Jornalismo

Vereadora Natália Bonavides solta nota de esclarecimento sem falar em Maurílio Pinto “discursos de ódio contra defensores de direitos humanos não são capazes de me abalar”

Resultado de imagem para natalia bonavides

SEGURANÇA PÚBLICA, POLÍCIA E DIREITOS HUMANOS
 
Em decorrência das discussões na sessão plenária de ontem (21), na Câmara Municipal, a respeito dos problemas enfrentados na segurança pública, circularam nas redes sociais comentários difamatórios sobre o pronunciamento que fiz, afirmando que eu teria defendido o fim da polícia ou desrespeitado as instituições policiais.
 
Defendo e defenderei, sempre, todas as pessoas trabalhadoras, numa luta incessante por melhores condições de trabalho, de remuneração e de vida com dignidade. Na lição partilhada com Marcos Dionísio, nelas se incluem policiais e agentes que estão desempenhando a função de realizar o Direito Humano à Segurança Pública.
 
São trabalhadores que arriscam suas vidas e precisam ter seus direitos assegurados e respeitados enquanto cidadãos, tanto pelo poder público como pela sociedade. As polícias não devem ser desrespeitadas por aqueles que querem se beneficiar, tratando-as como meros soldados a serviço de uma guerra que alguns não querem ver resolvida, porque lucram com ela.
 
Os problemas de segurança pública que todos nós sentimos precisam ser debatidos a fundo, com coragem e com honestidade. Estamos cansados de tanta violência. E, tristemente, hoje só se fala de mais violência. Fala-se de matar bandidos e fala-se de matar policiais. Quem só fala nisso defende justamente um modelo de polícia que só gera mais violência. Conheço a história de Natal e do Rio Grande do Norte para saber que o modelo de atirar primeiro para perguntar depois não funciona. Para mim, nada disso é solução. Nada disso resolveu ou resolverá os nossos problemas.
 
O que precisamos é de soluções concretas, elaboradas a partir de experiências democráticas que deram certo, com ajuda de especialistas sérios e competentes da segurança pública. Soluções que não tratam os bairros mais pobres de nossas cidades como campos de guerra, mas sim como moradia de um povo com a esperança de melhorar de vida e que merece sempre respeito e oportunidades.
 
Os discursos de ódio contra defensores dos direitos dos trabalhadores e de direitos humanos não são capazes de me abalar. Nem tampouco de impedir a luta pelo que acredito. Que o povo potiguar possa ter seu direito de ter voz e opinião nas soluções para os problemas que enfrentamos diariamente.
 
Natália Bonavides – Vereadora pelo PT/Natal

Opinião dos leitores

  1. Querendo galgar espaço maiores e chegar á câmara federal para a defesa plena de criminosos.

    Cara Vereadora já tem gente demais defendendo quem não presta. Fique do lado do Bem. Não se inspire na OAB pois é lixo.

  2. você faz parte dessa corja de ladroes e militância suja do PT que defende bandido. lave a boca pra falar de um Homem onrado e dos brasileiros que defende o estado da bandidagem na qual você defende. direitos humanos uma pinoia (direitos pra bandidos isso sim)

    1. Faço um desfio para essa petista: Manda ela subir durante uma semana em M.Luiza, Passo da Pátria fardada com uma arma de Air-soft a pé na frente de uma viatura caracterizada, sim também peça aos polícias para não reagirem quando começa a ação dos criminosos, sim e sem avisa as facções que é ela quem vai a frente.

  3. Henrique Matos: quer mesmo saber quem é essa Natália não sei o que? É uma defensora de bandidos, que o povo socou na Câmara por engano. Defensor de bandido, bandido é. E tem mais, vereadora de bosta: não dê mais uma só palavra que possa denegrir a imagem do insubstituível MAURÍLIO PINTO.

  4. Estamos precisando é de políticos que criem leis q funcionem de acordo com o panorama atual. Políticos que sejam extremamente capazes, habilitados, que concordem em ser voluntariado e não pensem na cabine de emprego q terão ao serem eleitos. Se os demais funcionários públicos não estão conseguindo resolver o problemas de sua competência, imagine os políticos.

  5. Se 13 anos de PT não foram suficientes, por que agora vcs, petistas, mostram o caminho para a solução? Tudo que o PT fez foi roubar e destruir a economia do país. Neste ínterim, milhares de pessoas foram mortas porque não havia o devido atendimento médico. Sonhos foram abortados porque as escolas entraram em estado de miserabilidade. Milhares de pais e mães de Famílias quase enlouqueceram quando perceberam que não tinham condições de sustentar seus filhos por causa do desemprego. Tudo isso e Muito mais é a herança petista e esses políticos hipócritas ainda querem posar de "politicamente corretos". Não perceberam que essa onda de violência é fruto da política do PT, ou simplesmente, hipócritamente sustentam a narrativa de que são bem intencionados. Quem nos protege, ainda, são os policiais. A eles, todos os aplausos. ?????

  6. Não serão palavras bonitas, estudadas ponto a ponto, que vão apagar as palavras criminosas proferidas por você, "ilustre" vereadora. É estarrecedor ver uma Advogada, formada pela UFRN, militar junto ao partido mais corrupto do Brasil e buscar holofotes em ano de eleição atacando ícones da história do RN.
    Ao invés de soltar notas defendendo seu fraco posicionamento sobre a segurança pública, se humilhe ajoelhada aos pés do Dr. Maurílio Pinto pra tentar minorar os danos causados não só a ele, mas a grande parte de toda a população potiguar.
    Não é assim que a Dra. Vai se eleger deputada. Aliás, sua vida política foi sepultada. Aproveite o que lhe resta, se o conselho de ética permitir

  7. Façamos uma reflexão: 13 anos de PT é a taxa de crimes aumentou em todas as regiões do País. A educação está tão precária como antes, a economia ficou em frangalhos após o tufão Dilma, o mensalão e o Petrolão acabaram com a estirpe de Ética do PT, Lula hj roga perdão pelos desvios e benesses o que mais podemos esperar de ruim do = Vereadora Natalia + Fátima como Governadora. Pronto chegamos ao fundo poço!!! O que o RN fez para merecer isso???

  8. PTRALHA …que não conhece a cor da carteira de trabalho ,se perguntar quem é MAURÍLIO PINTO …é capaz de dizer que é um YOUTUBER?….geração defensora de dentro de uma sala combate condicionado

  9. Essa daí faz parte da esquerda caviar. Sem legitimidade nenhuma sob o aspecto moral. Virou manchete negativa e recebeu reprimenda de Fátima e Mineiro (ou seja não soube fazer) se lascou pq dentro do próprio PT ficou queimada. Trouxe para o partido no RN um espectro negativo ao ofender de forma gratuita um símbolo da luta contra a bandidagem. Orgulhosa não foi capaz de fazer a justa retratação publica e agora posta de Chapolim Colorado defendendo os oprimidos. Vereadora tenha vergonha não pense que todos no RN São alienados como a massa de manobra do seu partido. No RN existem seres pensantes e críticos que conseguiram captar sua sombria estratégia. Pena que Vc não combinou com Fátima e Mineiro, agora terá que responder dentro do partido e fora dele.

  10. Uma almofadinha que mora em condomínio fechado e nunca arriscou a vida por ninguém, que deve ter medo até de barata, abrir a boca para falar de quem enfrentou risco de morte e as piores ameaças em favor da sociedade.
    A gente acredita que com os anos já viu de tudo, mas essa esquerda consegue se superar.
    Na teoria são os salvadores da pátria, mas a situação que vivemos hoje foram justamente eles quem construíram.

  11. Época boa a que Maurílio Pinto estava à frente do policiamento na capital… Época ainda em que se podia colocar uma cadeira na calçada e conversar com o vizinho num final de tarde. Vai fazer isso hj…

    1. Essa deve ser Marielle Bonavides!!! Uma alma pura, q só pensa nos pobres e oprimidos, o pior…. tem quem acredite!! O POVINHO MERECE,O POVINHO MERECE

    2. Esse serzinho é da geração iogurte e biscoitos recheados, mente comprometida!! Ñ deve saber quem é Maurílio Pinto, deve achar q é algum cantor de funk

    3. Cara vereadora, votei no PT (Não na senhora) mas, acho q o Dr. Maurilio Pinto fez muita coisa pela segurança do RN, na minha opnião vc foi muito Infeliz!

  12. Na verdade essa pessoa conseguiu o que queria: um minuto de fama, quer ser a Mariele do RN.

  13. A verdadeira política "do quanto pior melhor". Queria saber o q tem na cabeça desse povo, são doutrinados nas universidades e ficam brigando por uma utopia falida Saldades do RN na época de Dr. Maurílio .

  14. Perfeito. Até hoje a política de dente por dente e olho por olho nao funcionou em lugar algum, mas tem uns idiotas q a apoiam.

    1. Então quando um bandido assaltar você não chame a polícia. Deixe de ser hipócrita!
      Tá na hora de vc crescer e parar de assitir Alice no país das maravilhas

  15. Quem é essa figura?
    Deve ser outra maria do rosario que liga para o Batman ou Besouro Verde quando precisa de ajuda.

  16. Ódio partiu de quem ? Agride, ataca, vomita seu ódio e ainda se acha ofendida. O velho discurso dos que sempre agiram com a conduta de animais rastejantes, vereadora, faça um favor melhore, vá namorar, passear, estudar se educar, visite mais os abrigos, os hospitais dessa cidade. Sim aprenda a respeitar as pessoas, que diferentemente de você, sempre contribuiu com o Bravo Povo Potiguar, Maurílio Pinto de Medeiros é um homem de bem!!!!!!

  17. Qual foi o servico prestado por essa mulher ao povo do RN? Ja o delegado Maurílio Pinto enquanto estava atuando ajudou e muito no combate ao crime em nosso estado. Outra coisa, alguem que pertence ao PT tem moral para alguma coisa?

  18. Essa moça falando tantas besteiras no seu primeira mandato será igual, Amanda Gurgel ficará no esquecimento na próxima eleição essa já jogou o seu mandato no lixo!

  19. Defender direito de bandido ver.va procurar oque fazer va nas ruas de Natal ver como esta nosso município entrgue as baratas apresente projetos para nossos bairros que esta entregue as moscas não falar mão de um Homem que defendeu nossos estado cm unhas e dentes

  20. Essa trabalhadora NÃO sabe a cor da carteira de trabalho …..ela tem discurso pronto ,é a cartilha PTRALHA …são contra tudo ,só vale oque eles fazem ,a máscara está caindo,são comunista que moram em apto de R$ 1.000.000,00 e andam de CARRO IMPORTADO

  21. Choveu no molhado….nao disse nada que justificasse o ataque sem motivo ao velho servidor policial aposentado!!! como também nao fala dos já condenados de seu partido PT!!!

  22. Pronto agora a vítima é Ela, deve processar Dr. Maurílio Pinto. Essa vereadorazinha é medíocre, já teve seus 15 minutos de fama, só não sei se foi a melhor forma de ser conhecida do público.

    1. É isso q vai acontecer em um país onde só tem leis para vagabundos e assim aqui o certo e errado e o errado é o certo viva democracia

  23. MI…MIII….MIIII….
    Falou, falou, falou e não disse absolutamente NADA de concreto.
    Vai responder um processo pela besteira que falou sobre Maurílio Pinto.

  24. LEVE OS BANDIDINHOS PARA SUA CASA VEREADORA, ARME UMA REDE PARA ELES AO LADO DA SUA CAMA E DURMA TRANQUILA.

  25. Direito de opinar, pode e se deve ter. Agora, publicamente emitir comentários referentes ao Sr. Maurilio sem provas e ao mesmo tempo emitir uma nota pública sem o devido pedido de desculpas ao ofendido é querer demais.

  26. ,Nunca,os direitos humanos foi a casa de uma família destruída por essa desgraça humana, que matam,destroem famílias, e os direitos humanos defende.

    1. Mentira. Vá se informar e nao seja papagaio de fascistas. O direito de opinar, de ir e vir, de ter direito a dignidade, a agua, saúde, educação, ….sao direitos humanos. A senhora tb é contra?

  27. Que dizer são as mesmas pessoas que não aceitam acusações falsas sobre a vereadora carioca? Agora para acusar uma pessoa eles podem, né?!? A casa da mãe Joana natalense só com a nata potiguar!

  28. so pode se ptrhala para defender bandidos, que chama uma pessoa que trabalhou 50 anos defendendo a população de bandidos de criminoso, seria bom ela apresentar as provas que Maurilio era criminosos, esses chamados defensores de direito humanos , cada vez mais me convenço que so defende bandidos

  29. Você era para ter ficado calada, antes de saber ou pelo menos ler algum artigo em relação ao Maurilio Pinto, um homem que se dedicou décadas a favor da paz em nosso estado, enquanto ele esteve a frente da secretaria de segurança, todos os cidadãos tinham o direito de brincar e jogar conversa fora nas calçadas , infelizmente você não conhece as pessoas de bem que contribuíram para a paz em nosso estado, aprendi com minha mãe , quando não conhecer alguém evite comentarios, para não falar besteira

  30. Quem ganha com a violência, seja ela direta ou simplesmente a usando para combater a própria violência que pensamos está presente apenas de um lado?
    Primeiro ganham as empresas de Segurança Privadas, que prosperam e crescem cada dia mais, quanto mais violência tiver.
    Ganham as empresas que vendem tecnologias na área de Segurança privada, lucrando fortunas com instalações de câmeras, cercas elétricas, além de oferecer serviços de ronda, etc.
    Ganham as empresas de seguro que geralmente pertencem aos próprios bancos privados.
    Ganha bilhões as indústrias de armas e munições, que tem o seu império nos Estados Unidos.
    Pois quanto mais nos armarmos, mais vamos enriquecer uma indústria que vive e lucra com a morte e a violência.
    Por que será que ninguém pensa em aumentar o controle na fabricação, distribuição e comercialização de armas e munições, como forma de combater a expansão dessa máquina de guerra na sua origem?
    Será que essa indústria é tão poderosa que elege Presidentes como Trump?
    Será que realmente os empresários donos da s empresas de Segurança privados, seguros e outras lucrativas empresas que se beneficiam com a violência e a morte, querem realmente resolver esse problema?
    Quem são os donos dessas empresas por trás dos laranjas que aparecem no contrato social?
    Será que tem operadores de Segurança envolvidos?

  31. Está começando a mudar o rumo do discurso. Chama-se isso" Amarelou" Mas não devemos deixar de buscar uma punição aos estragos que sua língua provocou. Esses Petistas se acham no direito de falar tudo o que querem. Sem medir as próprias consequências!!

  32. 1. Uma vereadora? 2. Supostamente de esquerda? 3. Defensora de direitos humanos? 4. Recebendo ameças? Não passa de uma estratégia de marketing para colar sua imagem na de um cadáver ainda quente do Rio de Janeiro. É uma vergonha a utilização da morte de um para alcançar holofotes!

  33. Nota meia boca, não se retratar e não pedir desculpas a dr Maurílio, isso é de uma violência lastimável, a maior virtude de uma pessoa é reconhecer seus próprios erros. Pensei que a vereadora que até agora não disse pra que veio tinha vindo a público pra reconhecer o erro, mais não. Lamentável!

  34. Fala muito de periferia, pobreza e blá blá blá, mas não vive a realidade difícil, nunca viveu e nunca viverá pelo jeito.

    Enquanto isso, a massa fudida pegando aquele 63 lotado antes das 6.

    "Cientista social, Casas Bahia e tragédia, gosta de favelado mais que Nutella,."

  35. Pronto!!! Virou a nova marile do Rio Grande do Norte com esse discurso vai chegar a câmara federal

  36. Não esclareceu nada, ofendeu uma Instituição do RN chamada Maurílio Pinto, e agora vem com conversa mole.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Congresso do PT tem banner que defende volta de Maduro

Foto: PT/divulgação

A abertura do 8º Congresso Nacional do PT, em Brasília, teve manifestação em defesa do retorno de Nicolás Maduro e Cilia Flores à Venezuela. O casal está preso nos Estados Unidos desde janeiro, após operação que levou à sua captura .

Um banner exibido no evento trazia a frase “Los Queremos de Vuelta”, em atividade organizada pela Secretaria de Relações Internacionais do partido.

Neste sábado (25), o congresso segue com debate sobre o plano de governo para uma eventual nova candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente do PT, Edinho Silva, também defendeu mudanças no sistema político e uma reforma do Judiciário, com mais participação da sociedade civil no CNJ.

O congresso começou na sexta (24) e segue até domingo (26), reunindo cerca de 600 delegados em Brasília. A presença de Lula é esperada no encerramento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ABC vence o Sousa-PB e assume liderança do grupo A8 na série D do Brasileirão

Foto: Guilherme Drovas/ABC F.C

O ABC assumiu a liderança do grupo A8 da Série D do Campeonato Brasileiro após vencer o Sousa-PB por 1 a 0, jogando fora de casa.

O único gol da partida disputada no estádio Marizão foi marcado no segundo tempo por João Pedro, após aproveitar o rebote do goleiro do time paraibano em um chute de Wallyson.

Foi a quinta vitória seguida do Mais Querido entre partidas da Série D e Copa do Nordeste.

Pela Série D, o Alvinegro volta à campo no próximo sábado, dia 2 de maio, em duelo contra o Central-PE, no Frasqueirão, às 17h30.

Mas antes recebe o Ferroviário-CE no Frasqueirão, na quarta-feira (29), às 21h30, em jogo válido pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. O ABC é o líder do Grupo D, com os mesmos 7 pontos de Retrô-PE e Fortaleza, mas levando vantagem nos critérios de desempate.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em evento do PSD, Zenaide Maia conclama mulheres a ocuparem espaços de poder no RN

Na tarde deste sábado (25), no Praiamar Natal Hotel, o Partido Social Democrático (PSD) do Rio Grande do Norte realizou um encontro estadual denominado Todos por Elas. O evento reuniu importantes lideranças políticas, prefeitos, vereadores e representantes de diversas regiões do Estado, e foi marcado pela forte participação feminina, consolidando-se como um espaço de diálogo, fortalecimento partidário e incentivo à ampliação da presença das mulheres na política. Durante a programação, o público presente acompanhou as palestras da jornalista Anna Ruth Dantas, sobre comunicação, da prefeita Marianna Almeida, sobre Mulher na gestão pública, do pré-candidato Allyson Bezerra sobre governar com inclusão feminina e da senadora Zenaide Maia sobre mais mulheres no poder.

Presidido no Estado pela senadora Zenaide Maia, o PSD no RN demonstrou sua capilaridade e articulação ao reunir gestores municipais e lideranças comprometidas com o desenvolvimento regional. A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, que também preside o PSD Mulher no Estado, teve papel de destaque na mobilização e condução das pautas voltadas à participação feminina. “É um momento que a gente se une enquanto prefeitas, enquanto lideranças, enquanto mulheres que ocupam um espaço de poder importante no nosso estado, mas que a gente se une em prol das demais mulheres. A gente tem uma obrigação muito clara de abrir portas para que mais mulheres também ocupem espaços de decisão, de transformação social e de poder no nosso Estado, seja ele na política, seja ele numa liderança de uma empresa importante, e é por isso que nós estamos aqui, em prol do protagonismo feminino, em prol do crescimento das mulheres no nosso Estado”, declarou a presidente do PSD Mulher, Marianna Almeida.

Durante o encontro, foi ressaltada a importância de ampliar a representatividade das mulheres nos espaços de poder. Apesar de as mulheres representarem mais de 50% da população brasileira, elas ainda ocupam cerca de 18% das cadeiras na Câmara dos Deputados e pouco mais de 15% no Senado Federal, evidenciando a necessidade de avanços concretos na equidade de gênero na política.

Nesse contexto, a trajetória da senadora Zenaide Maia foi destacada como exemplo inspirador. Com atuação firme, independente e voltada às causas sociais, Zenaide tem se consolidado como uma das principais vozes femininas no cenário político nacional, incentivando outras mulheres a ocuparem espaços de decisão e liderança. “Ingressar na vida pública exige coragem, e essa coragem transborda em cada mulher que participou deste encontro. Mas ninguém chega a lugar algum sozinha; precisamos dar as mãos e construir uma rede de apoio sólida e verdadeira. Sem essa união e o suporte mútuo, o caminho se torna muito mais difícil. Ver o engajamento e a força feminina reunida neste evento nos enche de esperança e reafirma que o PSD-RN está no caminho certo para construir um futuro mais equilibrado e justo”, garantiu a senadora Zenaide Maia.

Para o pré-candidato, Allysson Bezerra, presente ao evento, a presença feminina é fundamental. Em sua gestão, Allysson buscou incluir as mulheres de forma real, garantindo protagonismo e adotando medidas práticas para que isso acontecesse no dia a dia da administração. “Esse compromisso continuará no futuro. É preciso cobrar das lideranças políticas e dos homens que ocupam espaços de poder uma inclusão verdadeira das mulheres na política e nos cargos de decisão”, garantiu Allyson Bezerra.

A expressiva presença de lideranças e o engajamento dos participantes evidenciaram o sucesso do encontro e a força crescente das mulheres na política do Rio Grande do Norte. O evento “Todos por Elas” do PSD-RN reuniu prefeitas e prefeitos, vice-prefeitas e dezenas de vereadoras e vereadores, além dos deputados estaduais Hermano Moraes e Kleber Rodrigues.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brisa Bracchi tem vitória na Justiça contra Matheus Faustino; vereador ainda pode recorrer da decisão

A vereadora Brisa Bracchi (PT) obteve vitória na Justiça contra o vereador Matheus Faustino (União), condenado por divulgar informação falsa sobre uso de emenda parlamentar. Faustino ainda poder recorrer da decisão.

Sentença da 16ª Vara Cível de Natal, assinada pelo juiz André Luis de Medeiros Pereira, determina que Faustino apague as postagens e pague R$ 4 mil por danos morais à Brisa.

O caso envolve vídeo publicado em agosto, no qual Faustino afirmou que Brisa teria gasto R$ 50 mil com aluguel de mesas e cadeiras. No processo, a parlamentar comprovou que o valor total do empenho era global e que, no caso, foram utilizados R$ 5.222,60 em diferentes eventos.

Na decisão, o juiz apontou que houve distorção dos dados e que a crítica política não pode se basear em informação falsa. Segundo o magistrado, a atribuição integral dos R$ 50 mil à vereadora “não corresponde à realidade” e configura abuso de direito.

A defesa de Brisa sustentou que houve divulgação dolosa de informação inverídica, extrapolando o limite da crítica política. Em nota, a vereadora afirmou que a decisão reforça a veracidade de suas ações e criticou ataques recorrentes. Já o vereador ainda pode recorrer da condenação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça condena vereador Matheus Faustino por fake news contra Brisa Bracchi

Juiz da 16ª Vara Cível da Comarca de Natal reconheceu que o vereador de extrema direita mentiu ao divulgar informação sobre emenda parlamentar. Decisão é mais uma vitória da vereadora no processo de perseguição movido pela extrema direita contra ela

O vereador Matheus Faustino (União) foi condenado pela Justiça estadual por publicar notícia falsa (fake news) contra a vereadora Brisa Bracchi (PT). Ele terá que retirar todas as postagens relacionadas ao caso veiculadas em suas redes sociais e pagar indenização por danos morais no valor de R$ 4 mil. A decisão é do dia 17 de abril.

O caso representa mais uma vitória de Brisa Bracchi em meio ao processo de perseguição promovido por representantes da extrema direita do qual ela tem sido vítima.

O vídeo com a notícia falsa foi gravado em agosto, logo após pedido de abertura de processo de cassação do mandato de Brisa Bracchi; e visava promover o desgaste da petista. A notícia falsa faz parte de um conjunto de 94 ataques publicados por Matheus Faustino contra a vereadora no período de um ano.

A decisão refere-se a postagens feitas por Matheus Faustino nas quais ele afirmou que Brisa Bracchi teria usado R$ 50 mil de emendas para aluguel de mesas e cadeiras. A vereadora comprovou que a afirmação era uma mentira.

De acordo com os documentos apresentados à Justiça, na realidade, foram usados apenas R$ 5.222,60 e que esses recursos serviram a vários eventos. No processo, a defesa de Brisa alegou que “houve distorção dolosa das informações, com atribuição isolada e indevida do montante global do empenho à sua pessoa, extrapolando os limites do exercício regular da crítica política”.

Na decisão, o juiz André Luis de Medeiros Pereira, da 16ª Vara Cível da Comarca de Natal, chegou à conclusão que Brisa Bracchi falava a verdade e que Matheus Faustino divulgou uma mentira sobre o uso da emenda parlamentar.

Ele explicou que, da análise dos documentos apresentados, foi possível identificar que os R$ 50 mil correspondiam ao valor global; e que “as liquidações demonstram que o montante foi utilizado em diversos eventos, inclusive vinculados a outros vereadores, havendo apenas registros pontuais relacionados à autora (Brisa), com valores significativamente inferiores ao total empenhado”.

“Desse modo, evidencia-se que a imputação de que a autora teria destinado integralmente o valor de R$ 50.000,00 para determinada finalidade não corresponde à realidade fática demonstrada nos autos, tratando-se de narrativa que desconsidera o caráter global do empenho e a pluralidade de liquidações dele decorrentes”, disse o juiz, na decisão.

E acrescentou: “A crítica política é legítima e constitui elemento essencial do regime democrático, contudo não se confunde com a divulgação de informação fática inverídica ou distorcida, de modo que, ao atribuir à autora, de forma isolada, a destinação integral do montante global do empenho, o réu extrapolou os limites do exercício regular do direito de crítica, incidindo em abuso de direito, nos termos do art. 187 do Código Civil, o que configura ato ilícito à luz dos arts. 186 e 927 do mesmo diploma legal”.

Para Brisa Bracchi, a decisão vem mais uma vez confirmar que ela é alvo de um processo de perseguição promovido pela extrema direita. E que a Justiça mais uma vez vem reconhecer a responsabilidade do mandato com os recursos públicos. “Decisões como essa vêm mostrar que sempre falamos a verdade. Vamos seguir assim. Essa vitória só nos estimula a seguir trabalhando com seriedade e coragem, enfrentando aqueles que usam a mentira e não constroem nada para a sociedade”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Romeu Zema ganha quase meio milhão de seguidores nas redes sociais em uma semana após embate público com Gilmar Mendes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A troca de críticas entre Gilmar Mendes e Romeu Zema impulsionou a presença digital do pré-candidato do Novo à Presidência da República. Segundo a consultoria Bites, Zema ganhou mais de 494 mil seguidores nas redes sociais em uma semana.

No mesmo período, outros pré-candidatos tiveram crescimento menor: Flávio Bolsonaro somou 114 mil seguidores, Luiz Inácio Lula da Silva ganhou 39 mil, Ronaldo Caiado teve 1.900, e Renan dos Santos cresceu 129 mil.

Mais relevante que o aumento de seguidores foi o engajamento. Zema alcançou 7,7 milhões de interações em posts no Facebook, Instagram e X. Lula registrou 3,9 milhões, seguido por Flávio Bolsonaro (3,7 milhões), Renan dos Santos (1,3 milhão) e Caiado (104 mil).

O embate começou após Zema publicar um vídeo com críticas ao STF, usando personagens que faziam referência a ministros da Corte. Em resposta, Gilmar Mendes pediu a inclusão do conteúdo no inquérito das fake news e a investigação do ex-governador, alegando ataque à imagem do tribunal.

Após a reação, Zema intensificou as críticas, publicando ao menos 14 vídeos na semana. O episódio ampliou sua visibilidade e reduziu a pressão interna para que fosse vice em uma eventual chapa.

Gilmar Mendes também deu entrevistas defendendo o STF e criticando o que chamou de ataques organizados à Corte. Em meio à repercussão, fez uma declaração considerada inadequada e depois pediu desculpas.

O caso ainda gerou reação política: o deputado Cabo Gilberto Silva apresentou pedido de impeachment contra o ministro.

Para a Bites, o episódio mostra que Zema conseguiu transformar um conflito institucional em ganho político e aumento de engajamento nas redes sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lajes realiza Semana Alzira Soriano e reforça protagonismo feminino no RN

O Rio Grande do Norte é reconhecido nacionalmente pelo seu pioneirismo no protagonismo feminino. Foi aqui que o Estado registrou a primeira eleitora do Brasil e também a primeira prefeita eleita da América Latina: Alzira Soriano, que governou o município de Lajes.

É nesse contexto histórico que Lajes celebra a força das mulheres com a realização da Semana Alzira Soriano, uma programação especial que valoriza o legado de coragem, liderança e participação feminina na vida pública.

A programação acontece de 26 de abril a 2 de maio, reunindo ações culturais, esportivas, sociais e de entretenimento em diferentes pontos da cidade.

Programação

* 26/04 (domingo) – Alziras Rurais
Comunidade Mulungu | 16h

* 27/04 (segunda) – Alziras em Ação
Quadra Central | 8h às 11h

* 28/04 (terça) – Meet Mulheres que Inspiram
Quadra Central | 19h Participação da cantora e apresentadora Priscila Freire e Rose Câmara (SENAC)

* 29/04 (quarta) – Espetáculo Mulher e Poesia
Quadra Central | 18h

* 30/04 (quinta) – Final da Copa das Alziras
Quadra Central | 19h

* 01/05 (sexta) – 1ª Corrida das Alziras
Largada: Palácio Alzira Soriano | 17h

* 01/05 (sexta) – Praça Delas
Praça Central | 22h

Shows de Renata Falcão, Marina Elali e Tanda Macedo
* 02/05 (sábado) – Festa das Alziras

Praça Central | 22h
Show de Fernandinha, Tati Girl e a artista local Paula Patrícia

Para o prefeito Felipe Menezes, a Semana Alzira Soriano representa um momento de resgate histórico e afirmação de valores:

“Lajes tem um papel histórico no protagonismo feminino. Por isso, convido toda a população do Rio Grande do Norte a participar dessa semana tão especial. É um momento de celebrar, reconhecer e, acima de tudo, ‘Alzirar’ — viver a força, a coragem e o protagonismo que fazem parte da nossa história.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Delação do escândalo do INSS vira motivo de batalha entre PGR e PF no Supremo

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As investigações do escândalo do INSS completam um ano, nesta semana, marcadas por uma disputa entre Polícia Federal e PGR sobre o controle das delações.

A procuradoria não reconhece negociações feitas isoladamente pela PF e deve pedir providências a André Mendonça, seguindo mesmo roteiro adotado na colaboração de Mauro Cid, quando a procuradoria chegou a atacar e desqualificar os depoimentos do delator.

No caso de Cid, a delação foi mantida pelo ministro Alexandre de Moraes, mesmo diante da contrariedade da Procuradoria.

No caso das colaborações do INSS, o ministro André Mendonça deve adotar critérios rigorosos para avaliar os depoimentos prestados, as provas de corroboração apresentadas e a efetividade dos fatos delatados para avaliar a concessão de benefício e a devida homologação.

Mendonça recebeu os anexos do acordo de Maurício Camisotti, empresário apontado como um dos cabeças do esquema no INSS, e despachou a papelada para o gabinete de Paulo Gonet, que analisará com lupa o que foi apresentado. Se não conseguir evitar a delação exclusivamente da PF, a PGR poderá pedir mais provas e detalhamentos ou novas diligências.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Transporte público grátis aos domingos começa a valer em Natal com reforço na frota

Foto: Heilysmar Lima

A gratuidade no transporte público aos domingos começa a valer neste fim de semana em Natal, a partir deste domingo (26). O benefício é exclusivo para usuários que utilizam o cartão de transporte. Quem pagar em dinheiro continuará sendo tarifado normalmente.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), a operação contará com reforço no sistema, incluindo aumento de 50% no número de viagens, ampliação de 24% da frota e redução de 38% no tempo de espera.

Mudanças operacionais

Entre as principais alterações estão:

  • Retorno de linhas ligando o bairro Nossa Senhora da Apresentação ao Norte Shopping
  • Criação de linha exclusiva no trecho Redinha–Igapó (Av. João Medeiros Filho)
  • Retomada de linha em Candelária com reforço nos horários de pico
  • Inclusão de atendimento ao Parque das Dunas
  • Reforço de linhas para praias, shoppings e áreas de lazer

A operação também prevê integrações entre linhas para facilitar o acesso a diferentes regiões da cidade.

Novas linhas criadas

  • 582 – Mirassol / Nova Descoberta / Lagoa Nova (via Midway Mall)
  • 583 – Mirassol / Candelária
  • 584 – Pirangi / Mirassol (via BR-101)

Além disso, a linha 600 passa a operar aos domingos e a linha 309 reforça a ligação entre Igapó e a praia da Redinha

Integrações e ajustes

Algumas linhas passam a ter novos pontos de retorno, como Midway Mall, Natal Shopping e Nordestão Santa Catarina, com possibilidade de integração para outros destinos, incluindo Av. Hermes da Fonseca e Cidade Alta.

Importante

  • A gratuidade vale apenas para linhas municipais de Natal
  • Linhas intermunicipais não fazem parte do programa, mesmo usando o mesmo sistema de bilhetagem

Cartão de transporte

O cartão pode ser emitido gratuitamente pelo aplicativo NuBus ou em postos de atendimento. A entrega em casa tem custo, mas a retirada presencial é imediata.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS: Flávio tem 47% contra 40,5% de Lula entre eleitores do RJ

Imagem: reprodução/Paraná Pesquisas

Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado neste sábado (25) indica que o senador Flávio Bolsonaro venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno entre eleitores do Rio de Janeiro. Flávio aparece com 47% das intenções de voto, contra 40,5% de Lula.

O levantamento ouviu 1.680 eleitores em 63 municípios do estado entre os dias 21 e 23 de abril de 2026. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01920/2026 e teve custo de R$ 45 mil, pago com recursos próprios do instituto.

Opinião dos leitores

  1. Esse LULADRAO ainda tem isso tudinho, kkkkk
    São muitos os criminosos e idiotas que ainda apoiam o larápio de nove dedos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *