Política

Vereadora do PT diz que delegado Maurílio Pinto é um dos ‘grandes criminosos do Estado’

A vereadora Natália Bonavides afirmou durante sessão na Câmara Municipal de Vereadores que o delegado aposentado Maurílio Pinto é um dos maiores criminosos do Estado.

“Chega a ser irônico alguém falar de bandido e ser contra grupo paramilitares e ao mesmo tempo elogiar Maurílio Pinto, um dos maiores criminosos do nosso estado e, inclusive, responsável por grupos paramilitares”, afirmou a vereadora.

A declaração foi dada em sessão para apartar fala de colega que não foi mencionado no conteúdo audiovisual.

O vídeo está circulando nas redes sociais com críticas à vereadora. A reportagem aguarda manifestação do delegado para registrar o outro lado.

Opinião dos leitores

  1. "A segunda fase veio na década de 90, quando a Polícia Civil já existia formalmente como uma polícia de carreira e tinha como chefe o Dr.
    MAURÍLIO PINTO DE MEDEIROS, atribuindo-se a ele o comando dos “MENINOS DE OURO”, um grupo de policiais, ditos da elite, ligado diretamente ao seu gabinete. O líder desse grupo, porém, era JORGE LUIZ FERNANDES, mais conhecido como “JORGE ABAFADOR”, acusado de ter cometido, nos últimos oito anos, pelo menos 50 crimes de extermínio na área metropolitana de Natal, sendo um dos principais auxiliares do delegado MAURÍLIO PINTO DE MEDEIROS, que, durante 20 anos, se manteve como chefe da Polícia Civil potiguar."

    Fonte : CPI sobre Grupos de Exterminios no Nordeste (2005). O documento com muito mais informações esta aqui :

    http://congressoemfoco.uol.com.br/UserFiles/Image/relatorio%20final_cpi_grupos_exterminio.pdf

  2. Vereadora? Ou seria venérea? Assim deveria ser chamada esse ser hediondo que se diz ocupar cargo público. Leve seus bandidos e criminosos pra sua casa, sua vermelha. Vc não me representa.

  3. Triste ver como um cidadão que defendeu o Estado desbaratando várias quadrilhas é humilhado dessa forma. Dos poucos heróis que o RN dispõe em rol sem dúvida conta o nome desse valoroso Servidor Público, que por muitas vezes arriscou a vida para defender a Sociedade Potiguar. O que essa Vereadora Vermelha fez foi expressar o lado sombrio do PT, o lado que mostrou-se nefasto após 13 anos de crescimento da violência, com amparo a bandidos de todas as laias. Respeito a sociedade organizada é algo que o PT não tem. Será que permitiremos ser governados pela Vermelha Mor do RN. Deus permita que não. #PTnuncamais

  4. Vou abreviar meu comentário: "DELEGADO MAURÍLIO PINTO, O RN SENTE A SUA AUSÊNCIA NA NOSSA SEGURANÇA"

  5. Vereadora, por favor quando for falar novamente do nosso Xerife, lave a boca com sabão e água sanitária, pt saudações.

    1. Parabéns João Batista, disse pouco e falou a verdade, a se tivéssemos o dr Maurilio à frente da secretaria de segurança pública

  6. Matar é crime. Mandar matar é crime. Ser conivente com uma morte também é crime… Independente da sua opinião isso tudo é crime! E quem os comete é um criminoso. Se isso foi feito no passado pelo chefe da segurança, digo que de nada adiantou.

  7. Qual é a novidade, no que ela falou? Todos sabemos disso. Quem não sente falta de Mão Branca, levante a mão.

  8. Que comentário infeliz!!! Dr. Maurílio faz falta frente à segurança pública do nosso Estado falido. Tenho certeza que, a situação não estaria esse caos que estamos vivendo.

  9. Defenda bandidos. Levem pra cada e d
    Criem. Parabéns xerife. Muitos do senhor querismos atuando.

  10. É respeitado por Polícia e ladrão!

    Mito, incone! Milhares dele. Conduzindo a segurança dava certo.

  11. Não foi é só a vereadora que acha que Maurílio Pinto é um criminoso. A OEA também acha. Vejam matéria da Folha de 26 de dezembro de 1996:

    OEA pede proteção para 10 ameaçados de morte no RN

    EMANUEL NERI
    DA REPORTAGEM LOCAL

    A Comissão de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) solicitou oficialmente ao governo brasileiro a proteção policial de dez pessoas ameaçadas de morte por um grupo de extermínio em Natal (RN).
    A OEA atende a pedido da Human Rights Watch/Americas, maior entidade americana de direitos humanos, que acusa policiais civis daquele Estado de integrar grupo de extermínio chamado de "Meninos de Ouro".
    Na petição encaminhada à OEA, que solicitava medida cautelar para proteger as pessoas ameaçadas, a Human Rights Watch diz que o grupo é responsável por 28 assassinatos -muitas das vítimas teriam sido mortas sumariamente.
    Entre as pessoas ameaçadas de morte estão o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, seis promotores, um delegado de polícia e dois integrantes do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Natal.
    Todas elas estão envolvidas na apuração dos crimes atribuídos ao "Meninos de Ouro". A entidade diz que o grupo é comandado por Maurílio Pinto de Medeiros, ex-secretário adjunto da Segurança Pública daquele Estado.
    Medeiros foi afastado depois da morte, no último dia 20 de outubro, de Francisco Gilson Nogueira de Carvalho. Advogado e ativista de direitos humanos, Carvalho foi assassinado em Macaíba, próximo a Natal, com três tiros de fuzil.
    Carvalho também atuava como assistente do Ministério Público nos processos dos crimes atribuídos ao "Meninos de Ouro". Um desses crimes ficou conhecido por "chacina de Mãe Luiza", em 95.
    Mãe Luiza é um bairro pobre de Natal. Três pessoas, entre elas uma mulher grávida, foram mortas -outras quatro ficaram feridas.
    Por causa desse crime, foi preso o policial Jorge Luis Fernandes, conhecido por "Jorge Abafador". Mas ele goza de prisão especial.
    No dia da morte de Carvalho, o delegado Plácido Medeiros de Souza, responsável pelas investigações, constatou que "Abafador" não estava na prisão. Segundo Souza, ele havia saído um dia antes e só voltou um dia depois.
    Grupos de direitos humanos de Natal suspeitam que "Abafador" seja um dos assassinos do advogado. Ao sair da prisão, na véspera do crime, ele estava acompanhado de Francisco Gomes de Souza, motorista do ex-secretário.
    Depoimento escrito pelo delegado, anexado à petição enviada à OEA, diz que "Abafador" deixa a prisão constantemente. Em muitas ocasiões, saiu acompanhado de Maurílio Pinto Júnior, filho do ex-secretário Medeiros.
    Por causa da investigação, o delegado foi ameaçado de morte.

    1. E agora está tudo um paraíso, nosso Estado sendo o campeã Nacional por habitantes, em mortes violentas…

  12. Vereadora vc foi infeliz no comentario quem fez. Em que mundo vc vive? Hj nos temos segurança no RN? Esse homem faz muita falta à frente da segurança do RN. Nós tiramos o chapéu para o senhor Dr Maurílio obrigado pelo excelente trabalho que fez .

  13. Mais uma petista "sem noção", defensora dos "direitos dos manos" e que odeia a polícia. Essa gente não tem jeito. Vão sempre na direção oposta aos interesses do povo brasileiro. Estamos precisando de mais segurança, mais polícia, mais punição para os bandidos, leis mais duras contra a bandidagem, mas essa gente de esquerda só pensa na sua ideologia, nos seus interesses. Essa parlamentar inexpressiva tem que ser judicialmente cobrada por sua leviandade e irresponsabilidade. Uma pessoa pública tem de ser mais cuidadosa com o que diz e não pode fazer uma acusação desse naipe, a não ser que tenha provas do que diz e, nesse caso, deveria buscar as instâncias devidas. O delegado prestou valorosos serviços à segurança pública do estado. Ele é do tempo em que bandido tinha medo da polícia. Ela, coitada, é do tempo atual, do tempo em que os bandidos estão dominando a sociedade, estimulados e defendidos exatamente por políticos como ela.

  14. Sendo uma petista não me admiro que ela tenha raiva de quem prendeu tantos bandidos.
    Esse Vereadora é só uma deslumbrada que não tem nada o que mostrar. Uma cópia mal feita de Fátima Bezerra.

  15. A Cesar o que é de Cesar…
    Muitos mal entendidos são criados quando se descontextualizam os fatos, acontecimentos, declarações ou comentários.
    É de conhecimento público que existem muita gente defendendo abertamente a pena de morte e o consequente extermínio de criminosos. E muitas outras que defendem que o Estado não pode ceder a lógica do crime, também se tornando criminoso ao fazer o que foi criado para combater.
    E o Estado pode conseguir vencer essa guerra se conseguir manter seus quadros longe do crime. Fortalecido na integração de um sistema que envolva ações em conjunto das inteligências policiais, poder judiciário e sistema penitenciário.
    Além disso, é preciso investir maciçamente em Educação como prevenção, além de ser necessário um conjunto de políticas públicas que incluam e envolvam as crianças e jovens em atividades esportivas, artísticas e culturais, entre outras.
    A dívida com essa política inclusiva é histórica e remonta ao tempo do Brasil Colônia. Muito tempo precisaremos para consertar esse quadro que só se agrava com pessoas a cada dia estimulando a divisão e o conflito com intolerância.
    Vamos nos abrir para o diálogo!

    1. A educação (de verdade, não a que nos foi legada pelo PT, que só trata de tentar doutrinar os nossos jovens) realmente é a saída definitiva para todos os males. Mas seus efeitos custam a se fazer sentir. Por outro lado, chegamos a uma situação insustentável de insegurança generalizada, que torna imprescindível a adoção de medidas duras e imediatas de combate à criminalidade. Caso contrário, nossa sociedade se esvairá muito antes de que sequer possamos tentar a melhoria da educação do país. A repressão é sempre necessária e agora mais do que nunca, dado o caos que estamos vivendo.

  16. Se Dr. Maurílio pinto fosse da federal o chefe da quadrilha criminosa do pt já estaria preso ou morto . Dr Maurílio tem um legado que já mais alguém alcançará. Aliás a maior quadrilha criminosa do país está no pt.

  17. É muito triste assistir esse tipo de comentário, no mínimo infeliz, da vereadora.
    Sou filho do Ex-Secretário de Segurança Pública Manoel de Medeiros Brito.
    Ainda me lembro da época na qual papai trabalhou na Secretaria. Lembro bem do seu empenho e sobretudo do zelo com a coisa pública, sem falar na sua honrosa equipe que deixou saudades. Isso mesmo, saudade. Cresci vendo papai e sua equipe serem lembrados com saudosismo pela maneira com que trabalharam naquela época.
    Essas manifestações de carinho ocorrem até hoje.
    Por outro lado, fico triste em constatar que a população rememora esse tempo, pois é um sinal de que a segurança pública necessita melhorar.
    Então, lamento profundamente o posicionamento da vereadora, que, diga-se, deveria se inteirar mais dos fatos antes de atribuir essa pecha a quem tanto fez pela segurança pública do RN. Saia as ruas e converse com os mais antigos, vereadora, antes de achincalhar um homem de bem.

  18. Existem muitas "MARIELLE'S" no mundo… Essa pobre coitada Só podia ser do PT (Perda Total) essa seita malígna que quebrou o Brasil. É melhor JAIR se acostumando, BOLSONARO vem aí para colocar focinheiras e abafar os LATIDOS DA ESQUERDA! ?????

  19. Vereadora peça desculpa a Maurílio Pinto. Quem falou a vc essa mentira que vc disse ? Será que foi a senadora "golpii" ? Fique calada que é melhor, vcs petistas só dizem muita merda.

  20. Esquerda quer tumulto independente do tema ja ja pediram o fim da lei da gravidade.
    pedir o fim da policia resolverá o que em? vamos entregar nossa segurança ao narcotráfico?
    com julgamentos sumários em "micro-ondas" ou como na ilha de Fidel que matavam divergentes políticos, bandidos e homossexuais em el paredon ?

  21. Meninos de Ouro, Jorge Abafador…

    Esses dois cases de sucesso acima podem dar maiores detalhes sobre quem foi o XERIFE.

    1. Gostaria muito se o Xerife e os meninos de ouro estivessem na ativa, pois só assim já tinham acabado com a quadrilha dos PTralhas.

  22. Qual partido mesmo pertence esta nobre vereadora???
    De fato me parece que membros deste partido não tem muito apreço pela Polícia !!!!
    A propósito desconheço que o Delegado Maurilio Pinto já tenha sido preso alguma vez, e se não me engano o mesmo goza de excelente reputação perante a opinião pública, devido aos serviços prestados no exercício da atividade policial.
    A jovem vereadora perdeu uma grande oportunidade de ficar calada, ela não deveria acusar ninguém de Bandido e se tiver provas que proceda à acusação formal denunciando o acusado na forma da lei.

  23. Esse partido político tem que ser exterminado. Não tem um integrante que fale alguma coisa para crescimento de uma sociedade justa, para eles só vagabundos que presta. Lula preso já!

  24. Minha solidariedade total e irrestrita ao Dr Maurílio Pinto, homem honrado que todas as vezes que foi convocado nunca se negou a defender a sociedade potiguar.

  25. Isso é falta de conhecimento; Essa coisa, ai, não sabe definir o certo e o errado. A sociedade não sabe quem a defende. Essa comunista defende o caos. Isso é inversão de valores. Ela vai provar na justiça quais crimes o Doutor Maurílio cometeu e quais criminosos ele comandou. Essa coisa sem expressão, que foi colocada aí pelo poder do dinheiro, pois ninguém a conhece; deseja apagar a Luz de quem brilha para poder brilhar. Quer crescer nos ombros dos outros. Sua queda será do tamanho da sua arrogância.

  26. BG
    Ela deveria ir pra São Caetano do Sul-SP investigar quem foi que mandou matar o Prefeito do pt Celso Daniel e o de Campinas-SP Toninho do pt.

  27. Primeira vez que vejo neste Blog comentários tão unanimes. A Vereadora poderia ter ficado calada.
    Não tem quem defenda.

  28. Essa moça deveria antes ter lavado a boca para falar sobre Maurílio Pinto um homem honrado e que prestou excelentes serviços a segurança do nosso estado. De bandido partidário ele realmente não entendia pois a Polícia Federal toma conta. Tudo bem que pelo fato dela pertencer ao PT entende muito de criminosos, desvios, corrupção e outras mazelas que o partido dela é especialista. A bichinha deve está muito triste pois o comandante da quadrilha deverá ir preso na próxima semana.

  29. Ouvindo uma jovem dessa falar eu me pergunto ?
    O que houve com os políticos do PT RN?
    Um que ainda se salva e eu tiro o chapéu porque as causas dele são a favor da população é mineiro…sem muito radicalismo e experiente .

    Mais Fátima Bezerra é uma inerte!
    Hugo manso …nunca foi manso ! Só gera a discórdia e nada acrescentou .
    E agora uma jovem que em apenas 20 segundos de discurso quer causar..
    Acho que esse pessoal dos petralhas fazem esse discurso de derrespeito e ódio para gerar Ibope …só pode .

  30. Ela está equivocada…os maiores "bandidos" do Brasil são todos do partido dela !! Genuíno tá preso ,Palocci preso,Dirceu preso….Jajá chega o maior de todos …
    # volta Maurílio .

  31. Deveria processar com pedido de danos morais indenização por danos morais e

  32. Isso é o que dá votar nesses partidos de esquerda, estão acabando com Brasil!! No tempo que Maurílio Pinto não tinha a criminalidade como hoje e os bandidos respeitavam todos.

    vamos saber votar povo, não votem nesses candidados da esquerda.

  33. Mais uma vez vejamos o quanto essa esquerda odeia a policia aí eu pergunto e os politicos ladrões do PT são o quer ?

  34. Falta de respeito!!!! Será que ela tem provas do que diz? Deveria ser processada, mas infelizmente ela se esconde por trás de mandato.
    Na minha opinião, criminosos são aqueles julgados e condenados, e disso o PT, o partido dessa vereadora, está cheio.
    Essa vereadora só mais uma enganadora do PT.

  35. Tal atitude, mais uma vez evidencia a verdadeira face desse pessoal da dita "esquerda". Odeiam a polícia e idolatram os criminosos, tentando sempre subverter a verdade. Que o Dr. Maurílio ajuize as devidas providências contra essa sujeita, e que ela seja criminal e civilmente responsabilizada por sua fala.

  36. É Lamentável uma Vereadora, representante do Povo dirigir uma ofensa tão grave, a uns dos maiores delegados do RN. Sem dúvida fica evidente o direcionamento ideológico da Vereadora que muito provavelmente prefere atender os pleitos de pessoas fora da Lei, baderneiros e invasores de propriedade privada. Essa esquerda brasileira está dando nojo. As pessoas de bem não conseguem viver em Paz, já que os 13 anos nefastos no poder só trouxeram mais corrupção, mais violência, mais pobreza! O PT deixou um legado de crimes. Esses vermelhos é q são os verdadeiros Criminosos!

  37. A Vereadora foi extremamente infeliz nessa afirmação. É por essas e outras que as esquerdas vão perdendo a credibilidade junto á sociedade e aumentando a sensação de vazio e revolta nas pessoas, propiciando o surgimento de franco-atiradores e aventureiros de todo o tipo.

  38. Quem é essa mesmo ? Só sendo dos ptralhas.. Respeita a policia vereadora. Sabe nem o que fala, essa coitada.

  39. O povo sente a falta do xerife Maurílio Pinto que nos dava a segurança merecida para dormirmos de portas abertas. Se fosse ele delegado federal Lula e sua corja já estariam presos.

    1. Acho que você quis dizer mortos… Gente, já houve julgamento na justiça comum e lá ficou comprovado que Jorge Abafador e os meninos de ouro compunham um grupo de extermínio. Não há qualquer mentira nisso e todos sabemos como é que a banda tocava.
      Então a vereadora não mentiu. O MP e a magistratura do RN sabem muito bem disso.
      Agora sejamos coerentes e honestos. Nós gostávamos de Maurílio justamente por isso, porque pra ele "bandido bom era bandido morto".
      A vereadora tem o direito de dizer o que quiser, inclusive a verdade. Ele cometia crimes, cometia. Todos sabíamos, ou não sabíamos? Mas era um crime querido e almejado pela nossa sociedade potiguar. Ou será que não sabíamos o porquê do apelido Jorge Abafador?

    2. Leão Marinho boa tarde, de todos os comentários que li, o seu foi o mais esclarecido, pois relata os fatos que o MP e a magistratura e as pessoas da época sabiam. Portanto, concordo com você a Vereadora disse a verdade. Não quero nem saber a que partido ela pertence. Pois tenho um verdadeiro NOJO a esses Partidos Políticos e seus malfeitores, que a anos estão destruindo esse Pais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vídeo registra agressões físicas entre jipeiros em Ponta Negra

Uma confusão envolvendo jipeiros foi registrada na manhã desta segunda-feira (3), em Ponta Negra. De acordo com relatos de testemunhas, a discussão evoluiu para agressões físicas entre os envolvidos.

Segundo as informações que circulam nas redes sociais, um dos participantes seria policial penal e estaria armado no momento da confusão. Apesar da tensão, não houve registro de disparos ou de feridos graves.

Logo após o incidente, imagens que circulam nas redes sociais mostram um veículo da Polícia Penal na região onde a confusão aconteceu. No entanto, não há confirmação oficial de que a presença do veículo esteja relacionada diretamente à ocorrência.

O episódio chama a atenção para a necessidade de medidas que evitem novos confrontos entre grupos de jipeiros, especialmente para impedir que situações como essa possam resultar em consequências mais graves.

Até o momento, não foram divulgadas versões oficiais sobre o caso nem informações sobre eventuais providências adotadas pelas autoridades.

Todo Natalense

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula x Flávio: cenário é acirrado nos maiores colégios a 2 meses da eleição

Arte / Metrópoles

A dois meses das eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em oito estados no primeiro turno, de acordo com pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente. Em outras seis unidades da Federação, a disputa entre presidenciáveis se mostra acirrada e registra empate técnico, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) lidera em dois estados.

O levantamento do Metrópoles considerou pesquisas eleitorais divulgadas nas últimas duas semanas em 16 estados brasileiros. Portanto, 11 unidades da Federação ficaram fora: Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

O cenário atual indica indefinição nos maiores colégios eleitorais e principais palanques almejados pelos presidenciáveis. Em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro — que concentram 63,3 milhões de eleitores —, as pesquisas registram empate técnico.

Nos casos de São Paulo e Rio de Janeiro, o filho de Jair Bolsonaro lidera numericamente, dentro da margem de erro, segundo levantamentos Genial/Quaest divulgados na última semana. Já em Minas Gerais, Lula aparece à frente por um ponto de diferença.

Os dados também mostram a hegemonia do petista em estados da Região Nordeste, com índices acima de 50% em Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Significa que, se a eleição fosse hoje e dependesse desses estados, acabaria no primeiro turno.

Entre os estados analisados, Flávio lidera em dois deles — no Acre, ele venceria no primeiro turno, de acordo com sondagem da AtlasIntel publicada na segunda-feira (3/8).

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN tem menor aplicação de recursos na saúde dos últimos 10 anos

Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte registrou, no primeiro semestre de 2026, a menor aplicação de recursos próprios em saúde dos últimos dez anos.  A informação foi divulgada pelo jornal Tribuna do Norte, com informações do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), que apontou que o Estado destinou 7,04% das receitas vinculadas à área até junho. O resultado ocorre em meio às discussões sobre a situação fiscal do Estado e, segundo especialistas, amplia os desafios para o financiamento da rede pública de saúde.

O percentual de 7,04% mostra quanto das receitas de impostos e transferências constitucionais foram efetivamente aplicadas em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), conforme determina a Lei Complementar nº 141/2012, que deve atingir 12% até o final do ano.

O número representa a parcela das receitas de impostos e transferências constitucionais que já foi destinada à saúde ao longo do exercício. Quanto maior o percentual, maior a proporção da arrecadação própria do Estado aplicada em ações e serviços públicos de saúde.

O vice-presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-RN), Arthur Néo, explica que adiar a execução orçamentária da saúde para os últimos meses do ano aumenta os riscos para o funcionamento da rede de atendimento. “O Estado precisará praticamente dobrar o ritmo de execução orçamentária no segundo semestre. Isso gera gargalos burocráticos, pressão sobre as comissões de licitação e maior risco de contratações apressadas e ineficientes”, afirma.

Ele também avalia que a saúde pública depende de um fluxo contínuo de recursos e não pode ser tratada como uma despesa que pode ser postergada sem impactos diretos sobre a população.

“A concentração de liquidações no final do ano costuma resultar em um volume elevado de obrigações inscritas em restos a pagar. Se não houver disponibilidade financeira correspondente ao fim do ano, transfere-se o ‘déficit oculto’ para o ano seguinte, empurrando a crise fiscal em bola de neve”, afirma Néo.

As despesas em saúde somaram R$ 668 milhões nos seis primeiros meses de 2026. Em 2026, o valor mínimo que deve ser aplicado até o final do ano em saúde é de R$ 1,138 bilhão, aponta o RREO. Até 2023, o Estado chegava ao fim do primeiro semestre com cerca de 11%. Desde 2024, o índice vem caindo.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disse que a não regularização dos sequestros judiciais realizados na conta única do Estado impacta diretamente o percentual. E, durante os primeiros meses do ano, é priorizado o pagamento de despesas inscritas em restos a pagar.

A Sesap informou ainda que vem adotando medidas para cumprir o mínimo constitucional de aplicação em saúde até o fim do ano. Entre elas estão o monitoramento da execução orçamentária, a aceleração da liquidação de despesas e a regularização dos bloqueios e sequestros judiciais.

A Tribuna do Norte questionou a pasta sobre quanto foi pago em restos a pagar no primeiro semestre de 2026. Mas não houve resposta.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), Giana da Escóssia Melo, a redução dos investimentos se reflete na escassez de insumos, na sobrecarga das equipes médicas e no represamento de atendimentos. “A gestão dos recursos da saúde exige prioridade absoluta, planejamento rigoroso e responsabilidade contínua”, defende.

Para o conselho, embora a situação fiscal do Estado possa afetar a capacidade de custeio e investimento, a saúde deve ser tratada como prioridade orçamentária. “Quando restrições fiscais passam a comprometer a manutenção básica de hospitais, o abastecimento de medicamentos e a regularidade do pagamento de prestadores e profissionais, fica claro que a crise financeira ultrapassou os limites administrativos e atingiu a ponta do atendimento”, revela Melo.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou um procedimento sobre a aplicação de recursos na saúde para acompanhar a execução orçamentária e financeira dos recursos destinados à Sesap.

O procedimento considera que o RN tem apresentado evolução abaixo da esperada no cumprimento do percentual mínimo constitucional de aplicação em saúde. Segundo o Ministério Público, o Estado vem registrando uma média de investimentos próprios em ASPS inferior à de outros estados do Nordeste.

No documento, a promotoria destaca que a previsão orçamentária para a saúde em 2026, apresentada durante reunião do Conselho Estadual de Saúde, foi de R$ 3,579 bilhões, equivalente a 12,5% das receitas estaduais estimadas para o setor.

O procedimento também menciona preocupações levantadas por conselheiros estaduais de saúde durante a discussão do orçamento de 2026, incluindo a redução de dotações previstas para algumas áreas em comparação com a Lei Orçamentária de 2025 e a necessidade de diálogo com parlamentares sobre os recursos destinados ao setor.

Diante desse contexto, o Ministério Público mantém o acompanhamento da execução orçamentária da saúde para verificar se o Estado assegura recursos suficientes para garantir a prestação dos serviços. Uma nova reunião deve acontecer no dia 6 de agosto para discutir o tema.

Saúde tem dívida de R$ 545 milhões

A Sesap acumula R$ 545,31 milhões em restos a pagar processados, que correspondem a despesas já liquidadas — ou seja, com o serviço prestado ou o bem entregue, mas que ainda aguardam pagamento.
Para o economista Arthur Néo, o baixo percentual de aplicação de recursos na saúde reflete a crise fiscal enfrentada pelo Estado. “Do ponto de vista da economia do setor público, esse indicador reflete o estrangulamento de caixa e a severa rigidez orçamentária do Estado”, alerta.

O economista avalia ainda que o problema não está na arrecadação, que continua crescendo em termos nominais, mas na falta de fluxo de caixa para manter os pagamentos da saúde em dia.

Em resposta à Tribuna do Norte, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) afirmou que o percentual de aplicação de recursos em saúde apurado ao longo do semestre representa apenas um acompanhamento parcial da execução orçamentária e não indica, por si só, o cumprimento ou descumprimento do mínimo constitucional.

A secretaria citou como exemplo o ano de 2018, quando o Estado registrava um dos maiores percentuais de aplicação até o terceiro bimestre, mas encerrou o exercício com 10,58%, abaixo do mínimo constitucional.
A Sefaz acrescentou que, desde 2019, o RN tem cumprido a exigência constitucional de destinar pelo menos 12% das receitas próprias às ações e serviços públicos de saúde.

Recursos

Percentual aplicado em saúde no primeiro semestre

2016 10,93%
2017 11,09%
2018 12,90%*
2019 9,84%
2020 12,10%
2021 11,08%
2022 11,25%
2023 11,11%
2024 9,65%
2025 7,78%
2026 7,04%

*O número referente a 2018 não constava no relatório e foi calculado manualmente.

Amanda Miranda / Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Coronel amigo de operador do PCC cuidou da segurança de Moraes em São Paulo

Reprodução / PF

O coronel da reserva Luiz Carlos Pereira Martins, descrito em investigação da Polícia Federal (PF) como amigo de dois suspeitos de operar movimentações financeiras para integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), atuou como chefe da assessoria militar da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP).

De acordo com publicações de gratificações no Diário Oficial do Estado, Pereira Martins ocupou a função pelo menos entre outubro de 2014 e dezembro de 2016, período que engloba as gestões do atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e de seu sucessor, Mágino Alves Barbosa, à frente da pasta.

Atualmente, Barbosa atua como advogado no escritório de Viviane Barci, esposa de Moraes. Segundo ele, o coronel foi designado para a função na gestão de Fernando Grella, que assumiu a SSP em 2012, e permaneceu à frente da assessoria militar da pasta até 2016.

A Assessoria Policial Militar tem como atribuição realizar a segurança física do prédio da SSP e “garantir a proteção pessoal do titular da secretaria” quando determinado, além de atuar como um assessor direto do secretário em assuntos relacionados à Polícia Militar.

Investigação da PF

A PF identificou conversas entre o coronel e os operadores Cléber Azevedo dos Santos e Robson Martins datadas até novembro de 2023. Em uma delas, Pereira Martins convidou Cléber para sair com “amigos da minha turma de coronéis”.

O relatório define o oficial como “grande amigo” da dupla, presa em 21 de julho em operação do Ministério Público de São Paulo, e afirma que ele “parece abrir portas na corporação PMESP para Cléber e o grupo”. Embora citado, Pereira Martins não foi preso e também não está entre os acusados de integrar o núcleo financeiro.

A análise foi baseada em mensagens, áudios, fotografias e documentos extraídos de celulares apreendidos com os operadores. O relatório também examinou a hipótese de pagamentos a oficiais da PM, mas informou não haver elementos suficientes para confirmá-la quando o documento foi concluído, em novembro de 2024.

Segundo o documento, o coronel da reserva também aparece em mensagens tratando do uso das colônias da Associação dos Oficiais da Polícia Militar de São Paulo (AOPM), entidade na qual é diretor.

Em nota, a AOPM afirma que o coronel “não tem sobre si qualquer indício de práticas ilícitas” e que os fatos apontados demonstram que o Coronel Pereira “mantinha relações sociais e de amizade com pessoas num período em que sobre elas não pairavam quaisquer suspeitas de todos ao seu redor”.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o coronel da reserva está na inatividade desde abril de 2019 e não exerce funções na Polícia Militar. “A SSP não compactua com desvios de conduta. Eventuais responsabilidades serão apuradas com rigor, observados o devido processo legal e a autonomia das investigações”, disse a pasta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Viralizou: Perfil do Instagram divulga suposto Campeonato de Manicaca em Grossos

O perfil joãocarlos_oficial1, que é uma página de humor da cidade de Grossos, divulgou nos últimos dias a suposta realização de um Campeonato de Manicaca, que seria realizado no município.

Segundo a postagem, o vencedor levaria para casa uma premiação de R$ 3.000 e os participantes ganhariam uma camisa personalizada com a frase: “Quem manda em mim é a minha mulher”.

Ainda não há informações sobre datas e horários, mas quem se enquadrar no perfil deve ficar atento às atualizações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro da Justiça despacha pedido de Lulinha para apurar vazamentos

 BRENO ESAKI/METRÓPOLES

O ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, despachou o pedido da defesa de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, para investigar o suposto vazamento de dados do inquérito da Farra do INSS. Segundo fontes do ministério, os advogados de Lulinha estiveram na sede da pasta na segunda-feira (3/8) e protocolaram formalmente o pedido de investigação, revelado pela coluna.

Após o protocolo, o ministro da Justiça encaminhou o documento para a Corregedoria-Geral da Polícia Federal (PF), seguindo o mesmo fluxo institucional adotado em casos semelhantes, segundo aliados de Lima e Silva.

Como noticiou a coluna, a estratégia da defesa de Lulinha de provocar o Ministério da Justiça não foi por acaso. O objetivo foi fazer com que Wellington se posicione sobre o assunto.

Até agora, Wellington vinha tentando se distanciar da disputa entre a PF e o STF, embora a corporação seja subordinada ao ministério. Essa postura incomodou os advogados do Lulinha e integrantes do governo.

Além do Ministério da Justiça, a defesa do filho mais velho do presidente Lula acionou diretamente a Corregedoria da PF para pedir a investigação do suposto vazamento de dados sigilosos.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Fátima ignora cláusula que permite conceder Aeródromo de Caicó à iniciativa privada

Foto: Divulgação

O Blog do BG obteve uma cópia do convênio de delegação assinado em 2012 pela União com o Governo do Estado para exploração pelo prazo de 35 anos do Aeródromo de Caicó. Na cláusula quarta, o documento prevê que a gestão estadual poderia repassar a operação do equipamento à iniciativa privada, através de licitação, sem perder a responsabilidade sobre o aeródromo.

O aeródromo estava fechado desde janeiro de 2022, mas tinha sido reaberto graças à iniciativa da Associação Comunidade Aeronáutica de Caicó, que conseguiu a liberação junto à Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).

O Governo do Estado, no entanto, conseguiu que o aeródromo fosse fechado de novo pela ANAC. Em vez de buscar uma solução em parceria com iniciativa privada, como prevê o convênio, a gestão petista acha melhor que o equipamento continue sem funcionar, quando poderia estar estimulando o desenvolvimento da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

PL afunila escolha de vice de Flávio entre Rogério Marinho e Priscila Costa

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Diante da resistência dos partidos do Centrão de fechar uma coalização com Flavio Bolsonaro, dois nomes do PL voltaram a ser apontados como os mais prováveis para ser vice do candidato: o do senador Rogerio Marinho (RN) e o da vereadora de Fortaleza Priscila Costa.

O nome de Priscila é visto como positivo por cinco motivos:

  • É mulher;
  • É muito próxima a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro;
  • É evangélica e filha de uma liderança religiosa, o pastor Freitas Rego, presidente da Assembleia de Deus Bela Vista;
  • Ajudaria o PL a cumprir a cota que o partido é obrigado a atender com candidaturas femininas, já que a campanha a vice precisa de mais recursos;
  • É do Nordeste, onde o presidente Lula tem vantagem.

Já o de Rogerio Marinho também é apontado como forte na disputa. A avaliação é que ele traria senioridade e experiência para Flavio, além de uma capacidade de fazer a campanha se reaproximar dos agentes econômicos.

O PL tenta ainda até quarta-feira uma reviravolta para fechar aliança com PP, União Brasil e Republicanos, mas a cúpula do partido avalia que essa possibilidade está cada vez mais difícil.

CNN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Patrimônio do senador petista Jaques Wagner cresce R$ 21,2 milhões em 8 anos

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O patrimônio do senador Jaques Wagner (PT-BA) cresceu 631% em só 8 anos. Para as eleições de 2026, o ex-governador dos baianos disse ter bens que somam R$ 24,5 milhões. Em 2018, quando concorreu pela última vez, havia relatado ter R$ 3,4 milhões.

Os dados foram enviados pela equipe do próprio Wagner à Justiça Eleitoral. As informações estão públicas e ficaram disponíveis no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta 2ª feira (3.ago.2026).

O senador vai tentar a reeleição pela Bahia. Lançou sua candidatura no sábado (1º.ago), em um evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A fortuna de Wagner avança em um período em que recai sobre ele suspeita de envolvimento em esquemas que beneficiaram o Banco Master. A Polícia Federal apura se o político atuou no Senado para favorecer os negócios de Daniel Vorcaro.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

TÁ FEIO: Falta de verba no Itamaraty afeta emissão de passaportes, diz sindicato

Foto: EBC

O Ministério das Relações Exteriores decidiu restringir, a partir do 2º semestre, a emissão de passaportes em embaixadas e consulados brasileiros por falta de recursos. De acordo com o Sinditamaraty (Sindicato Nacional dos Servidores do MRE), a medida “torna pública um problema que compromete tanto os servidores quanto a estrutura do ministério”.

O Sinditamaraty afirma que avisou a administração do MRE sobre a necessidade de buscar mais recursos junto aos ministérios do Planejamento, da Fazenda e da Gestão. Ao Poder360, a presidente do sindicato, Gabriela Perfeito, afirmou que a escassez de recursos se agravou nos últimos 3 anos.

Segundo Perfeito, a restrição na emissão de passaportes evidencia que a crise orçamentária deixou de afetar apenas a estrutura interna do Itamaraty e passou a atingir diretamente os cidadãos brasileiros.

“Agora, a escassez financeira está atingindo também o cidadão que se encontra no exterior. São brasileiros que estão sem acesso a direitos que o Estado tem que assegurar. O Sinditamaraty vem alertando que não é possível fazer política externa sem um orçamento adequado para isso”, afirmou.

Além disso, a dirigente disse que a escassez financeira ultrapassa a gestão administrativa e atinge diretamente as condições de trabalho dos funcionários públicos. Segundo ela, o sindicato entrou em vias judiciais para assegurar o pagamento de verbas devidas.

“É o caso do pagamento com atraso do auxílio-moradia devido aos servidores no exterior ou das diárias para deslocamentos, que frequentemente são pagas somente depois do retorno do servidor, numa completa inversão da previsão legal”, declarou Perfeito.

EMISSÃO DE PASSAPORTES

A emissão de passaportes brasileiros subiu 21% no 1º semestre de 2026. A Polícia Federal expediu 1,43 milhão de documentos de janeiro a junho. No mesmo período de 2025, o total havia sido de 1,18 milhão.

Com a redução nos cortes do Itamaraty, a tendência é de que a quantidade de passaportes expedidos passe a diminuir a partir do 2º semestre. Até então, os cortes no ministério não haviam afetado diretamente a emissão do documento.

A participação total do Itamaraty no orçamento federal caiu pela metade em pouco mais de duas décadas. Em 2002, a fatia destinada ao ministério era de cerca de 0,18% do total da União; em 2024, recuou para aproximadamente 0,09%.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *