Judiciário

Sindsaúde terá que garantir 70% dos servidores em serviço durante greve, decide TJRN

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) terá de garantir um contingente de, pelo menos, 70% dos servidores públicos estaduais da área da saúde em todas as regionais, unidades de atendimento de saúde e para todas as especialidades, a fim de permitir a continuidade da prestação desse serviço público essencial. A decisão é referente à Ação Cível Originária n° 2017.006999-6, sob a relatoria do desembargador Amílcar Maia (em substituição legal), sob pena de multa diária de R$ 10 mil, a ser suportada pela entidade, em caso de descumprimento.

A ação foi movida pelo Estado, o qual alegou, dentre outros pontos, que, apesar de existir divergências sobre o direito de greve no Supremo Tribunal Federal (STF), “existem categorias de servidores públicos que, pela natureza da função pública exercida, não podem sequer exercitar tal direito (de greve).”. Para o ente público, é o caso dos autos, já que a saúde pública é dever do estado, um direito de todos e essencial a população, segundo a própria Carta magna.

O movimento foi notificado no dia 12 de junho de 2017 ao Secretário de Saúde acerca da deliberação da categoria na assembleia do dia 07.06.2017, a qual aprovou deflagração de greve geral com início no próximo dia 30.

“A questão que importa para análise da pretensão liminar, diz respeito a legalidade ou não da greve, prevista para ser deflagrada no próximo dia 30 do corrente mês e ano, pelos servidores estaduais da saúde, representada pelo sindicato, especialmente realçada pelo evidente fato do exercício de atividade tida como essencial, relacionada aos serviços de saúde pública”, destacou o desembargador, ao ressaltar que, embora legal, o direito de greve, no caso de servidores públicos que exercem suas funções em serviços essenciais, como no caso dos autos, saúde pública, não é absoluto,

“E não digo, nesse momento processual, que as reivindicações do sindicato demandado, constantes no Ofício nº 172/17/SINDSAÚDE/RN1, são ilegais e/ou arbitrárias.

Contudo, o que não me parece razoável, no caso, é sacrificar toda a sociedade, que é quem remunera tais servidores através de pagamento de tributos, deixar de atender um serviço básico e essencial”, reforça Amílcar Maia.

Desta forma, a decisão considerou que não há ilegalidade ou abusividade no movimento grevista, mas que deve ser exercido com a presença de 70% dos filiados ao sindicato em trabalho, para que não haja solução de descontinuidade nem prejuízo à população deste Estado.

TJRN

Opinião dos leitores

  1. Concordo plenamente com a manutenção da saúde da população…mas devemos entender a situação do servidor ,que recebe seus salarios atrasados e em fatias,sem punição da fonte pagadora…Salário é verba alimentícia e deve ser prioridade.

  2. Sr.Desembargador com seu salário pago em dia,fica fácil fazer essas determinações … com a verba alimenticia de quem não recebe em dia e em fatias(principal motivo da greve)…NÃO FAÇA AOS OUTROS O QUE NÃO QUERES PARA TI….CONHEÇE?….Acho que não!!!!.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Previsão para próximo trimestre é de chuvas acima da média no RN

Foto: Jessyanne Bezerra

A previsão para o próximo trimestre (maio, junho e julho) é de chuvas acima da média no Rio Grande do Norte, devido principalmente as temperaturas estarem mais elevadas nas águas superficiais do oceano Atlântico. O Litoral Potiguar deverá ser o mais chuvoso no período.

Este foi um dos resultados da Reunião de Análise Climática e Prognóstico para o Rio Grande do Norte, coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), e realizada, na última quinta-feira (25) em conjunto com especialistas de todos os centros de meteorologia do Nordeste.

Contrariando as previsões anunciadas em outubro de 2023, as chuvas no Rio Grande do Norte estão com volumes acima da média esperada nos meses de março e abril, meses integrantes da quadra chuvosa do estado. A expectativa dos especialistas foi criada devido à presença mundial do fenômeno El Ñino- que entre seus efeitos na região Nordeste está a seca.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Norma que restringe aborto legal volta a valer após liminar ser derrubada

Foto: Divulgação/Pixabay

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região derrubou nesta sexta (26) a liminar que havia suspendido os efeitos de uma resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que proíbe um procedimento usado por médicos em casos de aborto legal de gestações com mais de 22 semanas, resultantes de estupro.

Na decisão favorável ao recurso impetrado pelo CFM, o desembargador Cândido Alfredo Silva argumenta que não parece prudente suspender a norma técnica por meio de liminar e que a questão deve ser melhor debatida.

Diz também que os casos de meninas e mulheres que possuem direito ao aborto legal têm a possibilidade de continuar sendo analisados individualmente pela Justiça.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Povo precisa conhecer o Brasil em vez de Louvre ou Disney, diz Lula


Foto: Secom/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (26.abr.2024) que as pessoas precisam conhecer mais o Brasil em vez de viajarem para o exterior. Em evento de entrega de um avião da Embraer para a Azul, o petista disse que cabe a todos do governo incentivarem mais a aviação regional.

“Ao invés de a gente viajar para ver o Museu do Louvre, em Paris, ao invés de a gente querer viajar para Disney, que é muito importante, era preciso que o nosso povo conhecesse o Brasil”, afirmou.

O presidente afirmou ser preciso que os jovens brasileiros conheçam os biomas do país. Ele elogiou em particular a região Amazônica, com Belém (PA) e sua gastronomia. Também citou Alter do Chão, que também fica no Pará.

“Porque a gente não gosta do Brasil, porque a gente não visita o Brasil, porque a gente prefere ir para fora. É preciso que a gente comece a mudar, inclusive, os discursos da Embratur, do Ministério do Turismo, do Presidente da República, do presidente da Gol, do presidente da Embraer, do ministro da Fazenda”, afirmou.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

ARTIGO: João Batista Carvalho Neto — O Assassino. Por Marcus Aragão

Foto: Reprodução

A escalada de violência no RN parece não ter fim. Esta semana, fomos surpreendidos com um crime bárbaro perpetrado por um dos maiores covardes do RN — vulgo João Bomba.

— Alegar loucura é matar também o bom senso.

Sua ficha no TJRN era exemplar, onde realizava todas as funções sem demonstrar nenhum sinal de loucura. Sua licença psiquiátrica de 90 dias é muito provável que seja uma licença para matar. Para estudar e planejar todos os detalhes deste brutal assassinato, bem como sua linha de defesa. Me parece óbvio demais que essa licença, conseguida através da manipulação, faça parte de um estratagema para aliviar sua culpa caso o assassinato fosse descoberto. Se ele conseguisse se livrar, estava posta a cartilha do assassinato impune.

— Loucura seletiva não é loucura!

Senão, vejamos. João Batista Carvalho Neto, vulgo João Bomba, nunca foi doido para estudar, nunca foi doido para passar em concurso, nunca foi doido para trabalhar, nunca foi doido para treinar, nunca foi doido para dirigir, nunca foi doido para tentar matar uma vítima forte e armada.

Trabalhava anteriormente na fazenda pública e estava na segunda vara criminal do TJRN. Logicamente, seu dia a dia propiciava conhecer as particularidades dos crimes.

A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, autora de “Mentes Perigosas”, defende que a parte racional ou cognitiva dos psicopatas é perfeita e íntegra, por isso sabem perfeitamente o que estão fazendo. Quanto aos sentimentos, porém, são absolutamente deficitários, pobres, ausentes de afeto e de profundidade emocional.

João Bomba não queria uma morte rápida, senão a teria estrangulado — algo que poderia ter feito em 2 minutos para atingir seu objetivo. Me parece que ele buscava os requintes de crueldade. Preparou um kit da morte com facas, cordas e soco inglês, pois queria fazê-la sangrar e talvez martirizá-la nos 20 minutos em que demorou no quarto. Não posso imaginar o suplício que Fabiana Veras passou.

— Transferir a culpa para o demônio é mais uma forma de covardia.

Terceirizar sua culpa e fugir das responsabilidades é típico dos covardes, dos que cometem grandes covardias. Ora, ora, o diabo não pedia para ele massacrar outras pessoas? Envenenar lagoas? Se matar? Não sussurrou para ele atropelar pedestres? O único pedido do satanás foi justamente matar seu desafeto — a Fabiana? Isso não é uma coincidência muito cômoda?

Na verdade, o diabo aqui é a sua consciência, João Bomba. E o inferno foi o quarto em que você torturou e tirou a vida de uma inocente.

Todas as pessoas do Rio Grande do Norte, hoje, se sentem ainda mais indefesas estando à mercê também dos psicopatas — e assistem revoltadas o João Batista Carvalho Neto planejar escapar da sua pena pela porta dos fundos numa camisa de força. A sociedade está de mãos amarradas e chora à espera que a justiça seja feita.

Que Fabiana Veras possa perdoar essa humanidade abjeta que, mesmo diante de um fato claro, inequívoco e elucidado, ainda tentará encontrar brechas para que o mal prospere.

Estamos todos com você, Fabiana. Seu sangue não foi derramado em vão. Através do seu suplício, inúmeras outras pessoas poderão se salvar, pois os psicopatas que circulam entre nós irão testemunhar a força da lei prevalecer.

Descanse em paz.

Marcus Aragão.
@aragao01

Opinião dos leitores

  1. Que texto incrível Aragão, vc descreveu exatamente nossos sentimentos ! Questionei essa loucura seletiva ! Que todos possam assistir o julgamento do Bomba com justiça !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

John Textor, do Botafogo, é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O STJD (Tribunal Superior de Justiça Desportiva) decidiu nesta sexta-feira (26.abr.2024) punir o norte-americano Jonh Textor, sócio-majoritário da SAF Botafogo, com suspensão por 45 dias e pagamento de multa de R$ 100 mil reais, em razão de ofensas a arbitragem e ao presidente da CBF Ednaldo Rodrigues, depois de derrota do time carioca por 4 a 3 para o Palmeiras na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado.

A decisão do pleno do STJD, depois da sessão virtual, foi em última instância, ou seja, não cabe mais recursos. Como John Textor já cumprira 28 dias de suspensão preventiva no final de 2023, ele só terá de complementar 17 dias da pena de suspensão. Em decisão na 1ª instância, em 1º de dezembro de 2023, Textor já havia sido punido com 35 dias de afastamento e multa de R$ 25.000.

O proprietário da SAF Botafogo foi denunciado por não cumprimento dos artigos 243-F (ofensa à honra) e 258-B (invasão de campo) dispostos no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Mas valeu a tentativa!
    A MÁFIA é muito grande, envolve muita gente graúda, empresários de jogador, diretores de clubes e federações, sites de apostas, investidores, patrocinadores, televisões, FIFA e o caralho a quatro.
    Essa pseudo “punição” foi somente um cala boca pro Textor ficar na dele e o futebol continuar sendo a máquina de fabricar idiotas de sempre!
    E segue o jogo…
    Um gigantesco e lucrativo circo que consiste num monte de imbecis gritando nas arquibancadas, (crentes que, o que estão vendo nos gramados é verdade), enquanto um bocado de mafioso ganha dinheiro ás custas dos bestas!
    Todo dia saem de casa um sabido e um otário…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sem desoneração, setores correm risco de demitir 1 milhão de trabalhadores

Foto: Agência Brasil

Com a suspensão da desoneração da folha de pagamento, determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin na última quinta-feira (25), os 17 setores que mais empregam no país correm risco de demitir 1 milhão de trabalhadores. A projeção é da UGT (União Geral dos Trabalhadores), que previa corte de 10% dos 9,7 milhões de funcionários desses segmentos, dos quais fazem parte as indústrias têxtil e de calçados (veja todos os setores na arte).

A medida, que seria válida até 2027, é adotada desde 2011 e substitui a contribuição previdenciária patronal de 20%, incidente sobre a folha de salários por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. Na prática, a desoneração reduz a carga tributária da contribuição previdenciária devida pelas empresas desses 17 setores, considerados os que mais empregam no país.

R7

Opinião dos leitores

  1. Os esquerdopatas não irão comentar nada aqui, mas eu vou comentar por eles.
    Ainda bem que temos o Zanin para acabar com esta desoneração que vai encher os cofres do meu encantador, será um dinheiro muito util para as suas viagens milionárias e para poder dividir mais dinheiro com seus parceiros , se vai ficar um milhão de pessoas desempregadas deixando as famílias na miséria, problema
    delas, que vendam balas no semáforo, uma cervejinha com churrasco de abóbora na praia, camisa com a estampa do CheGuevara , toalhas com a estampa do meu presidente. E torço também para que aprovem o arcabouço fiscal rápido, porque eu quero ver os bolsonaristas patriotas pagarem mais impostos, e se reclamarem o Xandão estará do nosso lado para prender todos eles.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Voltaremos e não desistiremos do Brasil, diz Bolsonaro em Aracaju

Foto: Reprodução/Rede Social

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (26.abr.2024) que voltará a governar o Brasil e disse que não houve corrupção durante o seu governo. As declarações foram dadas durante ato com apoiadores em Aracaju (SE).

“E se vocês estão aqui hoje é porque são movidos pelo mesmo princípio, que é o meu, é o teu, é o nosso, é amor à sua pátria, é sua temência a nosso Deus, é a certeza de que o Brasil será um grande país em um futuro bastante próprio. Nós voltaremos, nós não desistiremos do nosso Brasil”, disse.

O ex-presidente disse ainda não temer as investigações contra ele e negou ter cometido irregularidades.

“A ‘petralhada’ me chama de tudo, de xenófobo, de homofóbico, de racista, mas não me chamam de ladrão […] Continuem investigando baleia, móveis, joias, investiguem o que quiserem, não teve corrupção no meu governo, porque era um governo que respeitava o povo brasileiro”, afirmou.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. esse prego covarde e fujão ainda não entendeu que já foi derrubado e derrotado… e ainda não está preso….. os crimes que cometeu ele não confessa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula diz que preço começou a cair: “Já tô comendo picanha com cerveja”

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (26/4) que o preço dos alimentos começou a cair, e já é possível comer “picanha com cerveja”. A declaração foi dada durante a visita à sede da Embraer, em São José dos Campos (SP).

O chefe do Executivo assinalou que havia “muita gente zangada” em razão da alta nos preços de alimentos básicos, como arroz e feijão.

“A gente deu uma vacilada porque deveria ter importado o arroz mais barato da Venezuela, mas a gente ficou na expectativa de que, quando começasse a colheita do arroz, ia baratear”, explicou o presidente.

Em seguida, o petista disse: “Começou a baixar? Começou a baixar. Eu já estou comendo picanha com cerveja. Obviamente, quem não come picanha pode comer uma verdura saudável, plantada pela agricultura familiar”, completou.

Durante visita à Embraer, Lula participou da cerimônia de entrega de aeronaves comerciais fabricadas pela empresa para a companhia Azul Linhas Aéreas.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. LADRÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO FDP

  2. Realmente é um gozador. Brinca até com a miséria do povo brasileiro que está pagando imposto como nunca para sustentar a gastança sem freio do Governo.

    1. A renda média do brasileiro aumentou a um patamar que não se via em mais de 10 anos. Você com ctz não faz feira, pq se fizesse, saberia que o leite que já custou quase 10, hoje custa 5, carne que custava mais de 50, hoje vc encontra por 27, 28. Gasolina que chegou a custar quase 9 aqui no estado, hoje está 5,69. Então, não sei se podemos comer picanha, mas com ctz podemos mais hoje do que no governo bolsonaro.

    2. Quem brincava com a miséria do povo brasileiro era o bandido ex presidente ou voce não se lembra que durante o desgoverno daquele corno o povo comprava OSSSOS nos açougues e PELE DE FRANGO nos supermercados?
      Mas graças e Deus que aquele animal não se reelegeu e o hoje o povo pode sim comer picanha!

  3. Cadê os empregos pra poder conseguir comprar, todo socialismo começa dizendo que tá baixando as coisas mas já já a conta chega espere e verá, a principio qual supermercado vc foi Lula pra ver se realmente baixou alguma coisa pois até agora não vi !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Fux pede vista e suspende julgamento sobre desoneração no STF

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que aprecia liminar que suspendeu a prorrogação da desoneração da folha foi interrompido, na noite desta sexta-feira (26/4), após Luiz Fux pedir vistas. Até o momento, quatro ministros referendaram a decisão de Cristiano Zanin.

Na sessão virtual, antes do pedido de vistas, Zanin foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. Pelas regras em vigor, Fux tem até 90 dias para devolver o tema a julgamento.

A decisão cautelar do relator, Zanin, foi tomada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.633. O ministro acolheu um pedido do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para suspender trechos da lei que prorrogou a desoneração da folha de pagamento até 2027.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Sinceramente para que existe o Congresso Nacional? Depois dessa pode entregar as chaves e repassar seus orçamentos para o Governo Federal,pois mostra que não estão mais legislando e quem decide tudo é o STF. Vergonha desse congresso de faz de conta!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RECEBS No Mundo da Astronomia

Acontece em Natal nesse final de semana dia 28 de abril de 2024 – domingo um evento de Astronomia que irá mexer com toda a cidade de Natal. O Instituto RECEBS de Natal e sua parceira, Brasil Paralelo promovem “RECEBS No Mundo da Astronomia” com o Maior e Melhor Planetário Móvel do Brasil que levará Astronomia e ciências correlatas, essa abordagem visa estimular o aprendizado, curiosidade, empregando ferramentas pedagógicas que despertam a emoção de todos que passarem por lá

Serão 10 sessões das 8h às 19h, com duração média de 50 a 60minutos em um domo de aproximadamente 7 metros de diâmetro, o qual tem capacidade para acomodar até 60 pessoas por sessão. No Planetário, você pode desfrutar de uma experiência única, que inclui uma aula do Universo, vida Marinha, um filme educativo, simulação de montanha russa e muito entretenimento, tudo em uma única sessão!

Este ambiente é verdadeiramente mágico, onde por um cinema imersivo, o universo, o mar a natureza ganha vida diante dos olhos dos espectadores, proporcionando emoção e conhecimento.

Outra atração do dia será apresentação de Capoeira e Maculelê do C.Mestre Wagner.

Haverá distribuição de Refrigerante DORE e da Pipoca BOKU’s que estão juntos com Instituto RECEBS No Mundo da Astronomia. Não percam!

Venham para o Ginásio Estação Cidadania – Esporte Jorge Moura que fica Av. do Baião, 2908 – Lagoa Azul – Natal – RN
Ingressos com Valor Único R$15,00 – PIX CNPJ 44.470.966/0001-68

Camisa do evento R$50,00 e ganha o Ingresso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *