Cultura

Sesc solta nota de esclarecimento sobre o “Espetáculo Macaquinhos” e repudia publicação de imagens

Sobre o Espetáculo Macaquinhos, o Sesc soltou uma nota de esclarecimento:

O Sesc, entidade de direito privado mantida pelos empresários do comércio, vem a público esclarecer que realizou a 17ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas em 28 municípios caririenses promovendo o acesso à cultura de forma gratuita em suas mais diferentes expressões. Neste ano mais de 200 mil pessoas tiveram acesso a 127 espetáculos que são selecionados atendendo a critérios definidos em edital por um grupo de curadores, com total e plena autonomia, não cabendo ao Sesc nenhum tipo de censura, conforme prevê a constituição brasileira.

Em relação à apresentação Macaquinhos (SP), baseado no livro ‘O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro, o Sesc esclarece que atuou de forma a assegurar que apenas o público interessado tivesse acesso ao referido espetáculo. Assim, todas as informações foram oferecidas, sendo estabelecida classificação de 18 anos e horário de apresentação às 23 horas, com exibição obrigatória da Carteira da Identidade.

O Sesc tomou cuidado ainda em não divulgar qualquer imagem do espetáculo, por entender que pessoas fora da faixa etária indicada não devem ter acesso a tais conteúdos e não apoia a sua divulgação e portanto repudia a postagem de cenas do referido espetáculo nas redes sociais.

O Sesc, dessa forma, cumpre o seu dever de incentivar o fazer artístico respeitando a pluralidade e a formação crítica e autônoma do ser.

COORDENAÇÃO DA MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS

Opinião dos leitores

  1. Tá roça hein. O cara quer pegar uma dedada no fiofó e ainda quer que o Governo banque essa putaria? Foda-se o PT, a Globo e essa “cultura” de merda. Em 2022 é Bolsonaro!

  2. A arte é uma ferramenta que tanto se pode usar a serviço do bem, quanto para o serviço do mal. A boa arte é aquela que desperta a sensibilidade das pessoas para a essência do belo, e para a essência de nós mesmo, nos engrandecendo interiormente. Hoje vemos apresentações "artísticas" que denunciam a decadência moral e espiritual de seus participantes. São artes que nos rebaixa, tanto os que participam, quanto aqueles que assistem e lhes dão valor. Enquanto na natureza encontramos as borboletas, os beija-flores e as abelhas em busca das flores, encontramos também os tapurus que procuram a podridão comendo carniça.

    1. Assista ao filme “Arquitetura da Destruição”. Uma das pricipais agendas do nazismo era destruir tudo o que eles consideravam como “arte imoral”

  3. Se isso é arte pode começar a fechar as universidades e faculdades de arte pq de verdade isso para mim é um pornô e nao arte. E o sesc vir tentar explicar depois da mer….. feita que é ilario affff…. repudio total!

  4. A coisa mais repugnante que já vi em toda minha vida; e o pior de tudo é classificar isso como arte, a humanidade perdeu o senso do ridículo. muita hipocrisia

  5. Gostaria de conhecer a reação dos habitantes do Cariri a esse tão comentado "espetáculo" já que foi selecionado para aquele público, ou pelo menos deveria ter sido.

  6. Isso é arte sim.
    A arte de vender lixo como diamante.
    Lamentável é que hajam compradores para esse tipo de mercadoria.

    1. Não há comprador pra isso, mas sim, dinheiro público jogado fora.

  7. Que saudade de minha adolescência onde tudo era denominado de uma maneira fácil de interpretar,putaria era putaria,sacanagem era sacanagem e pornografia era pornografia e safadeza era safadeza,hoje ta complicadão tudo virou arte

  8. O sistema s deveria ter vergonha de apoiar um lixo como esse, sabendo que a escola SESI ta quebrando Brasil a fora, eu sei de escolas do SESI que até estão demitindo, mas par patrocinar quem não tem o que fazer tem grana, e Brasil

  9. Arte nao tem a ver com articulacao ou intelectualidade implicita. Arte tem a ver com chamar atencao, causar espanto, olhar um acontecimento com uma visao diferente que cause indignacao. E essa peça conseguiu o feito : A clara indignacao e revolta diante de algo tao simples. Quando, em pleno seculo 21, um comportamento relativamente simples e nao violento ,ferindo a moralidade poderia causar tamanho espanto e indignação ?? Certamente sexo, latrocinio, agressividade, ou qualquer outra imoralidade não seriam capazes de provocar tamanho espanto…..reafirmo : a ideia é boa…

    1. ACONTECIMENTOS DIFERENTES ME CAUSAM INDIGNAÇÃO Á CADA VIRADA DE PESCOÇO PRO LADO, PRA BAIXO PRA CIMA PELAS RUAS DE BELO HORIZONTE, A PERFORMANCE CAUSA INQUIETAÇÃO PELA FORMA, NÃO PELA QUESTÃO. A PERFORMANCE ME CAUSA BASTANTE INDIGNAÇÃO, DE VER QUEM REALMENTE SE APRESENTA NA PERFORMANCE, SE É UM TRABALHO ARTÍSTICO PRA TAL FINS OU UMA QUESTÃO? PRA QUE PUBLICO ESSA PERFORMANCE FOI AMOSTRA? SERÁ QUE FOI ESSA A PROPOSTA, PENSO MUITO NO ESPAÇO E QUAL PUBLICO VOU ATINGIR, SE NÃO, NÃO
      TEM O POREM DE TAL TRABALHO.

    2. Não, amigo. A performance causa nojo e revolta por usar DINHEIRO PÚBLICO para fazer essa cena ridícula. Pelo teu raciocínio, o holocausto de Hitler também foi "uma ideia boa", afinal, "chamou a atenção". Se quer usar a arte para "chocar" e bla bla bla, que o faça com seus próprios recursos, não com o dinheiro de impostos que deveria ser destinado à educação e saúde.
      Somente aproveitadores e mamadores de teta defenderiam o uso de verba pública nisso.

  10. Juro que estou mais espantado com os comentários, e a falta de civilidade das pessoas que se dispuseram a dar um espetáculo de ignorância gratuita em pagina de internet, do que com a peça em si.

  11. Lamentável…
    E lamentável que um espetáculo como este, seja financiado por empresários brasileiros.
    Realmente essa é a cara de nosso Brasil da atualidade, onde o roubo e a corrupção são a tônica do momento. Esta é mais uma mão de bolço de nossos empresariados…

  12. As pessoas parecem que estão perdendo a capacidade de raciocinar.Ou então a vida ta ficando tão ruim que precisam procurar felicidade de qualquer forma, ou pelo menos tentar. Parece que nessa nova geração grande parte das pessoas esta ficando Idiota. Idolatram artistas idiotas, musicas idiotas e "arte" para idiotas. Sinceramente dá tristeza de ver. Parece que tudo de bom esta se acabando……

  13. Isto é arte? Com a falta de criatividade para criar algo maravilhoso, precisa ser assim para chamar a atenção? Mais uma vergonha para o Brasil.

  14. Gente, quando que isso é arte??? Lamentável!! Vão ajudar o mundo com arte, com arte de verdade!!

  15. Por ter uma definição muito ampla tanto Cultura como Arte, as duas ficam muito a critério de quem achar que isso ou aquilo é Cultura ou Arte.
    Agora eu único e exclusivamente não acho Arte ou mesmo Cultura seja uma expressão que um coloque o dedo no c…do outro, achem o que quiser esta é minha opinião. Existem tantas formas de se expressar muito mais criativa e chamativa do que tirar a roupa e fazer o que se fez. Se isso for arte ou mesmo cultura, existem milhões de artistas e cultos por aí. No geral a Arte seria uma forma de
    capacidade especial; aptidão, jeito, dom que se sobre sai dos demais, mas isso está ficando ultrapassado só acho.

  16. Se a peça fosse clara, não teria pq ter tanta explicação do grupo em relação ao q queriam de fato passar para o público.
    Creio q não rolou.
    Independente de qqr coisa, a apresentação é boba e sem criatividade; simples assim.
    Povo fica revolts com a peladice dos caras, já enfia a políticagem no meio… Tanta gente aí precisando dar uma namoradinha q vira essa balbúrdia!

  17. Sinceramente decepcionada com SESC realmente esse mundo vai de mal a pior ,como se nao bastasse a corrupção desse país ,temos que suportar essa peça ridícula ,sendo exibida por uma empresa de renome ,que mundo é esse que vivemos ,antigamente o povo era preso por causa de letras de músicas que não era uma agressão a família e aos bons costumes como essa peça macaquinhos ,por favor quer fazer isso faça entre quatro paredes não somos obrigados a ver isso ,não queremos criar nossos filhos vendo isso !

  18. "Mantido por empresários". Mas o dinheiro é público, vem de repasse obrigatório, fixado por lei. Enquanto o país está em crise, joga-se dinheiro fora, ou melhor, enfia-se no c*…

  19. Se o diretor do SESC não sei quem é, fosse uma pessoa inteligente, diria: NÃO> tem tanta coisa boa, arte de verdade, trabalhos cujo objetivo é sim a crítica social, porém com classe e inteligência, como queremos que seja a nossa vida. Mas daí, dar espaço para a estupidez…. Com que intenção? Senhor diretor do SESC Você é um burro ! E deve ter algum problema no ânus. Então, peça demissão e vá logo atuar na peça " O GALO CEGO" Onde tem um ator que dança com um espanador enfiado no cu. O papel vai te cair muito bem. Vai ser um sucesso.

  20. Vocês não forma capazes de moderar o próprio espetáculo, e agora paradoxalmente aguardam de min moderação? Não estranho, visto que é de costume nesse país, em termos de concepção, o errado torna-se o certo, e vice-versa. Sobretudo , porque o elitismo aqui é fortíssimo.

  21. “PEÇA TEATRAL” MACAQUINHOS
    ARMARAM MAIS UMA “PEÇA” CONTRA OS BONS COSTUMES BRASILEIROS

    Luiz Costa

    Até que ponto chegou a falta de moralidade pública neste famigerado país chamado Brasil! Tornou-se um brasil escrito com a inicial minúscula, pois, além das injustiças sociais, libertários temos para dar e emprestar a outra nação, apesar de que em nações sérias não os aceitariam! E em meio a uma avalanche de mazelas sociais, tais como o recrudescimento da criminalidade, criminalidade inclusive fomentada pelas ações anárquicas, pago com o dinheiro de todos os brasileiros encenaram, Ceará, uma “peça teatral” intitulada Macaquinhos, onde os protagonistas, além de se apresentarem completamente nus, em círculo giratório, um coloca o dedo no ânus do outro, de forma sarcástica. Logicamente que tal “peça” foi produzida por algum hedonista de carteirinha, daqueles que vêm tudo natural e salutar em qualquer manifestação pública que degenera os costumes – como que degeneração dos costumes seja tão aceitável e comum como é de costume a maioria do povo brasileiro comer feijão com arroz. Enfiavam o dedo no ânus de cada um sem uso de luvas e anestésico (para quê, se eles gostam dessa forma?). Cenas que deixariam qualquer proctologista ultrapassado. Quiçá, alguns desses protagonistas detectaram em seus parceiros alguma patologia (uma prostatite, ou uma fissura anal, ou dilatações das pregas anais por causa do uso sistemático desses orifícios, por exemplo). Que ofício! Mas o mais grave é que foi oficialmente patrocinada com o dinheiro que também pertence aos milhões de “Zé ninguém” brasileiros, num país cujos “Zé ninguém” se dispõem de proctologista e urologista para fazerem o procedimento de toque anal no intuito de diagnosticarem se estão acometidos de prostatite ou até de câncer na próstata ou no próprio ânus, inclusive algum fecaloma. Num país onde anualmente também se agrava os problemas de saúde do povo. Muitas vezes quase recebendo pontapés no traseiro nas filas do SUS (leia-se SUSTO).
    Mas os libertários, que normalmente não estão nem aí para com os princípios morais, familiares e sociais, podem gozar publicamente conforme os seus desejos, e, de soba, se utilizarem do Erário público. Contudo, os homens de bem desta nação, que pagam os seus tributos, não devem estranhar tais ações, pois, segundo o barão de Itararé, “no Brasil, a coisa pública, é a continuação da privada”. Será também por essa razão que os argentinos qualificam o brasileiro de “macaquito?” Não sou favorável à concepção preconceituosa do argentino em termos de aparência. Porém, se a tônica dos argentinos se baseasse no comportamento moral de um número incomensurável do povo brasileiro, eu estaria de acordo com eles. Além disso, diante da catastrófica atual conjuntura social brasileira, eu gostaria de ser de fato um macaco, porque os macacos jamais protagonizariam os “macaquinhos”. Mas eis uma pergunta: Porque não encenam essa “peça” na Coréia do Norte?
    De uma forma ou de outra, essas coisas é como botar no … do povo, pois desviam dinheiro público das essencialidades a fim de satisfazem seus egos doentios. Eu, ou qualquer outro brasileiro que prima pela moralidade, que vê nessa espécie de manifestação uma verdadeira bandalheira, para os hedonistas, os libertários, que não se importam com as corrupções dos costumes, corremos o risco de sermos taxados por eles de termos ideias ultrapassadas, anacrônicas. Isso porque eles nunca enxergam que ultrapassam os limites da decência, do mesmo jeito que ultrapassar, com o dedo, os limites da região anal, sem anestésico, atingindo o duodeno (eu ia expressar duo daemon, no latim, dois demônios, ou seja, os protagonistas e os patrocinadores que, a bel prazer, se utilizam do dinheiro que pertence a todos os brasileiros).

  22. Apesar de ser uma pessoa aberta a toda manifestação de arte, não vejo nada de espetácular nesse tipo de exibição.
    Nem mesmo precisa de talento pra atuação desses atores, aliás nem precisa ser ator.
    A arte tem que trazer alguma criatividade, mas criatividade que nos diga algo.
    Eu acho humanamente impossível alguém ver algo interessante ou mesmo criativo.
    Bom isso só mostra o quanto estamos deficientes de artistas
    Onde enfiar o dedo no anus do outro agora virou arte.
    E não é preconceito é algo que não expressa nada e nem curiosidade.

  23. Aos que estão defendendo o espetáculo tido como "arte", sugiro que se integrem ao grupo e ofereçam o seu orifício anal, para ser cutucado e aproveitem para cutucar o dos outros, já que acham que é normal.

  24. Uma explicação que não EXPLICA NADA!!! A critica feita pela sociedade, que viu este vídeo, foi tão somente em relação ao TIPO DE PATROCÍNIO a uma CuULTURA INÚTIL, e não sobre o horário, sobre a autorização apenas de maiores de idade e tantas outras má explicações dadas pelos SESC. E haja cultura em ver HUMANOS IMITANDO MACACOS CUTUCANDO O FURICO DOS OUTROS!!!!
    PS: Deixo aqui minha indagação: ISTO É MESMO ARTE E CULTURA???? O que diria PATATIVA DO ASSARÉ, ARIANO SUASSUNA, TOM JOBIM, JACKSON DO PANDEIRO, LUIZ GONZAGA, ELINO JULIÃO. D. MILITANA, MANOEL MARINHEIRO e tantos outros ÍCONES DA NOSSA CULTURA???

  25. Na minha opinião sendo o SESC uma entidade que apoia a verdadeira cultura , jamais deveria atrelar o seu nome a essa baixaria que chamaram de cultura, simplesmente fiquei decepcionada.

  26. Do jeito q a coisa anda com sexualidade a flor da pele,depois dessa propaganda toda através das mídias sociais, onde esse grupo for vai ser lotação esgotada….o perigo é a platéia resolver interagir…aí vira "sacanagem"…. deixa de ser arte…..

  27. Da pra entender onde eles querem chegar. Na verdade a arte começa justamente com o espanto de todos diante de algo "imoral" porem "nao violento", ate mais imoral que sexo explicito, apesar de ser algo simples. A ideia seria mostrar o extremo da imoralidade e do espanto humano. Como algo tao simples pode causar tanto mal estar e tanta repulsa, sem causar violencia em si, ao mesmo tempo que carrega um conteudo erotico atrativo. É a representacao do extremo da incoerencia do comportamento humano, que causa revolta mesmo sendo uma simples representacao. A ideia é boa sim…

  28. Achei ingenuidade da nota do SESC achar que num mundo globalizado, digital e virtual que vivemos hoje em dia, uma peça teatral como essa… não iria viralizar na Internet e chegando ao acesso às crianças. Tem cada tipo de arte que eu me surpreendo.

  29. O espetáculo era fechado, como em qualquer estabelecimento, como cinema por exemplo, é proibida gravação, reprodução e divulgação de tal imagens. Ainda mais por conter cenas para pessoas maiores de 18 anos. Quem estava lá sabia do impacto da peça, não foi cometido nenhum crime pois as encenações foram feitas em local fechado e particular com a conscientização e consentimento de todos presentes, tais características são justamente para proteger espectadores que possuem ou não ideologias próprias em relação a nudez. A expressão de arte assim como vários aspectos da vida "é como __ cada um tem o seu", como popularmente é dito, é necessário respeito mesmo que aquilo nos cause aversão. Atuo na área tecnológica mas sei reconhecer a importância da arte e do entretenimento, o cinema quando surgiu foi, assim como nesses comentários, escrachado e demonizado, por considerar que o incentivo a esse tipo de arte era desnecessário e "jogar dinheiro fora", hoje vemos a indústria que envolve esse setor com desenvolvimento de tecnologia de ponta e gerando milhares de empregos ao redor do mundo. Tirem esse controlador de visão lateral dos seus rostos e observem o mundo ao seu redor.

    1. Faço das palavras de Rose, as minhas. Enfim, coerência. Aproveito o espaço para deixar minha opinião também. Mesmo que o espetáculo fosse patrocinado pelo governo/dinheiro público (coisa que me soa estranho, já que, o patrocínio é do SESC , o qual faz parte de um sistema privado), há quem aprecie isso como arte, e gostaria de ir apreciá-la. Proibir o governo de investir nesse tipo de apresentação, seria o mesmo que proibir o governo de investir em teatro na opinião daqueles que não gostam de teatro. Ou ainda, proibir apresentações de rock no Nordeste só porque a maior parte da população aprecia mais o forró (há quem ache que rock não é arte/cultura). Acredito que tem que se ter cuidado com o que se posta atualmente em redes sociais, ainda mais quando é algo que propaga o ódio e a intolerância. A arte será arte para aqueles que querem enxergá-la como arte, e isso é o que deve ser respeitado. Ótimo comentário Geferson. Abraço

    2. A sociedade é hipócrita, vejo tanto amigo meu postando textao revoltado, mas apreciam com bastante voracidade o acesso a sites pornográficos ou prestando contratos administrativos a políticos corruptos.

  30. ESSA COISA DE DEDO NO C. É NORMAL GENTE… DESDE QUE O PT ASSUMIU, TODOS NOS BRASILEIROS TOMAMOS ISSO. DEVERIA APENAS MUDAR O NOME DA PEÇA PARA "A DANÇA DOS BRASILEIROS" AO INVÉS DE "MACAQUINHOS"

    1. KKKKKKKKKK É verdade, meu caro Araújo. E parece que alguns brasileiros, estão gostando do que estão fazendo, pois ainda existe alguns que apoiam esses atos do PARTIDO DOS TRAMBIQUEIROS e suas aberrações, que estão tentando incutir na nossa sociedade.

  31. No país do PT toda putaria, patrocinada por recursos públicos, é chamada de arte. Os atores deveria ser preços por sexo em local com público. Aquela swing pago com dinheiro do contribuinte nunca foi algo próximo de uma peça teatral e passa longe de qualquer movimento artístico sério, descente e com contribuição social.
    Não passa de mais um deboche que é apresentada para desvirtuar, desmoralizar, acanalhar e imputar imoralidade a sociedade, devidamente referendado pelo PT e seus atores propositalmente colocados em cargos comissionados.
    O Brasil perde mais de uma década na política e milhares de anos na educação, moral e legalidade com as ações deliberadas do governo petista.

  32. A nota foi bastante esclarecedora. Esclareceu em que o governo incomPeTente e corruPTo está investindo o dinheiro público.

  33. O Sesc é "mantido" pelos empresários do comercio, com dinheiro de contribuição social arrecadado pelo por público com esse fim. Ou seja, é dinheiro público da mesma forma. Ridiculamente publica uma nota informando que as imagens não deveriam ter sido divulgada. Então, era secreta??? As pessoas filmaram dos seus celulares o espetáculo por que, no mínimo, acharam intrigante uma dúzia de "artistas" cutucando o fiofó do outro. As vezes é melhor ficar calado do que tentar explicar algo tão ridículo.

  34. O SESC é uma instituição de direito privado? Sim.
    Mantida pelos empresários do comércio? Nem tanto!
    A quem o SESC quer enganar, sugerindo que não recebe verbas públicas?
    Todo o chamado sistema "S" (SESC, SESI, SENAI, etc) recebe dinheiro público.

  35. Há 13 anos que coisas esquisitas, anormais e aberrações vem acontecendo no Brasil.
    Estão deturpando todos os conceitos:
    – a moral e os bons costumes vêm perdendo força em nome da cultura e de ideologias;
    – os valores da vida e da família sofrem agressões constantes;
    – os direitos humanos são deturpados para proteger os bandidos em detrimento do bem estar e da segurança do cidadão de bem;
    – o chamado "kit gay", acusado por algumas pessoas de ser o maior escândalo do país, era responsável por estimular o homossexualismo e a promiscuidade. O Governo Federal cedeu à pressão e suspendeu o projeto;
    – as cotas raciais violam o princípio de igualdade e atrapalham o processo de redução da discriminação.
    – a descriminalização do porte e do consumo de drogas para uso pessoal será uma das maiores agressões à nossa sociedade, à família e à saúde das pessoas. O Brasil poderá virar uma enorme "cracolândia".
    O principal fundamento jurídico para a descriminalização é o de que um comportamento individual que não causa danos a outras pessoas não pode ser alvo do direito penal, pois se situa em uma esfera particular, protegida da ingerência estatal.
    Se for com essa linha de raciocínio as farmácias poderão vender qualquer tipo de medicamento para qualquer pessoa sem que seja necessária a apresentação de receita médica, já que tal prática não causará danos a outras pessoas.
    A liberdade humana não pode se confundir com libertinagem.

  36. Foi a "nota explicativa" menos explicativa que vi na minha vida.
    Queremos saber "que p… É essa?". Se isso é arte eu to a cada dia mais achando que sou ignorante.
    Isso tudo regado com dinheiro público.
    Ê Brasil velho de guerra…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ABC perde fora de casa para o Maguary-PE em estreia na Série D

Foto: reprodução/Instagram/Maguary

O ABC estreou perdendo parao Maguary-PE na Série D 2026, em partida realizada no estádio Arthur Tavares de Melo, na cidade de Bonito-PE.

Os gols da equipe pernambucana foram marcados por Eduardo Ribeiro, Kanu, ambos no primeiro tempo. O ABC chegou a marcar um gol quando o jogo estava 2 a 0 para o Maguary, mas foi anulado por impedimento. O terceiro gol da equipe de Pernambuco foi marcado já no fim da partida, por Renato Henrique. O Mais Querido ainda teve Jhosefer expulso no segundo tempo da partida.

O próximo compromisso do ABC é o Clássico-Rei, contra o América, na terça-feira, dia 7 de abril, na Arena das Dunas, em partida válida pela Copa do Nordeste. Na Série D, o Alvinegro só volta a campo no dia 12 de abril, contra o Laguna-RN, no Frasqueirão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SÉRIE D 2026: América estreia vencendo o Sousa-PB na Arena das Dunas

Foto: Gabriel Leite

O América venceu o Sousa-PB na estreia pela Série D 2026. Em partida realizada na Arena das Dunas, o time alvirrubro fez 2 a 0 contra o time paraibano. Os gols americanos foram marcados por Lucas Rodrigues, de cabeça, após cobrança de escanteio de Souza. Ainda no primeiro tempo, o América ampliou o placar após Alisson Taddei driblar o goleiro do Sousa e mandar para o gol.

Pela Série D, o América só volta a campo no dia 12 de abril, contra o Central-PE, em Caruaru, Pernambuco. Antes, pela Copa do Nordeste, Alvirrubro encara o ABC no Clássico-Rei, válido pela terceira rodada da competição. O duelo acontece na Arena das Dunas, na próxima terça-feira, dia 7 de abril, às 19h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Via Costeira pode atrair R$ 1,4 bilhão em investimentos com novos hotéis e gerar 1,5 mil empregos diretos

Foto: reprodução/YouTube

A construção de novos hotéis em oito terrenos da Via Costeira, em Natal, pode atrair até R$ 1,4 bilhão em investimentos em cinco anos, segundo estudo da Fecomércio-RN, em reportagem publicada pela Tribuna do Norte. O projeto também tem potencial para gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos e movimentar quase R$ 600 milhões por ano na economia local.

A estimativa prevê a criação de 1.520 apartamentos e mais de 5 mil leitos, ampliando a capacidade hoteleira da capital. A arrecadação de impostos também deve crescer, com aumento no ISS, ICMS e IPTU.

Parte dos terrenos, no entanto, está com concessões suspensas por decisão cautelar do TCE-RN. O tribunal identificou que empresas não cumpriram contratos firmados há décadas para construção de empreendimentos turísticos.

Com a medida, novos projetos ficam temporariamente bloqueados até que o Estado apresente um plano de reavaliação e destinação das áreas. A orientação é priorizar transparência e interesse público, podendo incluir novas licitações.

Apesar do entrave, o setor produtivo avalia que destravar esses investimentos é fundamental para ampliar o potencial turístico da Via Costeira, um dos principais polos da cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Irã autoriza passagem de navios com bens essenciais pelo Estreito de Ormuz

Petroleiro Shenlong Suezmax, de bandeira liberiana, atracou com sucesso no Porto de Mumbai após navegar pelo Estreito de Ormuz • Raju Shinde/Hindustan Times via Getty Images

O Irã anunciou que permitirá a passagem de navios com “bens essenciais” pelo Estreito de Ormuz, atualmente bloqueado. A medida foi divulgada pela agência estatal Tasnim.

A liberação vale principalmente para embarcações com alimentos básicos e insumos para criação de animais, destinadas a portos iranianos ou já em operação na região. Ainda não há definição clara sobre quais produtos serão considerados essenciais nem se países considerados hostis terão restrições.

O governo iraniano informou que uma lista de navios autorizados será coordenada pelas autoridades competentes. Além disso, o Iraque terá livre trânsito pela rota, indicando tratamento preferencial.

Ultimato de Trump

No mesmo dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar o Irã, afirmando que poderá intensificar ações militares caso não haja acordo ou reabertura total do estreito.

A medida mantém o cenário de tensão na região, com abertura parcial da rota e risco de nova escalada no conflito.

Com informações de Reuters e CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Com atores seminus, encenação do ‘Bacanal do rei Herodes’ em espetáculo da Paixão de Cristo em Pernambuco causa polêmica

O espetáculo “A Nossa Paixão – A Luz do Mundo” repercutiu nas redes sociais em razão de uma das cenas da apresentação. A Via Sacra aconteceu no município de Gravatá, no Pernambuco, nessa quinta-feira (2/4), e contou com encenação do Bacanal do rei Herodes com direito a artistas seminus e dança sensual no meio da Paixão de Cristo.

Os vídeos da apresentação viralizaram e dividiram opiniões entre os internautas, que ficaram surpresos com o teor das cenas no meio do espetáculo religioso.

Ridículo! Depois cobram respeito que não tem”, comentou um perfil. “Paixão do diabo, só pode”, observou outro internauta.

O show é realizado pelo Instituto Cultural e Ecológico Terra Agreste (ICETAG) com apoio da Prefeitura de Gravatá e integra, há 43 anos, o calendário cultural do município.

Após a repercussão negativa, o ICETAG publicou nota de repúdio às críticas recebidas e se defendeu afirmando que a apresentação teve um “profundo respeito à narrativa bíblica”.

“A Nossa Paixão é um espetáculo construído com profundo respeito à narrativa bíblica, que norteia toda a obra do início ao fim. Cada cena apresentada faz parte de um contexto maior, pensado de forma cuidadosa para transmitir a mensagem da Paixão em sua totalidade. Nenhum elemento é inserido de forma isolada ou fora desse propósito”, disse a nota publica nas redes sociais.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Dizem que foi com mais profundo respeito a encenação,acho então que para eles faltaria só a SURUBA no palco,vermos da esquerda sempre escandalizando o evangelho de Jesus Cristo .

    1. Uma verdadeira apelação, tristeza por esses seres humanos chegarem a essa degradação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

4 em cada 10 cidades do Brasil dependem em 90% ou mais de verba do estado ou da União

Boa Esperança do Norte (MT), município mais novo do Brasil, que surgiu após 23 anos de disputas judiciais – Foto: Bruno Santos/Folhapress

Quatro em cada dez municípios brasileiros dependem em 90% ou mais de recursos da União e dos estados para manter suas contas, segundo dados do Tesouro Nacional compilados pelo Ministério da Fazenda.

Em 2024, 2.190 cidades estavam nessa situação, o equivalente a cerca de 40% dos municípios do país. Em 2019, eram 2.950, indicando uma leve redução na dependência.

Apesar da melhora, a dependência ainda é elevada. Em 80% das cidades, a arrecadação própria representa no máximo 20% da receita total.

Especialistas apontam que a queda recente está ligada ao aumento da arrecadação de tributos municipais, como o ISS, além de maior controle fiscal. Ainda assim, a maioria das cidades segue dependente de repasses.

O cenário tem origem na expansão do número de municípios após a Constituição de 1988, que ampliou a autonomia local e facilitou a criação de novas cidades. Desde então, cerca de 1.400 municípios foram criados, muitas vezes sem viabilidade econômica.

Hoje, a principal fonte de recursos das prefeituras é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), formado por impostos federais. Como os repasses são previsíveis, especialistas apontam que isso reduz o incentivo para ampliar a arrecadação própria.

Além disso, despesas obrigatórias com saúde, educação e folha de pagamento consomem grande parte das receitas, limitando investimentos e a capacidade de planejamento.

Para analistas, os repasses são essenciais para manter as prefeituras funcionando, mas também evidenciam a baixa autonomia financeira e os desafios de gestão no nível municipal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Plenário do STF vai julgar eventuais citações a ministros por Vorcaro em delação


Fotos: Reprodução | Luiz Silveira/STF

Há uma grande expectativa sobre fatos associados a ministros do STF na delação de Daniel Vorcaro.

Segundo investigadores, a determinação do ministro André Mendonça, do STF, é para que nada seja omitido pelo banqueiro no acordo de delação.

Se surgir alguma acusação nos anexos do dono do Master, caberá ao plenário do Supremo decidir sobre a abertura de investigação contra integrantes da Corte.

Nem Edson Fachin, presidente do STF, nem mesmo o relator, Mendonça, irão decidir solitariamente sobre casos de corrupção que envolvam colegas no tribunal.

Essa constatação é que vem alimentando rumores sobre eventuais movimentos para que o banqueiro deixe o Supremo de fora de sua delação.

Nesta semana, Fachin foi direto ao abordar o tema, dizendo que o STF precisa ser preservado, mas que os juízes terão de responder por “erros”, caso eles sejam revelados.

“O STF, como instituição que presta papel essencial à democracia, precisa ser preservado. Parlamentares erram e devem responder pelos seus erros, gestores públicos erram e devem responder pelos seus erros, juízes também erram e nós precisamos responder pelos nossos erros e nos submeter às críticas”, disse Fachin.

Vorcaro não poderá omitir crimes na delação. Terá de contar todos os fatos, sob risco de omitir esquemas e ser desmascarado por provas já apreendidas pela Polícia Federal.

Se tentar proteger alguém e for flagrado fazendo isso, correrá o risco de ter seu acordo anulado antes mesmo da homologação.

Radar – Veja

Opinião dos leitores

  1. Acho que deveria existir uma verba extra para esses minis-tros, seria para cuecas, pois muitos terão que trocar em grande quantidade, pois quando o vorcato soltar o verbo, muitos togados vão se borrar todo. VAGABUNDOS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FILIADOS! Álvaro Dias e Joana Guerra assinam ficha de filiação ao PL no RN

O pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, e a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, oficializaram, neste sábado (04), suas filiações ao Partido Liberal (PL), em um movimento que fortalece a legenda no Rio Grande do Norte de olho nas eleições de 2026.

Principal nome do grupo político para a disputa ao governo, Álvaro Dias chega ao PL após ter presidido o Republicanos no estado, consolidando-se como uma das lideranças mais relevantes do cenário potiguar. Sua filiação ao maior partido do Brasil é tratada como estratégica para a construção de um palanque competitivo e nacionalizado no RN.

Ao lado dele, Joana Guerra, que antes presidia o Republicanos em Natal, também oficializou sua entrada no partido. Atual vice-prefeita da capital, ela passa a integrar o projeto político do PL, ampliando a presença da legenda na gestão municipal e fortalecendo a articulação política em Natal.

Além de Álvaro Dias e Joana Guerra, também assinaram ficha de filiação ao PL o vereador de Mossoró, Cabo Deyvson, e o ex-prefeito de Caicó, Bibi Costa.

Neste sábado, os novos filiados participaram de reunião estratégica, na sede do partido, com o senador Rogério Marinho, presidente estadual da legenda e secretário nacional do PL. Também esteve presente o pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PL se fortalece em Mossoró com filiação do vereador Cabo Deyvison, pré-candidato a deputado federal

O Partido Liberal (PL) segue ampliando sua base política no Rio Grande do Norte e oficializou a filiação do vereador de Mossoró, Cabo Deyvison, que passa a integrar os quadros da legenda como pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026.

A articulação foi consolidada neste sábado (04), durante reunião com o senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado Federal, e com o pré-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário, presidente do partido em Mossoro. O encontro ocorreu na sede do PL, em Natal, e reforçou o alinhamento político e estratégico visando o fortalecimento do partido no estado, especialmente na região Oeste.

Para o senador Rogério Marinho, a chegada do vereador representa um avanço importante na consolidação do projeto político do partido. “Cabo Deyvison traz experiência, compromisso e forte identificação com a população. Sua filiação fortalece o PL e amplia nossas condições de representar o povo do Rio Grande do Norte em Brasília”, destacou.

Com a nova filiação, o PL avança na montagem de suas chapas proporcionais e reforça sua estratégia de crescimento no Rio Grande do Norte, mirando as eleições de 2026 com uma nominata competitiva e alinhada aos valores da legenda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ULTIMATO: Trump dá prazo de 48 horas para Irã reabrir Estreito de Ormuz ‘antes que o inferno se abata sobre eles’

Foto: Alex Brandon/Pool via REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a dar um prazo para que o Irã reabra a passagem de navios pelo Estreito de Ormuz. Neste sábado (4), Trump disse que o governo iraniano tem 48 horas para normalizar as atividades na passagem marítima, e ameaçou novos ataques caso contrário.

“Lembram-se de quando dei ao Irã dez dias para FAZER UM ACORDO ou ABRIR O ESTREITO DE ORMIZ? O tempo está se esgotando — 48 horas antes que o inferno se abata sobre eles. Glória a DEUS!”, escreveu o presidente norte-americano em sua rede social Truth Social.

Trump se referiu ao prazo que deu inicialmente para que o Irã reabrisse o estreito. Na ocasião, o norte-americano disse que pausaria ordens para atacar instalações de energia iranianas durante o período. O governo iraniano havia dito que não cumpriria o prazo estipulado pelo Trump e disse que retrucaria qualquer ataque ao seu território.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *