender dos bandidos. Muitos não querem abandonar suas casas por medo das ações dos criminosos.

Além de saquear casas e comércios, deixados para trás pelos proprietários que buscam locais seguros, os criminosos têm como alvo barcos, jet skis e outros equipamentos que auxiliam nos resgates de pessoas em áreas de risco.

Reforço na segurança

Para reforçar a segurança e conter a escalada dos crimes, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), confirmou, nessa terça-feira (7/5), que o estado receberá mais 400 agentes da Força Nacional. Com o efetivo combinado da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, o contingente totaliza 944 servidores.

O governador também publicou o edital do Programa Mais Efetivo. O objetivo é convocar mil policiais da reserva. Todos os agentes que estavam de férias ou atuavam em funções administrativas foram convocados para atuar nas regiões atingidas.

A Brigada Militar do estado lançou operações contra o vandalismo e a criminalidade em diversas cidades, como Montenegro, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Bento Gonçalves e Porto Alegre. Até o momento, 32 pessoas foram presas.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] Motorista e passageiro discutem em ônibus e confusão termina em agressão

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)


Um vídeo viralizou nas redes sociais e mostra uma discussão entre um motorista e um passageiro em um ônibus e confusão termina em agressão física na cidade de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, na segunda-feira (6).

Segundo Marinho Maciel, em entrevista a equipe da TV Ponta Negra (SBT), o motorista, com anos de profissão, o passageiro precisava apresentar um documento que comprovasse ser idoso e tinha direito a gratuidade, mas não apresentou e foi quando os insultos começaram, foram para fora do ônibus e começaram a troca de socos.

Ainda conforme o motorista, ele não aguentou após ser agredido fisicamente e revidou, do lado de fora do ônibos. Marinho Maciel conduziu o veículo para a delegacia da cidade e registrou o Boletim de Ocorrência, fez exame de corpo de Delito, mas quando saiu da delegacia, o mesmo passageiro que o agrediu já estava numa parada de ônibus pra ir embora.

Após o fato, o motorista pensa em desistir da profissão, confessou para a equipe da TV Ponta Negra.

Fonte: TV Ponta Negra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Pegada encontrada em local onde psicóloga foi morta é de servidor do TJRN, conclui Itep

Foto: Reprodução

A perícia realizada pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) confirmou que uma pegada encontrada no local onde a psicóloga Fabiana Veras foi morta na cidade de Assú, no mês de abril, pertence ao sapato que estava com o principal suspeito do crime.

Fabiana Veras foi encontrada morta dentro de casa no dia 23 de abril. O corpo estava amordaçado, amarrado e com marcas de cortes de arma branca. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um homem, apontado como principal suspeito do crime, entrou na casa da vítima e foi recebido por ela.

A equipe do Itep que realizou a perícia no local identificou pegadas com manchas de sangue no chão do imóvel. Após o registro, o material foi enviado para o detor de Perícias de Biometria e Papiloscopia Aplicada.

A pegada encontrada foi confrontada com o padrão da sola de um par de sapatos que estava na residência do suspeito quando ele foi detido pela Polícia Civil. A comparação deu positiva, confirmando que o calçado foi usado durante o crime. Além disso, a perícia encontrou sangue no solado do sapato após o uso do luminol.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Álvaro Dias apresenta ações administrativas a trade turístico

Foto: Divulgação

O Prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu os representantes do trade turístico do Estado, empresários e associações ligadas à classe produtiva potiguar, no Palácio Felipe Camarão, nesta terça-feira (7). No encontro, que contou com boa parte do secretariado, o gestor apresentou os investimentos que estão sendo feitos no desenvolvimento da capital, bem como as transformações realizadas com novas obras e resultantes da desburocratização provocada após a sanção do novo Plano Diretor.

“Estamos investindo forte em várias áreas. Com o novo Plano Diretor, conseguimos tirar Natal de um atraso de 15 anos devido a uma legislação que engessava a cidade e que fez a capital perder investimentos e parte de sua população para municípios vizinhos. Agora já temos R$ 1,8 bilhão sendo investido pela iniciativa privada e a expectativa de outros R$ 3 bilhões serem aplicados nos próximos anos”, comentou Álvaro Dias.

De acordo com números apresentados pelo secretário de Meio Ambiente, Thiago Mesquita, entre 2007 e 2022, na vigência do Plano Diretor antigo, apenas 19 alvarás de construção foram concedidos pela Semurb. Após a sanção da nova legislação, de 7/3/2022 até agora já são 64 novos alvarás, com a geração de 15 a 16 mil empregos diretos na construção civil.

Álvaro Dias apontou ainda as obras em andamento na cidade e as mudanças e oportunidades criadas após a conclusão dos trabalhos. O Prefeito citou, por exemplo, na área de infraestrutura, a obra da Felizardo Moura, uma das avenidas mais modernas do País, que ainda não é utilizada em sua plenitude devido à intervenção do DNIT na ponte de Igapó. Ainda na área, o gestor relembrou o Programa Asfalto Novo, com investimentos de R$ 70 milhões e que chega às principais avenidas e ruas das quatro zonas administrativas.

“É o maior investimento nesta área em todos os tempos. Natal tinha uma malha viária desgastada e sem recuperação há muitos anos. Isso trazia insegurança e prejuízo para a população. Agora temos uma nova realidade”, explicou.

O Prefeito citou obras que impactam diretamente na área do turismo como a criação de um novo ponto de atração turística na cidade a partir da requalificação da Pedra do Rosário, com novas praças, calçadão, novas vias e o mirante. “Os turistas ficarão encantados com o pôr do sol mais bonito do mundo”, previu.

Outra obra que mudará a realidade do turismo em Natal é a construção do Complexo Turístico da Redinha e as transformações que estão sendo feitas no seu entorno. São vias novas, amplas, modernas, com áreas de estacionamento amplas, sinalização, quiosques e paisagismo.

As praias urbanas do Meio, Forte e Artistas também estão sendo transformadas. Os antigos quiosques já começaram a ser substituídos e o projeto de requalificação está sendo posto em prática. Serão espaços de convivência arborizados, bonitos e com capacidade de receber bem os turistas e os natalenses. A avenida 25 de dezembro, que é a paralela a avenida Café Filho (beira-mar) já está praticamente concluída.

“Compramos todas as árvores já grandes para garantir um sombreamento desde já e tornar mais aprazível os locais. Os equipamentos são modernos e muito bonitos. Será uma grande área de atração turística e para investimentos. Os imóveis serão muito valorizados”, antecipou Álvaro Dias, que ainda citou a reforma e ampliação do quiosque de atendimento ao turista, que fica ao lado do Chaplin.

Para expor sobre a principal obra apresentada, o prefeito convidou o representante da empresa que venceu a licitação para a obra de Recuperação da Praia de Ponta Negra (engorda). “Fizemos questão que ele apresentasse para vocês como ficará, o trabalho que vai ser feito e o tempo para execução. Esperamos terminar tudo dentro do prazo e vamos garantir a preservação do nosso principal cartão postal, que é o Morro do Careca, vamos proteger os empregos e negócios de quem trabalha em Ponta Negra e, com certeza, gerar muitos mais com as possibilidades de investimentos que surgirão”, explicou.

A empresa espera concluir as obras em, no máximo 150 dias, podendo haver antecipação da entrega, uma vez que a executora dos trabalhos já possui uma ampla expertise na área de engorda, sendo responsável pelas principais intervenções em praias do País, com destaque para as realizadas no Estado de Santa Catarina.

Após a apresentação, os representantes de entidades fizeram questão de elogiar as obras e iniciativas da gestão. O presidente do Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil, Sérgio Azevêdo, afirmou que a cidade tem uma “dívida de gratidão” pela visão estratégica e empreendedora da Prefeitura. “É inegável e indiscutível que a gestão conseguiu trazer benefícios para o Município”, disse.

George Gosson, do Natal Convention Bureau, relembrou uma experiência ruim pela qual passou em Ponta Negra e disse que a obra da engorda vai transformar a realidade do local. “Estivemos juntos lutando por isso e é uma felicidade muito grande ver que vai se concretizar”, comentou.

O representante da entidade comercial do Alecrim, Matheus Feitosa (AEBA) citou as melhorias feitas no bairro, como a praça Gentil Ferreira e o projeto do teatro municipal como indutoras do desenvolvimento na área. Ele ainda agradeceu pelo avanço dos trabalhos do Programa Asfalto Novo. 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Potiguar lidera grupo de voluntários que resgata vítimas de enchete no RS

Foto: Cedida 

O Rio Grande do Sul segue inundado. Cerca de 80% do Estado Gaúcho está afetado com as enchentes. De acordo com o último dado da Defesa Civil, divulgado na manhã desta quarta-feira (8), o desastre climático já deixou 95 mortos, 128 desaparecidos e 158 mil desalojados. Diante deste cenário, o potiguar Victor Fernandes é um dos líderes do “Nordestinos na Serra Gaúcha”, um grupo de voluntários que atua na região de Gramado e Canela.

“Quando a gente chega em casa, que tem comida, tem cama, tem o canto quentinho e seguro, bate uma tristeza, sabe? Porque a gente tem tudo isso e as pessoas que estão aqui não tem mais nada, nada. Durante o dia a gente não tem nem tempo de chorar, só de ajudar. Mas quando chega em casa, a gente desaba”, relata Victor Fernandes. Natural de Currais Novos, no Seridó do Rio Grande do Norte, Fernandes trabalhava como corretor de imóveis. Em agosto de 2022, ele foi a passeio para Gramado e depois voltou para morar. Com a tragédia que assola o RS, o potiguar, junto a outros nordestinos, decidiu ajudar as pessoas que estão sendo afetadas pelas enchentes.

O grupo atua há mais de quatro dias nas cidades de Três Coroas e Igrejinha, que ficam próxima de Gramado arrecadando alimentos, água, itens de higiene, ração e muito mais. “Na região de Canoas tem muita criança desaparecida e existe um apoio para isso, nas buscas pelas crianças que foram levadas pela enxurrada”, ressalta o potiguar.

Além da arrecadação, Victor detalha que o trabalho realizado pelos voluntários foca em limpeza, de camas, colchões, casas, móveis. “Teve muita casa que a água ficou no telhado e o pessoal perdeu tudo, ficou só as paredes das casas. Então, está todo mundo tirando as coisas de dentro da casa e jogando nas ruas, que estão virando um lixão a céu aberto”, descreve o potiguar.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ESCÂNDALO: TCE apura supostas irregularidades de Kátia Pires com doação de terreno que virou choperia

Foto: Reprodução

Mais um desdobramento sobre a suposta doação irregular de um terreno, que teria sido usado para fins comerciais, e o acúmulo de cargos pela vice-prefeita Kátia Pires. Roberval Amaral da Silva, militar aposentado, denunciou à Prefeitura de Parnamirim na então gestão de Raimundo Marciano de Freitas.

 

Para o denunciante, a doação de terras na mesma área aconteceu não só à pré-candidata, mas a mais de 20 pessoas naquela época. Em relação à fração doada a ela, ele questiona se houve, ou não, o interesse público na doação, já que, segundo ele, o terreno funcionava como estabelecimento comercial, e não como moradia, como afirmou Kátia Pires ao Diário do RN.

“Tinha um comércio lá e era uma choperia. Agora não sei se tem outra coisa, até pouco tempo estava desocupado agora tem outra coisa (estabelecimento comercial). Houve uma declaração somente dela (Kátia Pires) incorporando aquele imóvel no seu patrimônio, coisa que a própria justiça tem uma decisão sustando qualquer possibilidade dessa natureza. Mas ela fez a declaração como o seu patrimônio”, fala ele, apontando para o Ofício nº 12405001383-4636/05 expedido pelo Ministério Público em 2005, determinando que Kátia se abstenha de realizar a transmissão do imóvel.

A denúncia foi acatada pelo Tribunal de Contas do Estado. O processo do TCE nº 300.643/2021-TC, relatado pela conselheira Maria Adélia Sales, trata a respeito de possível irregularidade em doações de bens públicos “a pessoas com grande influência política local”, no ano 2000.

Uma fração do terreno situado na rua Maria Dolores, no loteamento Parque Vale do Pitimbu, foi doado através de Decreto Municipal nº 4733/2000 à ex-vereadora.

À atual pré-candidata a prefeita, o Tribunal de Contas solicitou, em 04 de fevereiro de 2022, esclarecimentos do ex-prefeito Marciano e do atual prefeito Rosano Taveira. Ao ex-gestor, pede documentos que comprovem com quais finalidade e interesse público os imóveis foram doados, sob quais critérios e “por qual razão fez uso da utilização dessa modalidade de alienação (doação) em detrimento da utilização da outorga de concessão do direito real de uso”.

Acúmulo de cargos
Roberval ainda explica como chegou à parte da denúncia que aborda o acúmulo de funções por parte de Kátia Pires, na Câmara Municipal de Natal, através da Prefeitura de Natal, e na Câmara de Parnamirim. Segundo ele, em pesquisas para um processo pessoal sobre seu IPTU, chegou ao conhecimento que Pires, enquanto servidora da Prefeitura de Natal, lotada na Casa Legislativa natalense, assumiu o primeiro mandato como vereadora e não se desvinculou do cargo.

“Ela não se desligou, não fez a desincompatibilização. Então ficou esses anos todinhos como servidora da Câmara e vereadora. E quando foi agora em 2021, O TCE fez o chamamento (para justificativa). E ela terminou pedindo até a aposentadoria pelo Natal Prev, antecipou a aposentadoria. Na realidade já estava como vice-prefeita e ao mesmo tempo também servidora da Câmara e recebendo dos dois órgãos”, acusa Roberval.

O denunciante ainda observa que há uma sanção cautelar do Tribunal de Contas pedindo a devolução de R$ 31 mil em relação a esse período, apenas o que ela ficou como acumulando de vice-prefeita e ao mesmo tempo, servidora da câmara.

“Na realidade, era para ser o período todo”, opina ele, se referindo ao também ao tempo em que ela ocupou cargo de vereadora.

Vice-prefeita não esclareceu ocupação do imóvel

A reportagem do Diário do RN fez novo contato com a pré-candidata a prefeita de Parnamirim, mas não obteve retorno para esclarecimento dos pontos abordados pelo denunciante. Ela foi questionada sobre o uso do terreno na época da doação e sobre o acúmulo de cargos e salários, além da ocupação do imóvel atualmente, mas não respondeu até o fechamento da edição.
Em resposta dada à reportagem, que foi publicada nesta terça-feira (07), ela justificara que “os fatos foram esclarecidos no âmbito administrativo”. Ela afirmou, ainda, que o terreno havia sido utilizado para moradia de sua família há 20 anos, diferente da acusação de Roberval.

Diário do RN

Opinião dos leitores

  1. Que lindo!! Ainda bem que vai ser resolvido!!

    Mais mudando de assunto

    algum ANALFABETO FUNCIONAL já sabe os nomes dos políticos seguidores da SEITA BOLSONARISTA que foram no show da Madonna?

    falaram que eram do RS!

    1. Vc deve ser muito inteligente. Com toda certeza votou em alguém extremamente preparado.
      Um homem como vc deve ser bem sucedido e ter uma vida bem tranquila. Acho que vc deve tá morando na Europa.
      Por que ainda dá atenção aos bolsonaristas? O que te causa tanto incômodo?
      Um homem de sua igualha não deveria dá tal impotência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo segue sem pagar emenda e irrita deputados

Foto: Reprodução

“Cadê as emendas dos deputados?”, o apelo recorrente do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), foi direcionado ao líder do governo na Casa, o deputado estadual Francisco do PT, em razão da falta de sinalização de uma data para o Executivo iniciar repasses de R$ 112 milhões de emendas parlamentares previstas no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2024.

“Não podemos passar mais pelo que estamos passando”, reclamou o deputado Tomba Farias, reconhecendo que a Casa está calada diante do tratamento adotado pelo governo Fátima Bezerra (PT) em atrasar a liberação de recursos destinados a municípios e instituições conveniadas. “Esta Casa não é do governo, esta Casa é do povo e as emendas são dos municípios”, continuou.

Tomba Farias também se reportou em tom contundente ao deputado estadual George Soares (PV), que estava na exercício da presidência da mesa, durante os cinco minutos que discursava na tribuna da Casa: “O senhor foi líder do governo e sabe o que é isso”.

Farias cobrou a “promessa” do governo, de que os recursos das emendas seriam liberados dentro do período previsto constitucionalmente, até o fim do primeiro semestre, como havia garantido já em 2023, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier.

Segundo Farias, no ano passado realizou-se a maior festa da história da padroeira Santa Rita de Cássia em Santa Cruz – “o governo não pagou as emendas, mas a governadora foi a primeira que chegou lá, foi para o meio da procissão, as TVs filmando e esta Casa silencia e precisamos nos unir e tomar providência, dizer que é plural, mas é do povo do Rio Grande do Norte”.

O deputado Francisco do PT reagiu, informando que esteve com o deputado Tomba Farias e apresentou uma proposta na semana passada, “como já tinha passado no colegiado, sobre o pagamento de emendas parlamentares”, iniciando-se ainda em maio e outra parte em junho. “Com relação ao valor das emendas, o quantitativo, não defino e continuo defendendo a tese, de que a gente só pode assumir compromisso se puder cumprir”, destacou o líder governista.

“Então, eu trouxe sim uma proposta”, retrucou Francisco do PT, a respeito da cobrança: “O deputado Tomba Farias sabe que apresentei, se não agradou é outra história, o que me comprometi a trazer como líder do governo, eu trouxe”.

Farias insistiu, afirmando que realmente recebeu-a proposta do governo, mas a considerou como “ridícula” e que o governo “manga desta Casa”, pois de uma total previsto de R$ 4 milhões por deputado, manda “500 mil para pagar em maio”.

Para encerrar a discussão, Francisco do PT voltou a dizer que o governo cumpriu o prometido de apresentar o calendário para liberação das emendas. “Acho que não é mangando, porque o governo nunca fez isso, aliás, deputado de oposição já me disse que no passado não vinha nem pagamento de emenda parlamentar, hoje a governadora se esforça muito para tratar todo mundo por igual”.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Os deputados doido para pegar o dinheiro para gastar na campanha a governadora só de ruim sabendo que os aliados dela vão perder a eleição para prefeito e não vai soltar o dinheiro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara gasta R$ 100 mil para deputados passarem 1º de maio em Cuba. Mineiro entre eles

Foto: Reprodução 

A Câmara dos Deputados gastou quase R$ 100 mil para seis deputados de partidos de esquerda viajarem a Cuba para participar das comemorações do Dia do Trabalhador, no 1º de maio, em Havana.

Segundo dados da Câmara, viajaram a Cuba os deputados Fernando Mineiro (PT-RN), Lídice da Mata (PSB-BA), Alice Portugal (PCdoB-BA), Gervásio Maia (PSB-PB), Tarcísio Motta (PSol-RJ) e Marcio Jerry (PCdoB-MA).

Os parlamentares ficaram na capital cubana entre os dias 29 de abril e 3 de maio. Todos eles receberam diárias e tiveram as passagens aéreas pagas pela Câmara, totalizando um gasto de R$ 97,5 mil.

Houve, porém, variações no valor das passagens. Fernando Mineiro, por exemplo, informou à Câmara ter gasto R$ 8,4 mil no bilhete aéreo, enquanto os outros parlamentares informaram custo em torno de R$ 5 mil cada.

Segundo os deputados, o objetivo da viagem era participar de reuniões na Assembleia do Poder Popular, de encontros da Internacional de Solidariedade com Cuba e das celebrações do Dia do Trabalhador.

Confira os gastos de cada um dos deputados na viagem a Cuba:

Fernando Mineiro (PT-RN)
Diárias: R$ 10.169,28
Passagem: R$ 8.486,56

Tarcísio Motta (PSol-RJ)
Diárias: R$ 11.461,99
Passagem: R$ 4.997,11

Gervásio Maia (PSB-PB)
Diárias: R$ 10.169,28
Passagem: R$ 5.378,67

Alice Portugal (PCdoB-BA)
Diárias: R$ 10.246,32
Passagem: R$ 4.872,30

Lídice da Mata (PSB-BA)
Diárias: R$ 10.246,32
Passagem: R$ 5.928,07

Marcio Jerry (PCdoB-MA)
Diárias: R$ 10.169,28
Passagem: R$ 5.455,18

Total: R$ 97.580,36

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. algum ANALFABETO FUNCIONAL já sabe os nomes dos políticos seguidores da SEITA BOLSONARISTA que foram no show da Madonna?

    falaram que eram do RS!

    1. Vira o disco! Cita algum crime cometido no governo Bolsonaro, traga provas!

  2. Infelizmente Mineiro representa os interesses de Cuba pago com dinheiro público brasileiro.

  3. Interessante que, quando os deputados do outro campo políticos utiliza dinheiro da sua cota parlamentar para falar mal do Brasil na Europa e nos EUA, esse portal não fala nada, porque?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

AstraZeneca para de fabricar e distribuir vacina contra a covid

Foto: Divulgação

AstraZeneca começou a retirar sua vacina contra a covid-19 do mercado mundial e vai parar de fabricá-la. Segundo a farmacêutica, a medida é por razões comerciais, uma vez que há um “excedente de imunizantes” que foram atualizados para novas variantes do Sars-CoV-2.

A companhia já havia enviado, em março, um pedido à UE (União Europeia) para a retirada voluntária da “autorização de introdução no mercado”. A solicitação foi aceita e entrou em vigor na 3ª feira (7.mai.2024). A Vaxzevria, como a vacina é chamada, tem sido alvo de escrutínio por causa de um efeito adverso raro do imunizante.

AstraZeneca reconheceu pela 1ª vez diante da Justiça que a sua vacina contra a covid-19 pode causar um “efeito adverso raro”. A farmacêutica é alvo de uma ação coletiva em que 51 famílias pedem indenização de até £ 100 milhões (cerca de R$ 650 milhões).

A farmacêutica disse, em documentos anexados ao processo, que o imunizante “pode, em casos muito raros, causar síndrome de trombose com trombocitopenia”. Chamada de TTS, a condição é caracterizada pela formação de coágulos de sangue e pode ocasionar o entupimento de veias e artérias.

Em comunicado citado pelo The Telegraph, a AstraZeneca afirmou estar “extremamente orgulhosa” do papel que a sua vacina desempenhou na pandemia. “De acordo com estimativas independentes, mais de 6,5 milhões de vidas foram salvas só no 1º ano de utilização e mais de 3 bilhões de doses foram distribuídas”, lê-se na nota.

“O nosso trabalho foi reconhecido pelos governos de todo o mundo e é amplamente considerado como tendo sido um componente crítico para acabar com a pandemia global”, acrescenta.

“Como, desde então, foram desenvolvidas múltiplas vacinas para variantes da covid-19, há um excedente de imunizantes atualizados disponíveis. Isto levou a um declínio na procura pela Vaxzevria, que já não é fabricada nem fornecida. A AstraZeneca tomou, portanto, a decisão de iniciar a retirada das autorizações de introdução no mercado da Vaxzevria na Europa”, diz o comunicado.

E completa: “Faremos parceria com autoridades reguladoras em todo o mundo para iniciar a retirada da autorização de comercialização da Vaxzevria”.

Poder 360

 

Opinião dos leitores

  1. O capitão e alguns infectologistas que foram proibidos de falarem estavam certos.
    Uma causa trombose, a da Pfizer miocardite, vai vir esquerdopatas falando que outros medicamentos causam efeitos colaterais, mas os efeitos dos outros medicamentos não levam a morte como as vacinas, a desculpa é, os casos são raros, assim dizem os fabricantes que ganharam bilhões com estas vacinas, aí irão dizer que as vacinas salvaram bilhões, então eu respondo, no continente Africano essas vacinas foram raras e morreram menos pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *