Economia

Líder do governo Dilma diz que “agencias econômicas não tem nada que se meterem com o Brasil e que crise é em parte forjada”

Por Josias de Souza

Alguma coisa subiu à cabeça do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Não se sabe o quê. Mas já é possível dizer que não se trata de sensatez. Diante da anotação negativa que a agência Standard & Poor’s acomodou no boletim do Brasil, o líder de Dilma Rousseff sacou sua ira do coldre e distribuiu rajadas de trovoadas e de raios que os partam:

“Essas agências não têm nada que se meterem no Brasil, deviam estar preocupadas com a vida delas, não com o Brasil”, ralhou o deputado. “Essa crise, em certa medida é forjada. Enquanto a agência fica com essas firulas, a população está consumindo. Elas prestam um desserviço ao Brasil, não têm que ficar dando pitaco na vida interna do Brasil. Essas análises não deveriam nem ser levadas em conta, isso não tem a menor importância.”

O melhor a fazer é não levar as análises do companheiro Guimarães em conta. Elas não têm a menor importância. O governo colhe o que plantou, conforme ensinouLula em 2008, ao festejar a decisão da mesma Standard & Poor’s de conceder ao Brasil o selo de bom pagador:

“Fico extremamente feliz quando recebo a notícia de que a segunda agência reconhece o Brasil como ‘investment grade’”, disse esse Lula de sete anos atrás. “No fundo, estamos colhendo aquilo que foi plantado pelo povo brasileiro, e acho que isso demonstra que quem trabalha com seriedade e muita objetividade termina vencendo, conquistando seus objetivos.”

De resto, alguém precisa avisar ao companheiro Guimarães que, goste-se ou não delas, as agências de classificação de risco são tomadas a sério pela maioria dos investidores. Tem gente que tem medo de passar debaixo de escadas. E tem gente que tem horror de botar dinheiro em lugar governado por pessoas capazes de tudo ou incapazes de todo.

Opinião dos leitores

  1. O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER!
    Primeiro, alerta, O Brasil é um país infestado de espiões americanos, atentos a todos os movimentos que o País faz para ser mais independente. Segundo o Almirante da Marinha Brasileira, Othon, "os EUA não têm o menor interesse em que o Brasil seja autônomo em termos de defesa". E complementando, os EUA não tem interesse em que nenhum país do mundo seja autônomo a ponto de competir em igualdade de condições em qualquer área que seja: defesa, comércio, geopolítica, etc.
    A razão dos americanos para barrar o domínio brasileiro e de outros países do ciclo do PETRÓLEO e do urânio está ligada a interesses estratégicos.
    Para um país agressivo, como os EUA, basta pensar um pouco e sair da caixinha de isolamento e alienação, como disse o Almirante, é muito mais difícil invadir um país capaz de desenvolver um artefato nuclear de pequeno porte, que tenha auto suficiência em petróleo, que tenha grandes empresas transnacionais competindo por mercados no mundo, que ocupe uma posição geográfica privilegiada e que possua liderança entre os países da América Latina e aliança com China, Rússia, Índia e África do Sul. Por esta razão, um país que não tenha estas condições e uma tecnologia que os americanos dominam amplamente se torna muito mais fácil de subjugar.

    O ataque dos Estados Unidos na maior economia da América Latina é claramente dirigida para a Petrobras, empresas de grande porte e demais setores estratégicos que interferem no sistema de defesa brasileiro. E tudo isso com a ajuda de "CAPITÃES DE MATO" BRASILEIROS.
    ACORDEM!!!
    Estamos sendo invadidos com o nosso próprio consentimento, liderados por uma elite subjugada e subserviente aos interesses dos EUA.
    Blog do BG: http://blogdobg.com.br/page/2/#ixzz3hHfxSf8Y

  2. Esse é mais um pilastra petista. E esse mantra vai ser usado por eles, não é senadora ! Porque mantra petista é com ela mesmo.

  3. Diante da ameaça de rebaixamento da nota do Brasil, jornal de Otavio Frias diz que “combater esse cenário sombrio deveria ser um objetivo de todos os que se importam com o futuro nacional”; “ao expor suas razões, a S&P reconhece mudanças neste segundo mandato da petista, mas afirma que aumentaram as incertezas na política e na economia. Diminuí-las, portanto, é um imperativo”, afirma; ‘Já se sabe quão venenosa pode ser uma oposição que aposta no lema "quanto pior, melhor"’.

  4. Esse vive no mundo da lua. Ou pensa quadrado como se estivesse numa cela. Não entende de economia igual a chefe. Ou só pensa em benefício igual ao chefe.

  5. Forjafa pra eles que recebem milhões com facilidade. Mande esse desqualificado viver com o salário de um trabalhador brasileiro. Esse povo do PT só abre a boca pra falar merd…

  6. A petralhada militonta vai repetir mais esse mantra. E não adianta tentar explicar as consequências do rebaixamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caminhões com ajuda para o RS são multados por excesso de carga, mas ANTT diz que vai anular infrações

Seis caminhões foram multados levando doações para o Rio Grande do Sul. As notificações por excesso de carga ocorreram no posto de pesagem da BR-101 em Araranguá (SC).

O diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, garante que as autuações serão anuladas.

“Todos esses casos, foram seis, (os caminhões) seguiram suas viagens sem retenção na balança ao constatarmos que eram doações”, informa Vitale.

Nesta quarta-feira (8), uma portaria oficializou as medidas de fiscalização e regulação em apoio ao Rio Grande do Sul. A intenção é aumentar a agilidade sobre o acesso à ajuda humanitária para a população afetada no Estado.

Dentre algumas medidas, foi anunciado que os veículos de ajuda humanitária estarão dispensados de procedimentos de fiscalização nos Postos de Pesagem Veicular (PPV’s) em todas as rodovias federais concedidas.

Os veículos oficiais em atuação de ajuda, durante o período de calamidade pública no Rio Grande do Sul, também serão dispensados do pagamento da tarifa de pedágio nas rodovias federais concedidas. Já os demais veículos de carga passam pelo procedimento padrão.

98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

COTEMINAS: Justiça aceita pedido de recuperação judicial

Foto: Divulgação/Coteminas

A empresa do setor têxtil Coteminas anunciou nesta quarta-feira (8) que entrou em processo de recuperação judicial.

A companhia, que pertence ao empresário Josué Gomes da Silva, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), já vinha enfrentando problemas financeiros e operacionais.

“Desde o fim da pandemia, a companhia vem tendo seus negócios negativamente impactados pela combinação de fatores adversos que acarretaram dificuldades financeiras”, informou a Coteminas, em comunicado ao mercado.

No documento, a empresa também divulgou o trecho da decisão judicial que determinou a “suspensão de todas as ações e execuções” contra o grupo.

Na prática, com o processo de recuperação, as dívidas da companhia ficam congeladas por 180 dias, ao mesmo tempo em que sua operação é mantida. (entenda mais abaixo)

O pedido da empresa foi feito à Justiça em meio a uma disputa com o fundo FIP Ordenes, que alegou vencimento antecipado de debêntures (títulos de dívida) emitidas em 2022 pela Ammo Varejo, do grupo Coteminas.

No comunicado divulgado nesta quarta-feira, a Coteminas também informou que havia notificado o fundo Ordenes sobre a impossibilidade de executar as ações da Ammo.

“Neste contexto, com o objetivo de garantir a preservação das atividades empresariais e de ativos das companhias e suas controladas, que ficariam sujeitas a dano irreparável, as companhias informam que requereram recuperação judicial, em conjunto com outras empresas do grupo, e obtiveram deferimento de seus pedidos”, disse a Coteminas.

A companhia também afirmou que, com a concessão do pedido, “conseguirá a sua restruturação financeira e de todas as empresas do grupo”.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arena das Dunas divulga sua agenda de maio com 7 eventos, 3 jogos e 1 corrida

A Arena das Dunas traz no mês de maio uma diversificada programação musical, esportiva e corporativa, confirmando grandes eventos bastante esperados pelo público, com a “Maratona Internacional do Natal” e o projeto “Sorriso Maroto das antigas”. No futebol, recebeu dia 1º a grande partida pela Copa do Brasil entre América x Corinthians, com sucesso absoluto de público, e vai receber também partidas pelo Brasileirão.

Confira:

América x Corinthians-SP – Copa do Brasil
Data: 01 de maio| a partir das 20h
Local: Gramado Arena

Cola que é Zoeira – Pagode
Data: 04 de maio| a partir das 17h
Local: Pódio Sul

América x Atlético Cearense – Brasileirão Série D
Data: 05 de maio| a partir das 18h
Local: Gramado Arena

Projeta RN – Evento privado
Data: 07 de maio| a partir das 18h
Local: Auditório

Evento SIMM Soluções
Data: 10 de maio| a partir das 09h
Local: Auditório

Sambinha na Laje
Data: 11 de maio| a partir das 17h
Local: Pódio Sudoeste

Baile do DK
Data: 11 de maio| a partir das 21h
Local: Leste N3

Arraiá Samba da Raffe
Data: 18 de maio| a partir das 16h
Local: Pódio Norte

Maratona Internacional da Cidade do Natal
Data: 19 de maio| a partir das 06h
Local: Praça Oeste

América x Potiguar – Brasileirão Série D
Data: 19 de maio| a partir das 18h
Local: Gramado Arena

Sorriso Maroto “das antigas”
Data: 25 de maio| a partir das 20h
Local: Praça Externa

Mais informações no site www.arenadunas.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com placar apertado, Senado aprova texto-base de projeto que cria novo DPVAT com extra de R$ 15 bilhões no orçamento

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), o texto-base do projeto que retoma o seguro para vítimas de acidente de trânsito, conhecido como DPVAT.

Para a votação ser concluída, os senadores ainda precisam analisar os destaques, ou seja, sugestões de mudanças ao texto original. Esta etapa está em curso.

A proposta foi aprovada por 41 votos favoráveis e 28 contrários. Era necessário o apoio mínimo de 41 senadores. O quórum no momento da votação era de 72 parlamentares.

O texto enfrentou resistência entre os parlamentares. O maior motivo da falta de acordo para a proposta era uma modificação no atual modelo de arcabouço fiscal para permitir que o governo aumente os gastos em cerca de R$ 15,7 bilhões em 2024. O trecho foi considerado um “jabuti” – assunto estranho ao tema original da proposta.

Esse dispositivo chegou a ser votado separadamente pelos senadores para que fosse retirado do texto. O placar, porém, foi de 43 votos a 25 para manter o gasto extra no orçamento do governo.

Retomada

A retomada do DPVAT foi aprovada pela Câmara no início de abril. A cobrança havia sido extinta durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Desde 2021, o DPVAT estava usando o saldo remanescente dos últimos anos para se manter.

Neste ano, o governo informou que os recursos estavam acabando e sugeriu a retomada do programa.

Novo nome

Pelo texto aprovado pelo Congresso, o instrumento passará a se chamar Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT).

A ideia é que a contratação do novo modelo passe a ser obrigatória para todos os proprietários de carros e motos.

Segundo a proposta, a cobertura do seguro poderá abranger:

  • indenizações por morte;
  • invalidez permanente, total ou parcial;
  • e reembolso de despesas médicas.

Os valores, porém, não constam no projeto. A ideia é que eles sejam estabelecidos em regulamentação posterior.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

TRT-RN tem R$ 26 milhões para fazer acordos diretos em precatórios do Estado do Rio Grande do Norte

Foto: Reprodução

Mais de 1.500 pessoas estão na lista de credores de precatórios trabalhistas do Estado do Rio Grande do Norte. Juntos, eles perfazem uma dívida superior a R$ 231 milhões, porém, esse pagamento pode ser agilizado por meio do programa Acordo Direto.

O programa foi criado após o o acordo de cooperação firmado entre o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) e a Procuradoria Geral do Estado, que permite o pagamento imediato dos precatórios com deságio de 40% do valor atualizado do crédito.

“Nós vamos individualizar o precatório, atualizar o valor do crédito e aplicar o deságio considerando o valor individual por credor e autorizar o pagamento imediato de 60% do valor atualizado da dívida”, explica o juiz Hígor Sanches Marcelino, auxiliar da Coordenadoria de Precatórios e Requisitórios do TRT-RN.

Atualmente, o TRT-RN dispõe de R$ 26 milhões para fechar esses acordos diretos nos precatórios do Governo do Estado.

“Quanto mais cedo o interessado manifestar seu interesse, melhor. Nós já começamos a preparar essa nova lista e vamos pagar até quando o dinheiro der”, garante Higor Sanches.

Nessa nova lista de interessados pelo Acordo Direto não haverá credores preferenciais (portadores de doença grave, idosos e pessoas com deficiência).

“Nós abriremos uma nova lista com os interessados em fazer o Acordo Direto e os critérios são a ordem de inscrição, a cronologia do processo e a inscrição do precatório no orçamento do Estado”, detalha o juiz.

Os interessados têm até 14 de junho para manifestar seu interesse em conciliar seu precatório por meio do Acordo Direto.

Maiores informações podem ser obtidas pessoalmente na Coordenadoria de Precatórios do TRT-RN, na Av. Capitão-mor Gouveia, 3104 – Lagoa Nova ou pelo e-mail [email protected].

Em caso de dúvida, ligue (84) 4006-3083 | 4006-8082 | 4006-8084.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AGU aciona Pablo Marçal na Justiça por fake news sobre atuação de militares na catástrofe do RS

Foto: Reprodução

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou, nesta quarta-feira, uma ação judicial para ter o direito de resposta diante de publicações falsas feitas pelo influenciador Pablo Marçal, sobre as enchentes no Rio Grande do Sul.

O pedido ocorre após Marçal publicar vídeos afirmando que as Forças Armadas estariam inertes diante da calamidade pública. O influenciador também fez postagens citando que a Secretaria da Fazenda do RS estava barrando os caminhões de doação, impedindo a distribuição de comida e marmitas, o que é mentira. A ação foi proposta na Justiça Federal de Barueri (SP), devido ao local onde Marçal reside.

O órgão destaca que as fake news prejudicam o enfrentamento da crise, podendo, inclusive, desencorajar a entrega de donativos e prejudicar resgates.

Na petição, a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), vinculada à AGU, pede que a Justiça determine que o influenciador publique, em seus perfis no Instagram, TikTok e Facebook, uma resposta da União com informações sobre a atuação dos militares na calamidade.

A ação da AGU destaca que as Forças Armadas têm trabalhado desde o dia 1º de maio no resgate de pessoas, atendimentos médicos, transporte de equipes, materiais e arrecadação e entrega de donativos para a região. Somados, Exército, Marinha e Aeronáutica, a operação conta com um efetivo de quase 12 mil militares, além de 94 embarcações, 348 veículos, quatro aeronaves e 17 helicópteros. Essa é a maior operação conjunta já realizada na história militar brasileira.

A AGU aponta que o direito de resposta está previsto na Constituição Federal e é necessário para promover o esclarecimento do conteúdo e manter a integridade da informação em prol de toda a sociedade.

Na peça, a AGU destaca que Marçal dissemina, intencionalmente, a mentira de que um único empresário teria disponibilizado mais aeronaves do que a Força Aérea Brasileira (FAB) para as ações no RS. O órgão destaca que o influenciador digital tem grande alcance, com 8,4 milhões de seguidores só no Instagram.

“Não se questiona, portanto, a capilaridade nociva de que se reveste um vídeo com conteúdo de desinformação, especialmente se produzido por alguém a quem a sociedade reputa possuir uma maior confiabilidade, em razão da popularidade que possui”, diz a AGU em trecho da petição.

Na quarta-feira, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a Polícia Federal seria acionada para investigar mentiras sobre a catástrofe no Rio Grande do Sul. O inquérito para apurar o caso foi aberto hoje.

Fonte: O Globo

Opinião dos leitores

  1. Não é mentira.
    Pablo Marçal tem as imagens.
    Inclusive está nas redes sociais pra quem quiser vê.
    É só pesquisar.
    O marçal tem como provar facil que não é fake news.
    Podem pesquisar aí negada que vcs acham!!!!
    Absurdo o que fizeram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Base de Canoas recebe voos comerciais programados para Porto Alegre

Foto: Azul/ Divulgação

A Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, receberá parte dos voos comerciais que estavam programados para pousar ou decolar do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, alagado pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias.

Segundo a Aeronáutica, o objetivo da medida é “suprir a demanda decorrente do fechamento do” aeroporto da capital gaúcha e foi planejada com o Ministério de Portos e Aeroportos, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e companhias aéreas.

A primeira aeronave, da Azul Linhas Aéreas, pousou em Canoas às 15h10 desta quarta-feira (8), transportando 1,5 tonelada de mantimentos que a empresa arrecadou em mais de 500 postos de coleta, incluindo água, cobertores, absorventes, fralda e soro fisiológico. Em nota, a companhia afirma ter mais 251 toneladas de donativos prontos para serem enviados ao estado nos próximos dias.

Amanhã (9), outros voos da Força Aérea Brasileira (FAB) e de quatro empresas de aviação devem usar a Base Aérea de Canoas para descarregar mantimentos. Na terceira fase da operação, uma aeronave pousará na cidade transportando o primeiro grupo de passageiros.

De acordo com a Fraport Brasil, concessionária do Salgado Filho, não há previsão de quando as operações no aeroporto de Porto Alegre serão retomadas. “Para cumprir a legislação aeroportuária, foi emitido um Notam (comunicado sobre alterações e restrições temporárias que impactem as operações aéreas, do inglês Notice to Airman) com data final em 30 de maio”, informa a Fraport, em nota. O documento pode ser alterado a qualquer momento, acrescentou a concessionária, que pede aos que têm voos programados para entrar em contato com as companhias aéreas a fim de obter informações sobre como proceder.

Donativos

Em nota, a FAB também anunciou que vai lançar donativos e materiais essenciais, por via aérea, para a população de locais isolados pelas chuvas, que já mataram 100 pessoas em todo o estado.

“As missões buscam trazer mais agilidade no atendimento à população atingida, uma vez que as estradas encontram-se, quase na sua totalidade, obstruídas”, informou a Aeronáutica.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alerta de chuva faz Prefeitura de Porto Alegre pedir suspensão de resgates de vítimas

Prefeitura de Porto Alegre emitiu um alerta na tarde desta quarta-feira, 8, pedindo a voluntários que suspendam temporariamente as operações de resgate com barcos em razão do mau tempo.

A capital gaúcha e sua região metropolitana têm previsão de chuva de até 15 mm, com possibilidade de descargas elétricas e ventos acima de 80 km/h nas próximas horas. Segundo a prefeitura, tão logo o tempo permita, as atividades serão retomadas.

Vários bairros ainda estão tomados pela água, e moradores percorrem trechos de barco em busca de mantimentos. Cerca de 12 mil pessoas recebem acolhimento nos abrigos temporários montados na cidade.

O atual nível das águas do Lago Guaíba, que inundam as ruas de Porto Alegre, é de 5,11 metros, de acordo com medição feita pela Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira, 8. Embora tenha baixado 16 centímetros em 24 horas, o nível ainda está muito acima dos 3 metros da cota de inundação, quando as águas começam a causar danos à cidade. A cheia nunca foi tão grave – o recorde anterior, de 1941, era de 4,76 metros.

Diferentes bairros de Porto Alegre foram esvaziados em razão da enchente, e as autoridades pedem racionamento de água aos moradores. A indicação é que o consumo envolva apenas o essencial, já que as estações de tratamento que atendem o município estão funcionando com capacidade reduzida.

Afetados ainda pelo desabastecimento nos supermercados e falta de energia elétrica, moradores têm partido em massa para cidades menos atingidas pelo evento climático.

O Rio Grande do Sul vive o pior desastre climático de sua história. Em todo o Estado, o temporal já deixou ao menos 100 mortos, enquanto 128 pessoas estão desaparecidas. Cerca de 160 mil pessoas estão desalojadas e 66 mil recebem acolhimento em abrigos públicos.

De acordo com a agência MetSul, as enchentes ainda devem se agravar no sul do Estado, devido à cheia da Lagoa dos Patos, que recebe as águas do Guaíba e outros rios. “Todos os rios que desaguam na lagoa tiveram enchente recorde ou histórica”, diz o alerta.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Fátima diz que Natália Bonavides está preparada para prefeitura de Natal

Em entrevista ao programa “Jornal do Dia” desta quarta-feira (8), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT),
falou sobre a candidatura da deputada federal Natália Bonavides (PT), que vai disputar a Prefeitura do Natal: “Estou 100% focada na gestão”, destacando que a campanha ficará a cargo do partido. “Natália está preparada. Tem muita empatia e carisma. Foi a deputada federal mais votada, mas, sobretudo, acho que ela está muito preparada”, completou.

Fátima ainda falou sobre as obras nas estradas do RN, Pró-transporte, educação, sobre as eleições 2024 e o legado que pretende deixar para o Estado.

Fonte: TV Ponta Negra

Opinião dos leitores

  1. Muita cara de pau dessa Governadora.. se o povo tirar de lição a sua administração.. o PT não tem mais voto !! Tudo de ruim está acontecendo nesse desgoverno! PT nunca mais !

  2. Está tão preparada quanto ela para (des)governar, Fátima levou o RN para o fundo do poço e se Natália for eleita, Natal ficará pior que Carlos Eduardo deixou. O PT no poder institui como política de governo a corrupção e desastre nas contas públicas. Natália além disso vai instituir como política pública a invasão a propriedade privada. Será o caos.

    1. Moradores de Natal, Natália Bonavides foi bem treinada por Fátima Bezerra. Logo, ela será uma péssima e terrível prefeita e gestora pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

São João 2024: Prefeituras e produtores de eventos devem seguir prazos para pedidos de ligações temporárias de energia

Trabalhadores que irão montar estruturas de vendas em arraiais também devem solicitar ligação temporária à Neoenergia Cosern.

Foto: Cedida

Uma das épocas do ano mais aguardada pelos nordestinos está chegando: as festas juninas. E para a realização dos arraiais com segurança, a Neoenergia Cosern iniciou o envio de ofícios às Prefeituras Municipais e produtores de eventos em todo o Rio Grande do Norte chamando a atenção para o cumprimento dos prazos para pedidos de ligações provisórias de energia e reordenamento da rede elétrica para passagem de trios elétricos.

Nesse período do ano, muitos trabalhadores autônomos montam barraquinhas para vendas de comidas e roupas típicas, bebidas e produtos diversos. Para a montagem dessas estruturas, é necessário, na maioria dos casos, a realização de ligações temporárias de energia elétrica.

“Seguindo as normas de segurança, conseguimos mitigar os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica. É muito importante que as Prefeituras, os produtores de eventos e os autônomos respeitem os prazos e solicitem as ligações provisórias de maneira antecipada. Ressaltamos que as ligações clandestinas, também chamadas de ‘gatos’, são um risco para quem faz e para quem está ao redor. Nunca faça uma ligação clandestina e denuncie quem faz através do telefone 116”, afirma Givanildo Batista, gerente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern.

Regras

A Neoenergia Cosern executa ligações provisórias de energia elétrica para atender eventos e festividades com duração de até a 30 dias, tais como: eventos temporários, circos, parques de diversões, palanques, comícios, exposições, obras ou similares;

Para atendimento da ligação provisória, faz-se necessário realizar a solicitação com antecedência mínima de cinco dias úteis, sendo o atendimento condicionado à disponibilidade de energia e potência;

Não é permitido um período de ligação provisória superior a 30 dias. Caso a ligação ultrapasse esse prazo, o cliente será orientado a solicitar a conversão do fornecimento provisório em definitivo;

A ligação provisória é realizada com aplicação do equipamento de medição a qual, ao final do período, será realizado o ajuste do consumo a partir da leitura coletada em campo;

No momento do atendimento, o cliente irá receber a fatura caução (estimada) e a de serviço, contudo, quando houver a retirada do equipamento, a leitura será coletada em campo e gerada fatura final para encontro de contas. Neste caso, o cliente poderá ter resíduo de consumo a pagar ou a receber.

É responsabilidade do cliente dispor do seu padrão de entrada para instalação da medição.

Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *